O que é Ergonomia?

Conceito de Ergonomia

A palavra Ergonomia origina-se do latim e através dos termos Ergo que significa trabalho e Nomos que significa leis, regras ou normas, se estabelece o significado para ergonomia como as leis, regras ou normas que regem o trabalho.

A ergonomia é considerada por alguns autores como uma ciência, enquanto por outros está inserida no campo da tecnologia, devido o seu caráter aplicativo e de transformação.

No entanto, definiremos a ergonomia como uma disciplina científica que estuda a interação entre o homem e o trabalho, visando adequar o ambiente de trabalho às características psicofisiológicas, anatômicas e biomecânicas do ser humano, de modo a se obter o máximo possível de conforto, segurança e otimização.

O que é Ergonomia Cognitiva?

A ergonomia cognitiva estuda o processamento e comportamento mental dos indivíduos, como aspectos relacionados ao seu pensamento, raciocínio, comportamento e relacionamento pessoal e/ou profissional.

  • Por exemplo: Stress, Interação homem-máquina, resolução de problemas, etc.

O que é Ergonomia Física?

A ergonomia física estuda as características anatômicas, fisiológicas e biomecânicas dos seres humanos em consideração à execução de determinada atividade física.

  • Por exemplo: Lesão por Esforços Repetitivo – LER, Distúrbio Osteomuscular Relacionados ao Trabalho – Dort, postura corporal, levantamento e transporte manual de peso, saúde e segurança do trabalhador, etc.

⇒ Leia também: O que é Antropometria?

O que é Ergonomia Organizacional?

A ergonomia organizacional como o próprio nome diz, estuda as características organizacionais, estruturais, processuais e políticas da organização.

  • Por exemplo: Divisão de trabalho, jornada de trabalho, gestão da qualidade, ambiente físico, remuneração, etc.

Dessa forma, observa-se que a ergonomia trata-se de uma ciência interdisciplinar, sendo constituída por diversas disciplinas como a psicologia, fisiologia, medicina do trabalho, psicofisiologia, biomecânica, engenharia, arquitetura, design, antropologia, sociologia, psicosociologia, informática, etc.

⇒ Leia também: O que é Ginástica Laboral?

Aplicação da Ergonomia

A aplicação da ergonomia é estabelecida pelas 3 (três) seguintes etapas:

  1. Ergonomia de Concepção – Como o próprio nome diz, essa etapa se dá imediatamente no início do projeto;
  2. Ergonomia de Correção – Como o próprio nome diz, trata-se de uma etapa corretiva ou de reparação. Portanto, é estabelecida sobre um cenário já existente;
  3. Ergonomia de Conscientização – Essa etapa se estabelece por intermédio de treinamentos, orientações e cursos. Portanto, trata-se de uma etapa de caráter educacional.

Independente da etapa pretendida é de suma importância realizar uma minuciosa pré-avaliação do ambiente antes de executá-la. Além disso, ao planejar à aplicação ergonômica no ambiente de trabalho é importante está atento à algumas normas técnicas abaixo:

  • Norma Regulamentadora nº 17 do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE;
  • Anexo I da Norma Regulamentadora nº 17 (Trabalho dos Operadores de Checkouts);
  • Anexo II da Norma Regulamentadora nº 17 (Trabalho em Teleatendimento/Telemarketing);
  • NBR ISO 11228-3:2014 – Ergonomia – Movimentação manual. Parte 3: Movimentação de cargas leves em alta frequência de repetição;
  • NBR ISO 11226:2013 – Ergonomia – Avaliação de posturas estáticas de trabalho;
  • ISO 14738: 2002 – Segurança de máquinas – Requisitos antropométricos para a concepção dos postos de trabalho em máquinas;
  • NBR ISO 9241-210:2011 – Ergonomia da interação humano-sistema. Parte 210: Projeto centrado no ser humano para sistemas interativos.

Compartilhe o texto:

2 Comentários

  1. Parabéns pelo excepcional trabalho do blog da segurança.
    Acerca da ergonomia vocês explicaram de maneira pormenorizada e, assim facilita a compreensão do tema abordado.
    Para a equipe do Blog Segurança do Trabalho, feliz natal e um próspero ano novo!

  2. Parabéns pelos excelentes trabalhos disponibilizados no blog. São todos de profundo conteúdo e fácil entendimento. São verdadeiras aulas.
    Para toda equipe do Blog de Segurança do Trabalho, feliz Ano Novo, com muita paz e Segurança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais