DDS Diabetes

Antes deste DDS diabetes discorrer sobre a patologia, vamos entender alguns detalhes: a insulina é um hormônio produzido no pâncreas através das células beta pancreáticas, este hormônio é então, responsável por metabolizar o açúcar, ou seja, a glicose, transformando-a em energia para as células.

A Diabetes é uma patologia metabólica que consiste na deficiência ou ineficiência de insulina, o que faz com que o nível de glicose fique elevado. A deficiência de insulina refere-se à dificuldade de produzir insulina, já a ineficiência de insulina refere-se ao fato de que apesar de haver produção de insulina, ela não exerce sua função normalmente, este efeito é chamado de resistência à insulina.

Estas duas situações é uma das características que diferem a Diabetes tipo 1 e tipo 2.

Diabetes Tipo 1

Na Diabetes tipo 1, o pâncreas não consegue produzir a insulina, devido a uma disfunção no sistema imunológico de causa genética, em que os anticorpos combatam as células beta pancreáticas, o que faz com que este tipo de diabetes seja considerado uma doença autoimune. Estima-se que este tipo de diabetes acometa cerca de 12% dos pacientes diabéticos, é mais incidente em crianças, adolescentes e adultos jovens.

Os sintomas apresentados na DM 1 são sede excessiva, poliúria (urinar com muita frequência), aumento do apetite, perda da força ou resistência, perda de peso e respiração ofegante, podendo também haver vômito e desidratação.

Uma vez que o organismo não consegue produzir a própria insulina, o tratamento deve se basear na oferta de insulina através de medicamento via injetável, a este tratamento se dá o nome de insulinoterapia.

Diabetes Tipo 2

Na Diabetes tipo 2 as células beta-pancreáticas produzem a insulina, porém tal hormônio não consegue agir. É o tipo mais comum, pois acomete de 85 a 90% dos casos de diabetes.

A incidência da DM 2 entre jovens tem crescido cada vez mais, isto sugere que o modo como vivemos atualmente influencia diretamente o funcionamento do organismo jovem, isto chama a atenção neste DDS diabetes, alertando sobre as causas.

A causa da DM 2 está relacionada à obesidade, tabagismo, hipertensão arterial, falta de atividade física, predisposição genética, histórico com doença endócrina, alimentação muito calórica e excesso de colesterol, além disso, tem sido percebido o estresse como fator envolvido com o desenvolvimento de DM 2.

Dessa forma, o tratamento deve incluir a mudança destes hábitos, ou seja, aderir uma alimentação saudável, de preferência elaborada por nutricionista; realizar atividade física, parar de fumar, etc.

A sintomatologia da DM 2 pode demorar anos para se apresentar, pois o agravamento da patologia é lento, no entanto os sintomas incluem além de diurese, fraqueza e sede excessiva, também dores nas pernas, visão embaçada e infecções de pele. Além dos sintomas, graves consequências podem acontecer, como cegueira, amputação de membros, trombose, hipertensão, coma, problemas odontológicos, entre outros.

Diabetes e o Trabalho

Vimos que o estresse pode ser um fator relacionado à causa de DM 2 (Diabetes Tipo 2), devido aos efeitos que causa no organismo, o estresse eleva o nível de cortisol e adrenalina, hormônios que inibem a ação da insulina, assim o estresse no trabalho pode agravar o quadro, ou mesmo contribuir, porém relacionado a outros fatores causais, como se fosse a “gota d’água”.

Independentemente da influência do trabalho no desenvolvimento da doença, o mesmo está relacionado à diabetes também no que tange a responsabilidade da empresa em promover saúde. Em outras palavras, as empresas podem alertar os funcionários através de estratégias, como este DDS diabetes, bem como através de palestras, oferta de exames periódicos, etc.

Com isso, a empresa preserva a saúde de seus funcionários, evitando faltas excessivas, desligamentos e afastamentos, outro benefício em preocupar-se com a diabetes é que esta doença pode alterar a produtividade do trabalhador devido à fraqueza e fadiga, além disso na DM 2 pode ocorrer visão embaçada, situação a qual pode contribuir com a ocorrência de acidentes no trabalho.

Em síntese, este DDS diabetes, procura informar do que se trata a diabetes tipo 1 e 2, para que seja tratada adequadamente e com isso, diversos benefícios possam ser agregados tanto para o trabalhador como para a empresa.

Compartilhe o texto:

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais