A importância da SIPAT para a Empresa e para o Trabalhador

Hoje, abordaremos sobre a importância da SIPAT para a empresa e para o trabalhador. Confira o texto!

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) é um evento direcionado à segurança e à saúde do trabalhador. Sendo promovido, anualmente, pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) em conjunto com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT).

Basicamente, a SIPAT tem como objetivo promover a conscientização dos empregados e empregadores sobre a prevenção dos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

É comum durante a SIPAT acontecer ações como palestras, dinâmicas, treinamentos, sorteios de brindes, entre outros. Em relação aos temas mais abordados durante a SIPAT, podemos destacar: o tabagismo, alcoolismo, HIV/AIDS, LER/DORT, o combate e a prevenção de incêndios, primeiros socorros, relacionamento interpessoal no trabalho, ergonomia, a utilização dos EPI’s, etc.

Qual a importância da SIPAT para a empresa?

A importância da SIPAT para a empresa consiste na avaliação, prevenção e solução dos problemas relacionados à Segurança e Saúde do Trabalho (SST). A empresa que se dedica à saúde e segurança dos seus funcionários se desenvolve cada vez mais.

No entanto, infelizmente, ainda há muitas empresas que promovem a SIPAT de forma superficial apenas com o intuito de cumprir o disposto na Norma Regulamentadora nº 05 (NR-05), bem como instituir uma imagem positiva da empresa perante à sociedade em geral.

A importância da SIPAT para a empresa inclui diversos benefícios. Entre eles, podemos citar:

  • Redução dos riscos de acidentes;
  • Redução de gastos com afastamentos;
  • Redução de gastos com absenteísmo e rotatividade;
  • Aumento da produtividade;
  • Melhora das relações entre trabalhadores e chefia;
  • Aumento da adesão às medidas preventivas;
  • Estimula o bem estar e a qualidade de vida no trabalho.

⇒ Leia também: Como Organizar uma SIPAT – Passo a Passo.

Qual a importância da SIPAT para o trabalhador?

A SIPAT fundamenta-se na prevenção dos problemas relacionados à segurança e saúde do trabalho.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a saúde consiste no completo bem-estar físico, mental e social. Baseado nisso, podemos refletir sobre a importância da SIPAT para o trabalhador.

Portanto, a SIPAT visa fornecer informações, orientações e desenvolver uma conscientização, que talvez sozinho os trabalhadores não apresentem ou possam desenvolver. Muitos problemas de saúde, incluindo os acidentes de trabalho, são ocasionados pela falta de informação e pela falta consciência sobre os riscos, bem como do que pode ser feito para evitá-los.

A Importância da SIPAT na Segurança do Trabalho

Vimos que o objetivo básico da SIPAT é promover à segurança e saúde no trabalho, através da orientação, conscientização e consequentemente, a prevenção dos acidentes e doenças ocupacionais.

Por isso, a grandiosa importância da SIPAT no que tange a segurança e saúde do trabalho, pois suas ações são capazes de trazer resultados muito gratificantes, tanto para empresa como para o trabalhador.

Além disso, favorece a redução do índice nacional de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, o que beneficia a sociedade, as empresas e o país em geral.

Compartilhe o texto:

3 Comentários

  1. Eu considero a SIPAT como um dos principais eventos para a área. É uma oportunidade única de trazer profissionais de fora e reforçar todas as campanhas que a empresa já faz ao longo do ano.

  2. Quer agregar valor em sua SIPAT?

    Realizamos CAMPANHAS SAÚDE DA VISÃO
    Com Exame de Vista gratuito, oferta de armações e Óculos de Proteção (de grau e sobrepor).
    Excelente oportunidade para aferir sua melhor ferramenta: seus olhos.

    Prevenção de acidentes não é questão de ponto de vista, é de visão!

  3. A Sipat e muito importante para que os funcionários de uma empresa saiba como se portar, e estarem cientes da utilização e o manuseio dos EPIs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais