O ambiente de trabalho é sempre composto por capitais humanos, ou seja, por pessoas com diferentes características, hábitos, modo de pensar e agir, cultura, enfim, a partir disso devemos pensar na relação que há entre estas pessoas e como isto pode afetar positiva e negativamente o trabalho.
Independente das diversidades, é preciso primordialmente que haja respeito mútuo, pois de forma contrária o trabalho como um todo é prejudicado, o que causa consequências em diversos níveis, isto é, prejuízo para a empresa, para a clientela e para os próprios funcionários.
É por isso que devemos discutir a importância do relacionamento interpessoal no trabalho.
Índice
O que é relacionamento interpessoal no trabalho?
Entende-se por relacionamento interpessoal todas as formas de comunicação, contato, resposta e correspondência que existe entre duas ou mais pessoas. Esta relação ocorre em qualquer meio onde haja presença humana, inclusive o meio laboral.
Diante disso, entendemos que o relacionamento interpessoal no trabalho é toda relação que há entre funcionários, entre funcionário e chefe, entre funcionário e cliente e assim por diante.
O relacionamento saudável entre as pessoas no ambiente de trabalho deve ser baseado nos seguintes itens:
- cordialidade;
- respeito incondicional;
- gentileza;
- solidariedade;
- boa comunicação;
- integração;
- ética;
- educação.
Problemas de relacionamento interpessoal no trabalho
Seres humanos são seres sociais e emocionais, não é possível distanciar-se disso em nenhuma hipótese, nem mesmo no contexto do trabalho. Por isso, é importante considerar que podem haver problemas no relacionamento interpessoal no trabalho decorrente de conflitos emocionais ou sociais.
Os principais conflitos que afetam o trabalho são:
- Percepção de injustiça;
- Bullying;
- Competitividade;
- Desrespeito;
- Incompatibilidade;
- Intrigas/fofoca.
Como os problemas de relacionamento afetam o trabalho
Sabendo que as pessoas são os principais capitais de uma empresa, quando há um problema de relacionamento interpessoal, é inevitável que a empresa sinta os efeitos.
Problemas interpessoais desencadeiam queda de produtividade, quebra na coesão do trabalho em equipe, falta de solidariedade e companheirismo, bem como efeitos mais intensos como absenteísmo, estresse, depressão, ansiedade e até mesmo desligamentos.
Com isso, tanto os funcionários como a própria empresa são prejudicados. A empresa sente na economia devido à queda da produtividade e da queda na qualidade de vida dos funcionários, tende a perceber aumento nos gastos com saúde e recontratações, além disso, a imagem da empresa também pode ser prejudicada diante o mercado e o público.
Prejuízos dos problemas interpessoais para o trabalhador
O ambiente de trabalho é onde as pessoas passam a maior parte do dia, por isso, as situações relacionadas ao trabalho possuem grande força nas emoções da pessoa, mesmo quando ela se encontra em outros ambientes.
Isto é, os conflitos e problemas emocionais provenientes do ambiente de trabalho podem afetar outras áreas da vida do trabalhador, como a família, a socialização, a saúde, a vida financeira, etc.
Diante disso, os relacionamentos interpessoais no trabalho devem ser foco de cuidado para que haja qualidade de vida dentro e fora do trabalho.
Como evitar conflitos interpessoais
É possível que a empresa aplique estratégias para evitar conflitos entre os funcionários, é preciso que os gestores tenham este objetivo como um investimento na qualidade de vida no trabalho. Confira abaixo atitudes que a empresa pode incluir na cultura organizacional para contribuir com o bom relacionamento interpessoal no trabalho:
- Realizar dinâmicas de grupo;
- Realizar confraternizações;
- Investir em treinamento de equipe;
- Valorizar o trabalho em equipe;
- Promover palestras;
- Mediar conflitos;
- Investir na liderança;
- Realizar recrutamento e seleção com alta qualidade;
- Investir na segurança e saúde do trabalho;
- Realizar pesquisa de clima periodicamente.
Além disso, cada funcionário pode fazer sua parte se conscientizando sobre a importância do bom relacionamento interpessoal no trabalho e passando a tratar bem uns aos outros, mantendo a cordialidade, respeito, cooperação e, por fim, buscando resolver possíveis conflitos precocemente.
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