Como conseguir o PPP de empresa falida

Saiba no texto de hoje, como conseguir PPP de empresa falida.

O PPP é um documento imprescindível para requerer benefícios previdenciários como a aposentadoria especial. O que fazer quando o empregado procura a empresa para emissão do documento e descobre que ela faliu?

O que é PPP?

PPP é a sigla para Perfil Profissiográfico Previdenciário, um documento que contém todo o histórico do empregado dentro da empresa, com informações detalhadas sobre suas atividades e as funções exercidas, especialmente as referentes à saúde e segurança do trabalhador.

Desde 2010, toda empresa é obrigada a emitir PPP, mesmo que não haja exposição de seus funcionários a agentes prejudiciais à saúde ou integridade física.

Quando requerer o PPP?

O PPP deve ser entregue ao trabalhador mediante recibo sempre que este o requerer para fins de reconhecimento de períodos laborados em condições especiais e também no momento da rescisão do contrato de trabalho.

Tanto a cópia do PPP quanto o comprovante de entrega ao trabalhador devem ser mantidos no arquivo da empresa por 20 anos.

⇒ Leia também: Quem pode emitir o PPP?.

Como conseguir PPP de empresa falida?

Não é raro que o empregado só tome conhecimento da necessidade de apresentar PPP (ou outros formulários antigos) por ocasião de sua aposentadoria e então descubra que a empresa fechou as portas há algum tempo. No entanto, há alguns caminhos para conseguir o documento.

Algumas empresas continuam mantendo um endereço para lidar com pendências administrativas e burocráticas; é possível levantá-lo através de uma pesquisa na internet ou de informações obtidas com ex-colegas de trabalho.

Outra alternativa é dirigir-se ao Fórum da cidade onde funcionava a sede e fazer uma consulta pública para descobrir se existe processo de falência em nome da empresa, pois o síndico ou administrador da massa falida também tem legitimidade para emitir o PPP.

Localizado o síndico, ele pode simplesmente emitir o documento de forma amigável. Caso se recuse, cabe ação trabalhista contra a massa falida para que esta entregue o PPP, mesmo que já tenham se passado mais de dois anos do fim do contrato de trabalho.

Por fim, se nenhuma dessas tentativas der resultado e a empresa estiver legalmente extinta, o segurado pode solicitar justificação administrativa nos termos do artigo 161, §4º da Instrução Normativa 118/2005 do INSS. Nesse caso, o segurado fica dispensado da apresentação do formulário, bastando a carteira de trabalho com anotação da atividade e testemunhas da atividade exercida, se ainda existirem.

Compartilhe o texto:

33 Comentários

  1. O QUE É NECESSÁRIO PARA O TRABALHADOR QUE SE ACIDENTOU RECEBER O AUXILIO ACIDENTE, SENDO QUE O MESMO JÁ FOI SUBMETIDO A CIRURGIA POR SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO BILATERAL , E OS EXAMES DE ELETRONEUROMIOGRAFIA CONSTA QUE O TRABALHADOR FICOU COM LESÃO EM AMBAS AS MÃOS, ALÉM DE SOFRER POR CERVICALGIA E LOMBALGIA , TENDINOPATIA EM OMBROS, DOR MIOFACIAL E FIBROMIALGIA , JÁ TER REALIZADO A REABILITAÇÃO PROFISSIONAL E RETORNANDO A EMPRESA TENDO A ESTABILIDADE PROVISÓRIA POR 12 MESES, O QUE PRECISA PARA RECER O AUXILIO ACIDENTE ?
    dESDE JÁ QUERO PARABENIZAR A TODOS PELO EXCELENTE TRABALHO ! ABRAÇÃO Á TODOS !

    1. Como eu poso conseguir um engenheiro do trabalho para elabora o PPP pois preciso para fim de aposentadoria a minha firma fechou as portas mas não decretou falência já estive no fórum mas não resolvi nado

  2. Boa noite tenho 50 anos contribui a 32 com a previdência sendo desse 32 anos 16,anos e 7 meses foram indústria química tintas e vernizes trabalhei nessa empresa de 1989 a 2005.tenho direito aposentadoria especial será que vou pegar o fator previdenciario. Não tenho ppp mais consta na carteira de trabalho 30 % de insalubridade. Agradeço desde já aguardo resposta.

    1. Boa noite, no seu caso o fator previdenciário lhe alcançará, porque o tempo especial, se provado, será convertido em comum para alcançar 35 anos. Entretanto, se a soma da idade com o tempo for igual a 85 pontos de mulher ou 95 se Homem não incidirá fator. Outra hipótese é quem trabalhou 25 anos sob condições especiais.

  3. Olá…
    Trabalhei em uma empresa por 11 anos. Estou precisando do laudo PPP para dr entrada na aposentadoria, esta empresa decretou falência, sei onde o proprietário mora já entrei em com ele mas o mesmo se recusa a assinar o laudo. Como devo proceder?

  4. Boa tarde,
    Gostaria de esclarecimentos referente ao documento PPP, sempre trabalhei na área hospitalar, em diversos setores, gostaria de obter esta documentação, porém uma dessas empresas faliu, existe a possibilidade? Para empresas que estão ativas no mercado, podemos solicitar em qualquer momento, independente do período trabalhado? Tenho 28 anos de contribuição e 46 anos de idade, se conseguir o PPP e diminuir pelo menos 1 ano já consigo dar entrada na aposentadoria?

  5. boa tarde eu trabalhei numa empresa de pintura mas na epoca nao pegue o PPP a empresa faliu onde eu consigo
    pega esse ppp existe um lugar que eu posso pegar eu sou de minas gerais

  6. gostaria de saber de o PPP serve como prova para a contagem de tempo de serviço, sendo que a funçao exercida nao era especial nem exposto a agentes nocivos,era exercida em escritorio, nao tenho mais minha carteira profissional, como comprovante tenho somente um extrato do fgts da caixa mais nao consta os depositos mes a mes como e exigido pelo inss.

  7. A empresa que eu trabalhei á quase 20 anos atrás não deu baixa na minha carteira e gostaria de saber qual o procedimento pois é em Copacabana é muito longe e nem sei se ela ainda existe como faço?

  8. Boa tarde!
    Trabalhei em uma empresa de laboratório fotográfico como vendedor, mas la fazia de tudo tanto vendas como revelador e manuseava produtos químicos. sera que consigo o PPP com esses agentes, Já que minha carteira era assinada como vendedor?

    Desde já agradeço.

    Att: Elton.

  9. Eu preciso de entrar em contato com três empresas falidas é uma ativa e não consigo pois preciso do pop…para fins previdenciários como fazer obg…Carlos

  10. O restaurante fque eu trabalhava ha 8 meses fecho os dono foi em bora não mim pago os meses so tirei fgts tem como o onde eu recebe os 8 meses

  11. A emepresa me fornceceu o PPP, mas já está fechada a anos, e o reponsavel por assinar desapareceu, como faço para que alguem assine o PPP

  12. Olá, por favor gostaria de uma orientação, desde já eu agradeço…. Olha eu trabalhei em uma empresa de segurança terceirizada como vigilante de 2002 a 2007, sendo que a mesma já fechou, eu preciso pegar o PPP não existe massa falida desta empresa, eu lhe pergunto posso pegar o PPP em cindicato da categoria??

  13. Como faço tentei me aposentar por idade, só que como minha carteira foi roubada o registro da nova com todos os comprovantes é posterior a minha saída , o INSS não aceitou preciso de ajuda

  14. Eu perdi uma carteira de trabalho e duas empresas que trabalhei não consta no INSS, na consultei o CNIS e também o cajed, também não aparece, as duas empresas já encerraram suas atividades.
    Como devo proceder para incluir esses períodos no INSS para fins de aposentadoria?

  15. boa tarde eu trabalhei em uma empresa textil em são roque sp, de 93 a 95 preciso de ppp mas ela fechou, como faço para provar que a função era salubre para a posentar?

  16. Boa noite! Trabalhei em empresa aérea durante 17 anos, todo o tempo em pista de aeroporto. Na época, a nossa diretoria mudou para, Diretoria de Trafégo e Vendas, na ocasião passei por duas promoções na função e colocaram como agente de atendimento e vendas e depois como supervisor de vendas, (só que nunca fui de loja de vendas). Recebi o PPP e metade consta operacional, metade vendas. Pedi correção a Massa Falida, pois a empresa faliu, mas, a alegação é de que nada podem fazer. Estou prejudicado, pois preciso do tempo especial para minha aposentadoria. O Que fazer? Por gentileza, respondam no meu email. Grato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais