EPI para Soldador

O soldador está exposto a diversos riscos, dos quais o uso de Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) não são suficientes para garantir a segurança e eficácia do trabalhador, necessitando assim, inserir alguns equipamentos ou de Equipamentos de Proteção Individual.

Equipamentos de Proteção Individual – EPI para Soldador

A seguir, uma lista dos principais EPIs utilizados e para quais tipos de solda eles se aplicam:

Máscara de Proteção para Fumos

Como o processo de soldagem se dá pela fusão dos materiais, é comum a liberação de gases, derivados da fusão de revestimentos (tintas, óleos, recobrimento galvânico, partes cromadas e niqueladas) e elementos de ligas, contudo, esses gases podem apresentar níveis de toxidade significativos, que podem causar desde irritações nas vias respiratórias e nos olhos, causando oftalmia elétrica, até outras doenças, como manganismo (intoxicação por manganês), fluorose (causada principalmente pelo fluoreto de cácio), intoxicação por óxido de zircônio, além de disfunções sobre o sistema nervoso, causado pelo manganês, alumínio, cobre, chumbo e outros.

O uso da máscara é essencial para qualquer tipo de solda, pois solda a gás, principalmente aquelas que utilizam cilindros de oxigênio, destacando oxi-acetileno, apresentam quantidade de óxidos voláteis consideráveis. Já a solda de arco elétrico, que são as mais comuns, como eletrodo revestido, MIG-MAG, TIG, Arame Tubular e Arco submerso, e a solda por resistência elétrica (usada na eletrônica), além do problema com gases, pode ocorrer respingos.

⇒ Leia também: DDS – Solda TIG e MIG.

Mascaras de Solda

Este equipamento deve ser usado principalmente em soldas que emitem radiação, como a MIG, TIG e Eletrodo Revestido. Este equipamento cobre o rosto completamente por um material leve como plástico ou fibra de vidro e um visor composto por um conjunto de lentes translucidas protetores e lentes escuras neutralizador. Algumas apresentam lente de auto-escurescimento, no lugar dos vidros protetores.

Aventais, Mangas e Casacas

São utilizados para proteger principalmente o peito de respingos e ambos desprovidos de bolsos. Geralmente a casaca protege tronco e braços, já o avental peito e parte das pernas, em alguns casos, há mangas, que protegem os braços também, mas é comum encontrar soldadores que utilizam o avental junto com o conjunto de mangas.

Utiliza-se mais aventais e casacas de couro nas soldas por arco elétrico, principalmente MIG, eletrodo revestido e TIG.

Luvas de cano alto

Protege as mãos de eventuais queimaduras e possíveis choques, cortes pela presença de cantos vivos ou propriedades do material, além das descargas elétricas presentes nas soldas de arco elétrico (como MIG-MAG, TIG, Eletrodo Revestido). Existem dois modelos principais, o de vaqueta maleável e o de raspas de couro com reforço nas palmas das mãos mais resistente usadas para trabalhos maiores.

Tocas de Algodão e Óculos de Proteção

As toucas de algodão protegem cabeça, orelhas e pescoço de respingos que ocorrem com frequência nas soldas MIG-MAG e eletrodo revestido. Já os óculos de proteção incolor devem ser usado mesmo por baixo da máscara de solda, pois respingos podem se projetar por baixo da máscara e atingir o rosto e olhos do soldador.

Botas de Segurança – Bico de Aço

Ao manusear peças grandes ou a presença de peças no piso criam risco de acidente iminentemente.

Protetor Auricular

O protetor auricular deve ser usado sempre que há ruído em excesso (acima de 80 decibéis) ou do tipo concha ou do tipo plug.

Compartilhe o texto:

5 Comentários

  1. Faltou citar perneiras de coro pois muitas das empresas que trabalhei fornecem sapato tipo tênis que permite que os respingo caíam dentro do sapato

  2. olá bom dia! eu acrescentaria mais uma mascara pff2 com carvão ativado…

    porém a dica de vcs é ótima!

    Parabéns ao blog

  3. Desculpe mas a touca não teria que ser ante chama pois algodão poderia a pegar fogo com as faiscas dependendo da amperagem a fagulha e “grande”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais