DDS Cuidados com a Pele

Confira o Diálogo Diário de SegurançaDDS Cuidados com a Pele.

A pele é um órgão muito sensível e importante, pois é a camada protetora do corpo humano. Embora muitas pessoas se equivocam, a pele é um órgão, pois é formada por duas camadas de tecido, a epiderme e a derme, que são tecidos diferentes, formando assim, um órgão.

A pele é o maior órgão do corpo humano e principalmente, por estar exposta a diversos fatores ambientais externos, a pele precisa de muitos cuidados e isso precisa ser relativo ao tipo de cada pele. Estudos apontam que a pele pesa em torno de 15% do peso do corpo humano, podendo chegar a cerca de 10 quilos.

A pele desempenha muitas funções importantes para nossa sobrevivência, protege o organismo, tem percepção de estímulos, eliminação de alguns produtos do metabolismo, controla a temperatura do corpo por meio do suor, produzido pelas glândulas sudoríparas.

Em virtude de sua sensibilidade e importância, algumas dicas são essenciais para garantir a saúde da pele.

  • Não se exponha ao sol entre às 10:00 – 16:00 horas;;
  • Hidratação é fundamental para manter a pele saudável;
  • Beba muita água, cerca de 2 litros por dia;
  • Use filtro solar mesmo em ambientes fechados, o calor das lâmpadas pode agredir a pele;
  • Use loção hidratante em todas as estações do ano;
  • Tome banho morno, pois a água quente resseca a pele extraindo sua umidade;
  • Utilize boné, chapéu ou qualquer ornamento que proteja a cabeça e pele do rosto, principalmente para as pessoas com cabelo ralo ou deficiência capilar;
  • Manter uma alimentação saudável a base de frutas e verduras.

Para os trabalhadores que ficam expostos às áreas externas os cuidados precisam ser redobrados, se atente a cada detalhe, todas as estações do ano precisam de cuidados peculiares.

Não se esqueça do cuidado das mãos, principalmente se entrar em contato com produtos químicos, utilize luvas ou creme de proteção.

Nunca trabalhe sem calçado ou calçado aberto, pois é muito fácil quando exposto ao sol, queimar o peito do pé, não use bermudas, pois além de poder se machucar, queima as pernas ao longo do turno, utilize camisetas de manga longa.

O uso do filtro solar é imprescindível, pois nas últimas décadas a incidência de raios ultra violeta, tem sido de grande intensidade, em conjunto com a poluição, poeira, maquiagem, mais o acúmulo de oleosidade, provoca o aparecimento de cravos e espinhas.

Além de todos esse cuidados, é necessário higienizar a pele pelo menos duas vezes ao dia, para evitar a penetração de cada partícula e manter a pele saudável.

Não basta somente cuidar da pele, é importante, utilizar os produtos adequados para cada tipo de pele, se atente as informações do rótulo e utilize conforme as especificações.

Homens, mulheres, jovens e mais velhos precisam cuidar da pele, não importa a época, os fatores ambientais estão se agravando e os cuidados precisam se intensificar. Cuide-se!

Compartilhe o texto:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais