Como fazer um Mapa de Risco – Passo a Passo

Hoje, vamos aprender como fazer um mapa de risco, uma ferramenta bastante utilizada no âmbito da Segurança e Saúde no Trabalho (SST).

A Norma Regulamentadora nº 05 (NR-5) estabelece que a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), entre suas atribuições, deve registrar a percepção dos riscos dos trabalhadores, em conformidade com o subitem 1.5.3.3 da NR-1, por meio do mapa de risco ou outra técnica ou ferramenta apropriada à sua escolha, sem ordem de preferência, com assessoria do Serviço Especializado em Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), onde houver.

Porém, a elaboração do mapa de risco é algo que provoca bastante dúvidas entre os membros da CIPA, bem como entre alguns estudantes e profissionais da área de Segurança e Saúde no trabalho (SST). Em virtude disso, confira a seguir como elaborar um mapa de risco.

Como fazer o Mapa de Risco – Passo a Passo

Para aprender como fazer um mapa de risco, basta seguir os passos abaixo:

1º PassoConhecer as atividades e os ambientes de trabalho da empresa, assim como os seguintes aspectos abaixo:

  1. O número de trabalhadores por ambiente de trabalho e ao total na empresa;
  2. Os equipamentos, procedimentos e materiais utilizados no exercício do trabalho;
  3. As atividades exercidas pelos trabalhadores;
  4. As características de cada ambiente de trabalho.

2º Passo – Identificar os riscos ocupacionais existentes em cada ambiente de trabalho, por exemplo, com auxilio da tabela de classificação dos riscos ambientais abaixo:

como fazer o mapa de risco

Nesta etapa, pode-se utilizar também como suporte o inventário de riscos do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), etc. Assim como, garantir a participação do maior número possível de trabalhadores.

3º Passo – Estabelecer a intensidade da presença dos riscos ocupacionais identificados durante o passo anterior (2º passo) através do uso de círculos, especificamente, 3 (três) círculos:

como elaborar um mapa de risco

  • Círculo Pequeno – Para intensidade ou presença baixa do risco no ambiente de trabalho;
  • Círculo Médio – Para intensidade ou presença regular do risco no ambiente de trabalho;
  • Círculo Grande – Para intensidade ou presença excessiva do risco no ambiente de trabalho.

É importante destacar que existe outros métodos ou símbolos para indicar a intensidade do risco em determinado ambiente de trabalho. No entanto, o uso dos círculos é o mais comum.

4º Passo – Escolher um programa de computador que esteja mais familiarizado para desenvolver o mapa de risco, por exemplo: o Microsoft Word, Microsoft PowerPoint, Microsoft Visio Viewer, AutoCAD, CorelDRAW, etc.

5º Passo – Com base no layout da empresa elaborar o mapa de risco, descrevendo os seguintes itens abaixo:

  1. Indicar o grupo em que o risco pertence, conforme a tabela de classificação dos riscos ambientais demonstrada no 2º Passo;
  2. Estabelecer a intensidade da presença do risco no ambiente de trabalho, conforme gradação ou graduação dos riscos (círculo pequeno, médio e grande);
  3. Definir a cor em que o risco pertence, conforme a tabela de classificação dos riscos ambientais demonstrada no 2º Passo;
  4. Estabelecer o número de trabalhadores expostos ao risco, o qual deve ser anotado dentro do círculo;
  5. Especificar o agente causador dentro do círculo, por exemplo: ácido clorídrico, ergonômico-repetividade, ritmo excessivo, etc;

» Leia também: Manual sobre o Mapa de Risco.

Vídeo Aula – Como elaborar um Mapa de Risco

Para ampliar o seu conhecimento sobre como fazer um mapa de risco, abaixo disponibilizaremos uma vídeo aula elaborada pelo CEFET-RJ bastante explicativa.

Modelos de Mapa de Risco

Para o melhor entendimento, segue abaixo alguns exemplos ou modelos de mapa de risco:

» Visualizar – Modelos de Mapa de Risco.

Compartilhe o texto:

14 Comentários

  1. Estou com um pouco de dificuldade pra avaliar como devo apresentar meu mapa de risco.. É para uma escola de gastronomia voltada a.criança carente. No mapa devo classificar como escola gastronomia ou cozinha industrial

  2. gostaria de ser grande técnico de saúde e segurança no trabalho.e bom conhecer vos riscos existentes no seu local de trabalho.

  3. Estou começando o curso de segurança no trabalho , e estou com dificuldades para fazer o mapa ? Como proceder ,isso dar início a esse mapa? Por favor me ajude com dicas ? Muito grata!!

  4. Oi. Meu nome é Clarissa e queria saber qual a legenda que devo escrever e como, abaixo da planta baixa?! è preciso ou não? Para que serve?
    Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais