A Importância do Trabalho em Equipe na Segurança do Trabalho

Este texto se propõe justamente a apontar o que é o trabalho em equipe, dicas para trabalhar em equipe e qual a importância do trabalho em equipe na promoção da segurança e saúde do trabalho.

O pilar de uma organização, é sem dúvida, seus colaboradores. O capital humano é o melhor investimento no qual os gestores devem apostar, mas é preciso saber apostar, é importante investir em um processo seletivo bem feito, para reter talentos e identificar perfis para cada cargo, no entanto deve-se investir em ações que aprimoram este potencial.

Um bom capital humano é aquele que possui boas habilidades, conhecimento e atitude, dessa forma não adianta ter apenas habilidades e conhecimento técnico, se não houver a atitude de colaborar com os colegas, de relacionar-se de forma saudável e de trabalhar em equipe.

O que é trabalho em equipe?

Entende-se por equipe não somente um conjunto de pessoas no mesmo espaço e tempo, mas que compartilhem objetivos, estruturem uma dinâmica de ações, tenham relacionamento integrado, além disso uma equipe é diferente de um grupo, não deve apresentar conflitos e nem o que o psicólogo Jacob Levy Moreno chamou de vagabundagem social, isto é, quando algum membro do grupo não contribui com as tarefas, mas recebe o mesmo mérito de quem realizou.

A partir disso, podemos entender que um grupo é diferente de uma equipe, pois no primeiro surgem diversos fenômenos grupais, já a equipe deve funcionar como uma verdadeira engrenagem, no grupo cada membro exerce sua função independentemente, sem observar ou intervir na ação do outro, já na equipe, os membros trabalham interdisciplinarmente e participando das ações do outro com corresponsabilidade e nesta integração, baseia a importância do trabalho em equipe.

⇒ Leia também: DDS Trabalho em Equipe.

O que é preciso para o trabalho em equipe?

Sabemos que em uma equipe de trabalho há uma grande diversidade de pessoas, cada uma com suas crenças, valores, gênero, orientação sexual, etnia, classe social, conhecimentos, enfim, por isso abaixo há algumas dicas de como fazer com que o convívio com a diversidade dê certo:

  • Tenha respeito incondicionalmente;
  • Saiba ouvir a opinião do colega;
  • Aceite que nem sempre a sua ideia é a melhor;
  • Procure entrar em um consenso com os colegas;
  • Construa mutuamente;
  • Tenha boa comunicação;
  • Tenha paciência, pois cada um tem seu ritmo e seu modus operandi;
  • Ensine e aprenda todos os dias;
  • Faça planejamentos junto à equipe.

Sobretudo, os gestores devem promover ações incentivando e conscientizando sobre a importância do trabalho em equipe, isto pode ser feito através de palestras, diálogos diários, treinamentos, reuniões, etc.

Qual a importância do trabalho em equipe na segurança do trabalho?

Além do benefício no desempenho, na produtividade, na melhora do clima organizacional e no desenvolvimento de talentos e conhecimentos, o trabalho em equipe contribui também com a promoção da segurança e saúde do trabalho.

A importância do trabalho em equipe na promoção da saúde está na prevenção das doenças ocupacionais, como o estresse, uma vez que o aspecto social do ser humano contribui com a satisfação e motivação, de forma contrária, diversos transtornos e psicopatologias podem ser desencadeados, bem como a ausência de conflitos contribui com a redução dos problemas emocionais.

Além disso, quando há trabalho em equipe, os membros permanecem integrados, observando uns aos outros, podendo ajudar a detectar fatores de risco. Sem falar no bem-estar que as relações sociais saudáveis proporcionam em nível emocional e neurológico.

Já, a importância do trabalho em equipe na segurança do trabalho se dá também pela atenção que um membro mantém no outro, pois vigiando e alertando um ao outro é possível evitar sérios acidentes.

Imagine que para um colaborador executar sua tarefa em uma máquina, por exemplo, precise que alguém o conduza através de instruções, se não houver esta ajuda, um acidente poderá ser ocasionado.

Isso, ocorreu no carnaval do Rio de Janeiro (2017), em que um dos carros alegóricos atropelou vinte pessoas, pois o motorista não tinha plena visão da avenida, devido à estrutura do carro, de forma que ele necessitava de dois colegas instruindo, estes colegas tinham que funcionar simultaneamente como verdadeiros olhos do motorista. O acidente aconteceu, juntamente com outros fatores, devido à falha no trabalho desta equipe.

Sem falar no aumento de conhecimento e nas influências de atitudes que um membro tem sobre o outro, promovendo evolução pessoal, a fim de aderir às medidas de segurança corretamente. Além disso, ter outras pessoas em quem confiar e que dão suporte, o colaborador passa a se sentir mais seguro psicológica e fisicamente.

Compartilhe o texto:

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais