O que é SST – Segurança e Saúde do Trabalho?

A sigla SST, apesar de muitos não conhecerem, possui um significado extremamente importante, especialmente no tocante a garantir os direitos, a segurança e a saúde dos trabalhadores.

As estatísticas de acidentes durante a jornada de trabalho no Brasil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) são preocupantes, o Brasil ocupa o 4º (quarto) lugar no ranking de acidentes de trabalho, por isso é essencial que as empresas adotem mais efetivamente a política de SST.

O que significa SST?

A sigla SST significa Segurança e Saúde do Trabalho, trata-se de procedimentos e metodologias legalmente estabelecidas aos empregados e empregadores, que quando aplicadas corretamente, minimizam ou eliminam a ocorrência dos acidentes de trabalho, tal como os agravos à saúde do trabalhador.

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), atual Ministério do Trabalho e Previdência, é o principal regulamentador da legislação trabalhista, pertinente a segurança e saúde do trabalho.

Em razão da exigência de determinadas leis e Normas Regulamentadoras (NR), utiliza-se também algumas Normas Brasileiras (NBR), aprovadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

Objetivo da SST

A Segurança e Saúde do Trabalho (SST) tem como principal objetivo proporcionar as empresas e os empregados um ambiente de trabalho saudável, através da eliminação, minimização ou controle dos riscos ocupacionais que existam ou possam existir nos locais de trabalho.

⇒ Leia também: O que é Segurança do Trabalho?

A importância da SST

Possuir trabalhadores saudáveis e seguros, representa uma melhoria na produtividade e na reputação da empresa, sem mencionar a redução dos gastos que seriam destinados a arcar com indenizações, multas, medicamentos e demais despesas resultantes do descumprimento das Normas Regulamentadoras e demais exigências legais de segurança e saúde no trabalho.

No Brasil há concursos, campanhas e incentivos por parte do governo para que as empresas ou instituições respeitem e pratiquem efetivamente a política de segurança e saúde do trabalho, assim como estabelece penalidades às empresas ou instituições que não cumprirem corretamente as diretrizes e os requisitos mínimos de segurança e saúde no trabalho.

Compartilhe o texto:

4 Comentários

  1. Boa tarde, sou aluna universitária gostaria de saber se vocês são responsáveis pelas fiscalizações das normas de ergonomia NR – 17 e NR- 28? se não, quem é responsável? qual é o período que a fiscalização acontece com que frequência?

  2. Ingrid Mayara, os Técnicos em Segurança do Trabalho são responsáveis técnicos por implantar, junto com os recursos disponibilizados pela empresa, as Normas regulamentadoras, visando a integridade física e psicológica do trabalhador e evitar que a empresa seja multada ou processada por danos causados aos seus colaboradores, junto com SESMT – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, composto por profissionais especialistas em segurança e saúde do trabalho são realizados eventos para prevenção de acidentes com auxilio de colaboradores integrantes da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, através de votação entre os integrantes da empresa e por período de até dois anos para auxiliarem as ações preventivas.

  3. boa tarde o minha aposentadoria está no sst o que significa? tenho ppp tempoinsalubre mas dei entrada na aposentadoria por tempo de contribuição grato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais