Modelo de APR – Análise Preliminar de Risco

É comum estudantes e profissionais recém-formados no âmbito da Segurança e Saúde do Trabalho – SST procurarem por determinados modelos de documentos da área na internet. Por isso, disponibilizaremos a seguir alguns modelos de APR. Confira o texto!

Primeiramente, a sigla APR significa Análise Preliminar de Risco, que consiste em uma análise inicial dos riscos existentes ou que venham a existir em uma determinada atividade, área, estudo e/ou sistema, etc. Para saber mais sobre a APR, por favor, acesse: O que é APR – Análise Preliminar de Risco?

Objetivos da APR

Entre os principais objetivos da APR, podemos destacar:

  • Detectar os riscos;
  • Estabelecer o trabalho de maneira planejada e segura;
  • Informar e orientar os trabalhadores sobre os riscos existentes na execução do trabalho;
  • Organizar a execução da atividade;
  • Estabelecer os procedimentos seguros, proporcionando a prevenção dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais.

É importante destacar que a Análise Preliminar de RiscoAPR deve ser sempre desenvolvida e colocada ao conhecimento dos funcionários envolvidos, antes da execução de qualquer atividade, seja ela realizada pela própria empresa ou por empresas terceirizadas.

O SESMT e o(s) supervisor(es), bem como todos os trabalhadores envolvidos, devem fiscalizar e garantir que os procedimentos da Análise Preliminar de Risco – APR sejam efetivamente aplicados.

⇒ Veja também: Como fazer uma APR – Passo a Passo.

Os trabalhadores em geral, devem estar cientes dos riscos existentes, das instruções de segurança e capacitados para a realização da atividade.

Modelo de APR

Conforme prometido, segue abaixo alguns modelos de APR:

É importante ressaltar, que a APRAnálise Preliminar de Risco deve ser documentada e recolhido a assinatura de todos os trabalhadores envolvidos na realização da atividade.

Compartilhe o texto:

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais