DDS Ergonomia

Hoje, abordaremos sobre o DDS Ergonomia. Confira!

Ergonomia é o cuidado com as condições de trabalho, fazendo com que a tarefa a ser executada se adapte à pessoa e não a pessoa à tarefa. Diferentemente do que muitos pensam, em qualquer ambiente produtivo há riscos à saúde. Por isso, DDS sobre ergonomia é fundamental para conscientizar os colaboradores sobre a forma correta de desempenhar suas tarefas.

O conforto do trabalhador para desempenhar suas funções está diretamente ligado à sua relação com o trabalho. Quanto mais confortável for o desempenho da tarefa, melhor será sua relação com o trabalho. Por isso, a ergonomia é tão importante.

Comumente ela é dividida em três nichos:

  • Ergonomia física: relacionada à atividade física desempenhada pelo trabalhador e suas consequências ao corpo.
  • Ergonomia cognitiva: preocupa-se com processos mentais (percepção, memória, raciocínio).
  • Ergonomia organizacional: trabalha com a estrutura organizacional, política e processos da empresa e os impactos no dia-a-dia dos trabalhadores.

A ergonomia é um conjunto de ações que buscam melhorar o bem-estar e a qualidade de vida do trabalhador.

Problemas dos Ambientes Ergonomicamente Despreparados

Quando o ambiente de trabalho não é ergonomicamente adequado, os trabalhadores correm inúmeros riscos, que vão desde pequenas lesões por esforço repetitivo ou excessivo, até acidentes graves.

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As lesões por esforço repetitivo (LER) ou distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT) são as doenças mais comuns relacionadas à falta de ergonomia. Seus níveis de intensidade podem variar de 1 (quando são leves e há cura) até 4 (quando são críticos com dores insuportáveis, comprometimento dos movimentos e sem cura). As lesões podem ser geradas por uso inadequado dos equipamentos, postura incorreta ou até uso prolongado sem pausas ou alongamentos.

Iluminação é outro fator avaliado do ponto de vista ergonômico. Além de causar danos à visão, pode impactar na baixa da produtividade. Ruídos e mudança de temperatura também influenciam na produtividade.

A coluna é uma das partes do corpo que mais sofre com a falta de cuidado. Seja na maneira de sentar, de abaixar e levantar, de erguer ou abaixar objetos, ela é sobrecarregada todo o tempo. Às vezes, movimentos imperceptíveis e rotineiros causam danos irreversíveis. A DDS sobre ergonomia pode ser uma importante ferramenta de prevenção. Através dela é possível ensinar e conscientizar os colaboradores sobre as posturas corretas para evitar lesões.

Ergonomia e Conforto

Para minimizar o risco de lesões e acidentes, você pode tomar medidas simples no seu dia-a-dia:

  • Sente-se com postura ereta. Ajuste o encosto da cadeira para que haja contato entre ele e a parte mais curvada das costas. Se a cadeira tiver braços, regule-os de forma que você não precise ficar com os braços encolhidos ou esticados para usá-los. Sua posição deve ser a mais relaxada possível. Alterne as posições com frequência, evitando ficar muito tempo na mesma posição.
  • Alterne o uso do mouse com o teclado. Isso proporciona relaxamento e recuperação dos nervos e tendões. Evite movimento dos ombros para utilizar o mouse, por isso mantenha-o próximo ao teclado.
  • Caso sua cadeira precise ficar alta para usar o descanso dos pulsos, use um descanso para os pés para apoiar as pernas.
  • O monitor precisa estar posicionado a uma distância entre 45 e 75 cm dos olhos.
  • Muito tempo em frente ao computador causa tensão nos músculos dos olhos. De tempo em tempo, fixe o olhar em um ponto distante para descansar. Evite luz refletindo na tela. Não se esqueça de piscar. Isso irá prevenir uma série de desconfortos e lesões nos olhos.
  • Mantenha a temperatura do local de trabalho agradável. Plantas ajudam a manter o local úmido.
  • Sempre utilize os equipamentos necessários e siga as normas de segurança.
  • Caso esteja fazendo uso de algum medicamento que cause sonolência, não opere máquinas ou realize trabalho em altura.
  • Não ingira bebidas alcoólicas no horário de trabalho.
  • Não deixe nenhum objeto obstruindo a saída da mesa.
  • Sempre que fizer uma pausa, alongue-se.

Seguindo essas dicas, seu ambiente de trabalho ficará muito mais saudável. Faça boas escolhas e garanta sua saúde!

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