Neste texto, abordaremos sobre a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA e como fazer a Ata de reunião da CIPA. Confira o texto!
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA tem como finalidade implementar medidas de prevenção de acidentes e doenças decorrentes da atividade laboral, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
Para isso, a comissão deve realizar periodicamente reuniões com a finalidade de estabelecer ações, debater acontecimentos e situações de risco. Assim como, estabelecer procedimentos que possibilitem a solução dos problemas existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho.
Dessa forma, registrando a ocorrência das reuniões da CIPA através de atas para o controle da própria CIPA e do Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT, bem como, evitar possíveis penalidades dos órgãos competentes.
Lembrando, que as reuniões da CIPA devem ser realizadas durante o expediente normal da empresa e em local apropriado.
Índice
Tipos de Reunião da CIPA
Existem 2 (dois) tipos de reuniões da CIPA:
- Reuniões ordinárias – Realizadas mensalmente conforme o calendário preestabelecido;
Para o melhor entendimento, disponibilizaremos a seguir um simples modelo de calendário para as reuniões ordinárias da CIPA:
⇒ Download – Modelo de Calendário das Reuniões Ordinárias – CIPA.
- Reuniões extraordinárias – Deverão ser realizadas somente quando:
- Houver denúncia de situação de risco grave e iminente que determine aplicação de
medidas corretivas de emergência; - Ocorrer acidente do trabalho grave ou fatal;
- Houver solicitação expressa de uma das representações.
As reuniões extraordinárias da CIPA serão convocadas somente nas situações excepcionais supracitadas, sem obedecer um calendário previamente estabelecido.
Para o melhor entendimento, segue um simples modelo de convocação para a reunião extraordinária da CIPA:
⇒ Download – Modelo de convocação para reunião extraordinária da CIPA.
Por fim, estes são os pontos que diferenciam as reuniões ordinárias das reuniões extraordinárias da CIPA.
Como fazer a Ata de reunião da CIPA
Após a realização da reunião (ordinária ou extraordinária), o secretário da CIPA terá a incumbência de elaborar uma Ata resumindo tudo o que ocorreu na reunião.
Dessa forma, elencamos abaixo algumas dicas de como fazer a ata de reunião da CIPA:
- As datas numéricas devem ser escritas por extenso para evitar adulterações;
- Todos os presentes da reunião devem assinar, tanto os membros da comissão quanto os demais participantes;
- Devem ser registradas na ata as seguintes informações: tipo de reunião, nome dos presentes, pauta dos assuntos, discussões e decisões tomadas;
- O secretário deverá colher assinatura de todos os presentes;
- A ata deve ser escrita sem parágrafos e, em caso de erro, o documento não deverá ser rasurado. Deve-se empregar a expressão “onde se lê… leia-se…“;
- A escrita deve ser clara e objetiva.
Quem deve assinar a ata de reunião da CIPA?
Como descrito anteriormente, a ata de reunião da CIPA deve ser assinada por todos os membros presentes. Na caso, da presença de convidados na reunião da CIPA, os mesmos também deverão assinar a ata.
De acordo ao item 5.25 da NR-5, deve-se enviar cópias da ata da reunião para todos os membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA.
Modelo – Ata de reunião da CIPA
Segue abaixo alguns modelos de atas de reuniões da CIPA:
- Download – Modelo da 1ª Ata da Reunião Ordinária da CIPA;
- Download – Modelo de Ata da Reunião Ordinária da CIPA;
- Download – Modelo de Ata da Reunião Ordinária da CIPA;
- Download – Modelo de Ata da Reunião Extraordinária da CIPA.
Vale informar, que os modelos das atas disponibilizadas encontram-se nos formatos (.DOC) do Microsoft Word e (.PDF) da Adobe.
Boa noite sou presidente da copa de uma obra de construção civil. Tenho q abordar os assuntos relacionados com a segurança dos trabalhadores. Como devo iniciar e o q falar nessa reunião?