APR NR-10: Modelo Pronto para Baixar!

Confira alguns modelos de Análise Preliminar de Risco (APR), referentes a Norma Regulamentadora nº 10 (Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade).

O que é a NR-10?

É uma norma regulamentadora emitida pelo Ministério do Trabalho e Previdência, que estabelece as condições mínimas para implementação de medidas de controle de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade.

Conforme estabelece o subitem 10.1.2 da NR-10, esta NR se aplica às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades, observando-se as normas técnicas oficiais estabelecidas pelos órgãos competentes e, na ausência ou omissão destas, as normas internacionais cabíveis.

A norma estabelece as medidas preventivas de controle do risco elétrico e de outros riscos adicionais, a serem adotadas em todas as intervenções em instalações elétricas, de forma a garantir a segurança e a saúde no trabalho.

Para que serve a NR-10?

A NR-10 serve para garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam e instalações elétricas e serviços com eletricidade, mantendo um ambiente de trabalho mais seguro e saudável.

O que abrange a NR-10?

Como vimos antes, a NR 10 abrange as fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades.

As principais disposições da referida norma são as medidas de segurança e controle, que incluem documentação, treinamento, instalações e serviços com eletricidade, permitindo uma maior efetividade no gerenciamento do risco elétrico e demais riscos envolvidos.

Modelo de APR NR-10 (Em Branco e Preenchida)

A NR-10 orienta que antes de iniciar as atividades que envolvam eletricidade deve-se realizar uma avaliação prévia, mediante técnicas de análise de risco, de forma a garantir a segurança e a saúde do trabalhador.

Dessa forma, disponibilizaremos a seguir alguns modelos de APR, visando auxiliá-lo no entendimento e na elaboração de sua própria análise preliminar de risco.

» Acesse: Modelos de APR NR-10.

Compartilhar o texto:

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

vinte − 16 =

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais