Como fazer uma APR – Passo a Passo

Antes de abordamos como fazer uma APR é importante destacarmos o significado da sigla APR. Dessa forma, a sigla APR significa Análise Preliminar de Risco e trata-se do estudo antecipado dos possíveis riscos presentes na realização de uma determinada atividade laboral.

Basicamente, a Análise Preliminar de Risco – APR consiste na análise inicial dos presentes riscos existentes ou que venham a existir em uma determinada atividade, área, estudo e/ou sistema, etc.

Como fazer uma APR – Passo a Passo

  • 1º Passo – Conhecer a área de trabalho e as atividades que serão executadas durante a realização do determinado trabalho.
  • 2º Passo Realizar entrevistas com os supervisores ou encarregados responsáveis pela coordenação e desenvolvimento do trabalho, visando o entendimento das atividades e dos procedimentos a serem realizados durante a execução do trabalho.

Recomenda-se também, entrevistar os funcionários que irão executar as atividades, com o objetivo de comparar as informações apuradas e eliminar as possíveis dúvidas acerca do trabalho.

  • 3º Passo – Ao realizar as entrevistas citadas no2º Passo de Como fazer uma APR, anote detalhadamente cada etapa do trabalho, passo a passo, desde o início até a plena conclusão.

Geralmente, utiliza-se para realizar essas anotações um caderno ou agenda, no entanto, é recomendável que se utilize um Modelo de Planejamento de APR, disponível para download no link abaixo:

⇒ Download – Modelo de Planejamento de APR.

O modelo de planejamento de APR trata-se de um documento utilizado especificamente para o detalhamento do trabalho a ser realizado, sendo uma forma organizada e segura acerca das informações prestadas pelos funcionários envolvidos.

Ebook GRO e PGR

  • 4º Passo – Após a coleta e analise de todas essas informações, partiremos para a elaboração da APR. Sendo assim, adote algum modelo de APR abaixo, para a confecção da sua própria APR (Análise Preliminar de Risco).

Download – Modelo de APR (Análise Preliminar de Riscos) – Formato Excel
Download – Modelo de APR (Análise Preliminar de Riscos) – Formato Excel

⇒ Veja também: Modelos de APR para Trabalho em Altura.

  • 5º Passo – Agora analisaremos os riscos e as consequências de cada etapa do trabalho. Assim como, as ações de controle dos riscos identificados e os procedimentos de segurança.
  • 6º Passo – Antes da aprovação e implantação da APR é importante realizar uma revisão geral do conteúdo com os supervisores ou encarregados, buscando averiguar as informações descritas, assim como, a melhoria da APR.
  • 7º Passo Assegurar que todos os funcionários envolvidos tenham o pleno conhecimento do conteúdo da APR e que recebam as devidas, orientações e treinamentos, referentes à Análise Preliminar de Risco – APR. Lembrando, que a APR deve ser documentada e conter a assinatura de todos os envolvidos no trabalho.

Além disso, é importante sempre fiscalizar o trabalho para a garantia do absoluto cumprimento da APR. Lembrando, que em caso de alguma alteração na execução das atividades no trabalho, deve-se também atualizar a APR.

Compartilhar o texto:

14 Comentários

    1. Olá, boa noite!
      Para você trabalhar como TST numa instituição de saúde é preciso buscar informações nas normas que são preditivas em todos os processos produtivos, essencialmente NRs 01,02, 03, 04, 05, 06, 07, 09, 15, 24, 28 e primordialmente a 32 que trata da Segurança e Saúde nos Serviços de Saúde. Nunca deixe de passear seus olhos nessas Instruções normativas, sob pena de responsabilidade.
      Acredito que você terá bastante êxito se seguir tais passos.
      Boa prática TST!!!! Vá em frente!!!

      Jordão Souza
      Enfermeiro do Trabalho
      Técnico em Segurança do Trabalho
      Professor em curso TST.

  1. Como preencher uma APR de um trabalho em uma fazenda de um trator que vai fazer a coleta e o transporte em uma coleta de laranja, sendo que um trabalhador rural retirara as laranjas do laranjal e jogara na pá do trator, onde o mesmo a transportara. Estou com a planilha do site mais não estou sabendo como começar a preencher os dados, pois é a preimeira vez que preencho para trabalho da escola Tecnica de Segurança.

    1. Seria essencial que fosse preenchido por uma equipe multidisciplinar, constando o técnico em segurança do trabalho ou engenheiro que dará instruções sobre a parte de segurança, o gestor ou supervisor, e um dos funcionários que irá realizar tal atividade. Assim a mesma será preenchida corretamente com todos os campos exigidos.

    1. Acredito que influencie totalmente, porque a maneira como a empresa age, as culturas, as regras, as politicas da empresa são o quedão direção a mesma, entao se nao houver controle com relação a isso fica mais provavel que ocorram acidentes no trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis + vinte =