DDS Reflexão no Trabalho

O tema segurança e saúde no trabalho teve significativos avanços ao longo do tempo. No Brasil há legislação consolidada sobre esse assunto, seguida por fiscalizações e campanhas de conscientização, cujo objetivo é instituir locais de trabalho seguros, reduzir índices de acidentes, ou seja, preservar a saúde e a segurança dos trabalhadores.

Assim, as empresas e instituições em geral se empenham em cumprir as normas, oferecendo ambientes laborais seguros, com todas as medidas e equipamentos de proteção.

No entanto, mesmo em ambientes seguros, com trabalhadores utilizando equipamentos de proteção individual, atendendo aos requisitos das normas regulamentadoras, ainda ocorrem acidentes de trabalho. Por que? A causa reside, em muitas das vezes, devido à imprudência ou negligência do trabalhador.

Os problemas particulares, as conversas e brincadeiras, a atenção ao celular, levam o trabalhador a perder a concentração e consequentemente, incorrer em atos e condições inseguras.

Por isso é importantíssimo a reflexão no trabalho. Reflexão no sentido de agir conscientemente, de não deixar os pensamentos sobre os problemas interferirem no trabalho, de não se envolver em conversas desnecessárias quando estiver na execução do serviço ou atividade.

A reflexão no trabalho envolve ter foco na atividade, executando-a corretamente e evitando erros. Além disso, envolve também verificar as condições do ambiente, analisando riscos e agindo para evitá-los. No ambiente de trabalho não se deve agir de forma automática em nenhuma circunstância.

» Leia também: DDS Reflexão de Vida.

Prejuízos da falta de reflexão no trabalho

A desatenção pode acarretar em prejuízos no trabalho. Entre eles, podemos destacar:

  • Má execução da tarefa e retrabalhos desnecessários;
  • Exposição aos riscos, ficando suscetível a acidentes e doenças ocupacionais;
  • Queda na produtividade;
  • O trabalho em equipe fica comprometido;
  • Redução da produção e atraso nas entregas;
  • Comprometimento da qualidade do produto ou serviço.

Além disso, pode ocorrer gastos com rotatividade, o clima organizacional será atingido, assim como a cultura de segurança poderá ser prejudicada.

Como colocar em prática a reflexão no trabalho?

Somos humanos, pensamos, nos distraímos. É normal ficarmos desatentos, preocupados, afetados com os problemas diários. Porém, algumas dicas podem ser úteis:

  • Mantenha-se hidratado, isso ajuda nas funções cerebrais, aumentando a capacidade de atenção;
  • Durma bem. O sono adequado ajuda na concentração;
  • Cuide da alimentação;
  • Busque realização no trabalho, goste do que faz;
  • Organize-se, liste as tarefas, estabeleça prioridades;
  • Evite conversas e brincadeiras durante o horário de trabalho;
  • Caso perceba sinais de ansiedade, depressão ou outros problemas psíquicos, busque ajuda profissional.

Para manter o foco e a reflexão no trabalho é fundamental evitar distrações e “ladrões” de atenção, como as redes sociais, as mensagens, as ligações e até mesmo músicas. De igual modo, é essencial fazer pausas, evitando desgaste físico e psicológico.

Se possível, tire alguns minutos para tomar um café. E lembre-se sempre que sua segurança depende de você. Você é responsável, juntamente com a empresa, pelo trabalho seguro.

Compartilhe o texto:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais