Para que serve a Segurança do Trabalho

Para entender mais sobre o tema, trataremos da definição e para que serve a segurança do trabalho. Assim como, as vantagens da segurança do trabalho para as empresas, empregados e a sociedade em geral.

A segurança do trabalho pode ser definida como o conjunto de parâmetros que visam preservar a saúde e a integridade física do trabalhador, mediante procedimentos que viabilize a redução ou a eliminação dos riscos potenciais no ambiente de trabalho.

No Brasil, as práticas de segurança do trabalho estão fundamentadas na Constituição Federal, na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e nas Normas regulamentadoras expedidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Para que serve a Segurança do Trabalho nas empresas

Para compreender para que serve a segurança do trabalho é necessário conhecer alguns efeitos da adoção dessas práticas nas empresas. Vê-se:

  • Controle ou eliminação dos riscos ambientais: Os riscos ambientais prejudicam a saúde e integridade física do trabalhador, em virtude de sua natureza, concentração e tempo de exposição. São exemplos de riscos ambientais, ruídos, vibrações, pressão anormal e a presença de microorganismos infecciosos no ambiente de trabalho, entre outros.
  • Evita acidentes de trabalho: Os acidentes de trabalho são aqueles decorrentes do exercício do trabalho que pode causar lesão, perturbação funcional ou doença que reduz ou resulte na perda permanente ou temporária da capacidade laboral e, inclusive, morte. Os acidentes de trabalho são considerados as principais causas das ações judiciais trabalhistas contras as empresas. Assim, prevenir tais ocorrências, além de favorecer a saúde do trabalhador e a força de trabalho, evita o pagamento de onerosas indenizações pelo empregador.
  • Previne doenças ocupacionais: As doenças ocupacionais são aquelas decorrentes das atribuições e modo de execução ou das condições do ambiente de trabalho, que podem causar incapacidade total ou parcial ao trabalhador. A prevenção destas doenças é importante para manutenção da produtividade e qualidade dos produtos ou serviços prestados pela empresa, bem como, diminui os gastos com os afastamentos dos trabalhadores acidentados.
  • Melhoria do bem-estar do funcionário na empresa: As iniciativas na área da segurança do trabalho compõe o conjunto de medicas e procedimentos que visam a preservação da saúde e integridade física do trabalhador, o qual também abrange medidas de cunho médico, como o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), por meio do qual é realizado o acompanhamento médico dos funcionários da empresa.
  • Aumento da produtividade: Ao cuidar da saúde do trabalhador, o empregador só tem a favorecer com a sua força de trabalho, tendo em vista de que o empregado em boas condições físicas e psicológicas, apresenta uma maior produtividade e qualidade na execução de suas atribuições.

Diante de tais vantagens, afinal, para que serve a segurança do trabalho?

Em resumo, pode-se dizer que a segurança do trabalho serve para a prevenção da saúde e integridade física dos trabalhadores, o que traz também inúmeras vantagens sociais, educacionais e econômicas para a sociedade em geral. Além disso, melhora a imagem da empresa, o bem-estar dos empregados e empregadores, bem como, resulta uma maior produtividade e geração de empregos.

Veja também

Gostou do texto? Então, não deixe de compartilhá-lo:

Comentário

CAPTCHA