DDS Atenção no Trabalho

Onde você está? Aqui.
Que horas são? Agora.
Quem é você? Este momento.

Essa frase, trecho do filme Poder além da vida, nos faz refletir sobre a importância de estarmos inteiros no aqui e agora. Frequentemente nos vemos dispersos, envoltos em inúmeros pensamentos, e perdemos o foco do que estamos fazendo. A nossa mente recebe inúmeros estímulos no decorrer do dia e isso faz com que seja cada vez mais desafiador ter uma atenção concentrada ou manter o foco. Acontece assim no trabalho, em casa, assistindo um filme, conversando com os amigos, em qualquer ocasião.

Pesquisas mostram que, em um dia, a pessoa tem algo entre 50 mil e 60 mil pensamentos. A principal questão é: como não deixar que nossos pensamentos interfiram em nosso trabalho? Como manter a atenção no trabalho, realizando nossas atividades de maneira consciente e reflexiva?

A atenção concentrada é a capacidade de, mesmo com todos os estímulos do ambiente, manter-se focado de acordo com o seu objetivo. O cérebro seleciona e foca apenas nos estímulos necessários para a realização de determinada tarefa, excluindo o que não é fundamental. No ambiente de trabalho essa habilidade é fundamental para a prevenção de acidentes, mas como desenvolvê-la? Como exercitar a reflexão no trabalho para obter bons resultados e trabalhar de maneira segura?

Primeiramente, tenha em mente que você é o principal responsável por sua segurança. É responsabilidade da empresa seguir as normas legais e prezar pela seguridade dos seus colaboradores, isso inclui elaborar o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), realizar os exames médicos ocupacionais, ter uma CIPA efetiva e atuante, fornecer os EPI’s, realizar ações de conscientização.

De maneira geral, as empresas reconhecem a importância da prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, porém a utilização dos equipamentos de proteção, treinamentos e informação adequada sozinhas não garantem a proteção do indivíduo. O principal cuidado é a atenção plena ao momento presente, que leva ao comportamento seguro. É comprovado que a causa de muitos acidentes é o comportamento negligente e imprudente.

Veja, algumas dicas que podem fazer a diferença:

  • Mantenha-se atento, fazendo o trabalho com consciência plena e sem pressa;
  • Trabalhe com cuidado e atenção;
  • Evite distrações no ambiente de trabalho: celular, músicas, conversas paralelas;
  • Seja prudente, calcule os riscos e não se exponha a eles;
  • Obedeça as normas e os procedimentos de segurança;
  • Trabalhe com foco na segurança;
  • Não cometa atos inseguros;
  • Não negligencie os equipamentos de proteção. Use-os de maneira correta;
  • Não realize trabalho para o qual você não foi treinado;
  • Confira se as ferramentas necessárias estão disponíveis e em bom estado;
  • Comunique ao seu supervisor quaisquer alterações em sua saúde (mal estar, dores, etc).

Muitas vezes nos vemos trabalhando no piloto automático. Não refletimos no que está sendo feito. É nesse momento que surge a necessidade da atenção plena.

Para ser eficaz, a atenção plena requer um engajamento concreto. Da mesma maneira, a reflexão no trabalho requer prática. Exige persistência e disciplina. Ter atenção plena significa estar presente neste momento como ele é. Não estamos imunes a preocupações, distrações, problemas pessoais, anseios, ansiedade e tantos outros problemas. No entanto, lembre-se sempre: uma mente divagando pode criar uma condição insegura, consequentemente pode causar um acidente, tornando-se assim mais um problema para ser resolvido.

» Leia também: DDS Motivacional – Você é maior que seus problemas.

Sua vida vale muito. Não deixe uma mente distraída seja causa de acidentes. Lembre-se de estar presente no aqui e agora. Reflita:

  • O que estou fazendo?
  • Como estou fazendo?
  • Estou em condições físicas e psicológicas adequadas para realizar o trabalho?
  • Esse é o meu momento de trabalho. É a minha oportunidade de fazer o meu melhor. Alguém depende do meu trabalho, então o farei bem feito.

E, acima de tudo, reflita sempre: você é importante, sua vida vale muito, há alguém em casa à sua espera. Que sua segurança seja sempre sua prioridade.

Compartilhe o texto:

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais