DDS Cuidados com a Pele

Confira o Diálogo Diário de SegurançaDDS Cuidados com a Pele.

A pele é um órgão muito sensível e importante, pois é a camada protetora do corpo humano. Embora muitas pessoas se equivocam, a pele é um órgão, pois é formada por duas camadas de tecido, a epiderme e a derme, que são tecidos diferentes, formando assim, um órgão.

A pele é o maior órgão do corpo humano e principalmente, por estar exposta a diversos fatores ambientais externos, a pele precisa de muitos cuidados e isso precisa ser relativo ao tipo de cada pele. Estudos apontam que a pele pesa em torno de 15% do peso do corpo humano, podendo chegar a cerca de 10 quilos.

A pele desempenha muitas funções importantes para nossa sobrevivência, protege o organismo, tem percepção de estímulos, eliminação de alguns produtos do metabolismo, controla a temperatura do corpo por meio do suor, produzido pelas glândulas sudoríparas.

Em virtude de sua sensibilidade e importância, algumas dicas são essenciais para garantir a saúde da pele.

  • Não se exponha ao sol entre às 10:00 – 16:00 horas;;
  • Hidratação é fundamental para manter a pele saudável;
  • Beba muita água, cerca de 2 litros por dia;
  • Use filtro solar mesmo em ambientes fechados, o calor das lâmpadas pode agredir a pele;
  • Use loção hidratante em todas as estações do ano;
  • Tome banho morno, pois a água quente resseca a pele extraindo sua umidade;
  • Utilize boné, chapéu ou qualquer ornamento que proteja a cabeça e pele do rosto, principalmente para as pessoas com cabelo ralo ou deficiência capilar;
  • Manter uma alimentação saudável a base de frutas e verduras.

Para os trabalhadores que ficam expostos às áreas externas os cuidados precisam ser redobrados, se atente a cada detalhe, todas as estações do ano precisam de cuidados peculiares.

Ebook GRO e PGR

Não se esqueça do cuidado das mãos, principalmente se entrar em contato com produtos químicos, utilize luvas ou creme de proteção.

Nunca trabalhe sem calçado ou calçado aberto, pois é muito fácil quando exposto ao sol, queimar o peito do pé, não use bermudas, pois além de poder se machucar, queima as pernas ao longo do turno, utilize camisetas de manga longa.

O uso do filtro solar é imprescindível, pois nas últimas décadas a incidência de raios ultra violeta, tem sido de grande intensidade, em conjunto com a poluição, poeira, maquiagem, mais o acúmulo de oleosidade, provoca o aparecimento de cravos e espinhas.

Além de todos esse cuidados, é necessário higienizar a pele pelo menos duas vezes ao dia, para evitar a penetração de cada partícula e manter a pele saudável.

Não basta somente cuidar da pele, é importante, utilizar os produtos adequados para cada tipo de pele, se atente as informações do rótulo e utilize conforme as especificações.

Homens, mulheres, jovens e mais velhos precisam cuidar da pele, não importa a época, os fatores ambientais estão se agravando e os cuidados precisam se intensificar. Cuide-se!

Compartilhar o texto:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze + quinze =