Segurança do Trabalho: Saiba tudo sobre a área!

Muitos se perguntam o que é segurança do trabalho? Se você também tem essa dúvida, saiba que a segurança do trabalho é uma área de atuação que visa garantir a segurança e saúde dos trabalhadores no ambiente laboral.

Por meio de medidas preventivas e corretivas, é possível identificar, avaliar e controlar riscos e perigos que possam prejudicar a integridade física e mental dos trabalhadores.

Portanto, a segurança do trabalho é essencial para promover um ambiente de trabalho saudável e seguro.

O que é segurança do trabalho?

logo segurança do trabalho ou simbolo do segurança do trabalho

A segurança do trabalho é um conjunto de práticas e medidas que visam proteger os trabalhadores de riscos ocupacionais, tais como acidentes de trabalho, doenças ocupacionais e lesões decorrentes das atividades laborais.

Dessa forma, busca identificar, avaliar e controlar os riscos presentes nos ambientes de trabalho, promovendo um ambiente seguro e saudável para os trabalhadores.

Diversos estudiosos e escritores abordaram o tema da segurança do trabalho, oferecendo suas próprias definições sobre o assunto. Alguns exemplos incluem:

“Segurança do trabalho é a ciência que atua na prevenção e controle de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, visando proteger a integridade física e mental do trabalhador.” (Pedro Paulo Carbone, em “Segurança e saúde no trabalho: uma abordagem multidisciplinar”)

“Segurança do trabalho é o conjunto de medidas técnicas, educacionais, médicas e psicológicas, empregadas para prevenir acidentes, quer eliminando as condições inseguras do ambiente, quer instruindo ou convencendo as pessoas da implantação de práticas preventivas.” (Mario Sergio Cortella, em “Qual é a tua obra? Inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética”)

Essas são apenas algumas das definições oferecidas por estudiosos e escritores sobre o que é segurança do trabalho.

Cada autor pode ter sua própria abordagem e ênfase em diferentes aspectos da área, mas todos concordam que a segurança do trabalho é fundamental para garantir a saúde e segurança dos trabalhadores.

Qual o objetivo da segurança do trabalho?

O objetivo primordial da segurança do trabalho é preservar a saúde e a integridade dos trabalhadores, bem como prevenir acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Isso é alcançado por meio da identificação e eliminação ou redução dos riscos laborais, da promoção de medidas de proteção, do treinamento dos trabalhadores em práticas seguras e do cumprimento das regulamentações pertinentes.

A segurança do trabalho tem como principal finalidade a promoção de ambientes laborais seguros, contribuindo para o bem-estar dos funcionários e para a redução de custos associados a acidentes e ausências no trabalho, ao mesmo tempo em que auxilia as empresas a cumprir suas obrigações legais.

Como surgiu a segurança do trabalho?

A Segurança do Trabalho surgiu como uma resposta direta às condições extremamente precárias e perigosas que prevaleceram nos locais de trabalho durante a Revolução Industrial, que teve início no século XVIII na Europa. Nesse contexto, várias situações e eventos desenvolvidos para o desenvolvimento dessa área:

  • Mudança para a Manufatura Industrial: Com uma transição da produção manual para a produção industrial em larga escala, as fábricas e indústrias passaram a utilizar máquinas complexas, substâncias químicas e processos de produção que envolvem riscos significativos.
  • Condições Precárias de Trabalho: As condições de trabalho eram frequentemente deploráveis, com jornadas de trabalho intensas, falta de ventilação, iluminação insuficiente e ausência de medidas de segurança.
  • Alta Incidência de Acidentes: Devido à falta de regulamentações e à negligência das empresas, houve um aumento acentuado na incidência de acidentes graves, lesões e mortes em locais de trabalho.
  • Conscientização sobre os Riscos: À medida que o número de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho aumentava, crescia a conscientização sobre a necessidade de proteger os trabalhadores e mitigar esses riscos ocupacionais.
  • Primeiras Leis e Regulamentações: Em resposta a essas preocupações, os governos decidiram promulgar as primeiras leis de segurança no trabalho. Um exemplo notável foi o Factory Act de 1833 no Reino Unido, que distribuiu limitações na jornada de trabalho e melhorias nas condições de trabalho.
  • Desenvolvimento de Práticas e Normas: Com o tempo, as empresas começaram a desenvolver práticas e normas internas para melhorar a segurança no trabalho, como a introdução de proteções em máquinas, treinamento para funcionários e inspeções regulares.
  • Profissionalização da Área: A necessidade de especialistas em segurança do trabalho se tornou evidente, levando ao surgimento da profissão do técnico de segurança do trabalho e outros profissionais dedicados à prevenção de acidentes e à promoção de ambientes de trabalho mais seguros.

Assim, a Segurança do Trabalho teve suas raízes na resposta às condições de trabalho extremamente perigosas durante a Revolução Industrial, evoluindo ao longo do tempo com o objetivo de proteger a saúde e a segurança dos trabalhadores em ambientes laborais.

A história da segurança do trabalho no Brasil

A história da segurança do trabalho no Brasil tem início no final do século XIX, quando as primeiras leis de proteção ao trabalhador começaram a ser criadas. Na época, o Brasil era um país predominantemente agrícola, e a maioria dos trabalhadores estava exposta a condições precárias e perigosas.

Em 1919, foi criada a primeira lei brasileira que tratava especificamente da proteção ao trabalhador: o Decreto nº 3.724, que instituiu a obrigatoriedade do uso de capacetes em obras públicas. Na década de 1920, outras leis foram criadas para proteger os trabalhadores, como a obrigatoriedade do uso de cintos de segurança em trabalhos em altura e a criação do Serviço de Segurança e Higiene do Trabalho, em 1923.

No entanto, foi somente na década de 1940 que a segurança do trabalho começou a ser mais valorizada no Brasil. Em 1943, foi promulgada a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que estabeleceu as bases para a legislação trabalhista no país e incluiu diversas normas de segurança e saúde do trabalho.

A partir da década de 1960, com o desenvolvimento industrial do país, a segurança do trabalho ganhou ainda mais importância, e diversas normas regulamentadoras foram criadas para garantir a proteção dos trabalhadores em setores específicos, como a NR-18, que trata da segurança na construção civil.

Atualmente, a segurança do trabalho é uma área em constante evolução no Brasil, com a criação de novas normas e aperfeiçoamento das existentes, além da utilização de tecnologias e equipamentos cada vez mais avançados para garantir a proteção dos trabalhadores.

Como a segurança do trabalho é regulamentada no Brasil?

A Segurança do Trabalho no Brasil é regulamentada por um conjunto de leis, normas e instituições governamentais que visam proteger a saúde e a segurança dos trabalhadores. Aqui está uma visão geral de como a segurança do trabalho é regulamentada no país:

  • Constituição Federal (CF): A Constituição Federal de 1988 estabelece, em seu Artigo 7º, inciso XXII, que é um direito do trabalhador a redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança. Isso serve como base para toda a legislação relacionada à segurança do trabalho no Brasil.
  • Consolidação das Leis do Trabalho (CLT): A CLT, criada em 1943, é a principal legislação trabalhista do Brasil. Ela contém disposições específicas sobre segurança e medicina do trabalho, abrangendo questões como a obrigatoriedade de fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), a criação de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), o regulamento das jornadas de trabalho e outras diretrizes relacionadas à segurança e saúde no trabalho.
  • Normas Regulamentadoras (NRs): As Normas Regulamentadoras são um conjunto de regras específicas que detalham os requisitos de segurança e saúde no trabalho em diversos setores da economia.

Elas são condicionantes pelo Ministério do Trabalho e Emprego (atualmente incorporadas ao Ministério da Economia) e são legalmente vinculativas. Algumas das NRs mais relevantes incluem a NR-1 (Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais), NR-5 (CIPA), NR-6 (EPIs), NR-7 (PCMSO) e muitas outras.

A história da segurança do trabalho no mundo

A história da segurança do trabalho remonta a muitos séculos atrás. Os trabalhadores de diferentes áreas e setores sempre enfrentaram riscos e perigos no ambiente de trabalho, que muitas vezes resultaram em lesões e mortes.

A segurança do trabalho, como disciplina formal, começou a se desenvolver no século XIX, na Europa e nos Estados Unidos, em resposta às condições perigosas e insalubres que prevaleciam em muitas indústrias.

O Reino Unido foi um dos primeiros países a adotar leis de segurança do trabalho. Em 1833, foi promulgada a primeira lei de fábricas, que limitava o trabalho infantil e estabelecia algumas medidas de segurança e saúde para os trabalhadores. Em 1844, a Lei dos 10 Horas limitava a jornada de trabalho para 10 horas por dia, para melhorar a saúde e segurança dos trabalhadores.

Na França, em 1898, a Lei Millerand foi promulgada, que exigia que as empresas fornecessem equipamentos de proteção individual (EPI) para os trabalhadores.

Nos Estados Unidos, a segurança do trabalho começou a se desenvolver no final do século XIX e início do século XX, em resposta aos acidentes e doenças ocupacionais que ocorriam na indústria. A primeira lei de segurança do trabalho nos EUA foi a Lei de Compensação de Trabalhadores, aprovada em 1908 em Nova York, que estabelecia uma forma de seguro para trabalhadores que sofriam lesões no trabalho.

A partir daí, outros países adotaram leis e regulamentações de segurança do trabalho, com o objetivo de proteger a saúde e integridade dos trabalhadores e prevenir acidentes e doenças ocupacionais.

Hoje em dia, a segurança do trabalho é uma área cada vez mais importante em todo o mundo, com uma série de normas, regulamentos e padrões estabelecidos para garantir a proteção dos trabalhadores e promover um ambiente de trabalho saudável e seguro.

História da Segurança do Trabalho no Brasil e no mundo


Vídeo produzido pela ProLife Saúde e Segurança do Trabalho.

O que mudou na segurança do trabalho?

A segurança do trabalho é uma área que passou por diversas mudanças e evoluções ao longo do tempo, acompanhando as transformações tecnológicas, sociais e econômicas que ocorreram nas últimas décadas. Algumas das principais mudanças na área de segurança do trabalho incluem:

  • Legislação mais abrangente: Ao longo do tempo, houve uma ampliação das normas e leis relacionadas à segurança do trabalho, tornando mais rigorosas as medidas de proteção e prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.
  • Maior uso de tecnologia: As tecnologias aplicadas à segurança do trabalho evoluíram bastante, permitindo o desenvolvimento de equipamentos de proteção mais avançados, sistemas de monitoramento e controle de riscos, entre outros recursos.
  • Mudanças na cultura organizacional: Cada vez mais empresas têm percebido a importância de investir em medidas de segurança do trabalho, não apenas por questões legais, mas também por uma questão de responsabilidade social e valorização dos trabalhadores.
  • Preocupação com a saúde ocupacional: Além dos riscos físicos, a área de segurança do trabalho tem se preocupado cada vez mais com os riscos psicossociais e de saúde mental dos trabalhadores.
  • Enfoque em prevenção: A abordagem da segurança do trabalho tem mudado de uma visão corretiva para uma visão preventiva, com ações que buscam evitar a ocorrência de acidentes e doenças ocupacionais.

Essas mudanças têm levado a uma maior conscientização sobre a importância da segurança do trabalho e uma maior preocupação em garantir ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis para os trabalhadores.

O que faz a segurança do trabalho?

O que faz a segurança do trabalho?

Em segurança do trabalho, são realizadas diversas atividades e ações com o objetivo de prevenir acidentes e doenças ocupacionais, garantindo um ambiente de trabalho saudável e seguro para os trabalhadores.

Algumas das principais atividades realizadas em segurança do trabalho são:

  • Identificação e avaliação de riscos: É preciso identificar e avaliar os riscos existentes no ambiente de trabalho, a fim de implementar medidas preventivas para minimizá-los. Para isso, podem ser realizadas análises de riscos, auditorias de segurança, inspeções e outras atividades similares.
  • Implementação de medidas de segurança: Com base na identificação e avaliação dos riscos, devem ser implementadas medidas de segurança para minimizar ou eliminar os riscos. Essas medidas podem incluir a adoção de equipamentos de proteção individual (EPIs) e coletiva (EPCs), a sinalização de áreas perigosas, a implementação de sistemas de ventilação, entre outras.
  • Treinamento e capacitação: É fundamental que todos os trabalhadores recebam treinamentos e capacitações sobre segurança do trabalho, com o objetivo de conscientizá-los sobre os riscos e perigos existentes no ambiente de trabalho, bem como ensinar a utilização correta dos EPIs e EPCs.
  • Acompanhamento e controle: É importante realizar acompanhamento e controle das medidas de segurança adotadas, a fim de verificar sua eficácia e corrigir eventuais falhas. Também é importante manter um registro dos acidentes e incidentes ocorridos, para identificar possíveis melhorias nas medidas de segurança.
  • Investigação de acidentes e incidentes: Quando ocorrem acidentes ou incidentes, é importante investigar as causas para identificar possíveis falhas nas medidas de segurança adotadas e implementar ações corretivas.
  • Participação em comitês de segurança e saúde no trabalho: É importante a participação em comitês de segurança e saúde no trabalho, onde são discutidos temas relacionados à segurança do trabalho e implementadas ações preventivas.

Essas são algumas das principais atividades realizadas em segurança do trabalho, com o objetivo de garantir um ambiente de trabalho saudável e seguro para os trabalhadores.

É importante lembrar que a segurança do trabalho é responsabilidade de todos, e que a adoção de medidas efetivas pode trazer benefícios para a saúde e integridade física dos trabalhadores, além de reduzir os custos com acidentes e doenças ocupacionais.

Áreas de atuação da segurança do trabalho

A segurança do trabalho é uma área que abrange diversos setores e atividades, tendo como objetivo prevenir acidentes e doenças ocupacionais e garantir um ambiente de trabalho seguro para os trabalhadores.

Algumas das principais áreas de atuação da segurança do trabalho são:

  • Indústria: Na indústria, a segurança do trabalho é essencial para prevenir acidentes em máquinas e equipamentos, garantir a segurança dos trabalhadores em áreas de produção e armazenagem, e controlar a exposição a substâncias químicas nocivas.
  • Construção civil: Na construção civil, a segurança do trabalho é fundamental para prevenir acidentes em obras, garantir a utilização correta de equipamentos de proteção individual (EPIs) e coletiva (EPCs), e evitar riscos associados a quedas, choques elétricos, soterramentos, entre outros.
  • Mineração: Na mineração, a segurança do trabalho é essencial para garantir a integridade física dos trabalhadores em áreas de mineração, controlar a exposição a poeiras e gases tóxicos, e prevenir acidentes em máquinas e equipamentos de grande porte.
  • Transporte: No transporte, a segurança do trabalho é importante para garantir a segurança dos trabalhadores em veículos de transporte terrestre, aéreo e marítimo, prevenir acidentes de trânsito e garantir a utilização correta de EPIs.
  • Saúde: Na área de saúde, a segurança do trabalho é fundamental para garantir a segurança dos trabalhadores em hospitais, clínicas e laboratórios, controlar a exposição a substâncias químicas nocivas e prevenir acidentes em máquinas e equipamentos.
  • Escritórios: Mesmo em ambientes de escritórios, a segurança do trabalho é importante para prevenir acidentes relacionados à ergonomia, como lesões por esforço repetitivo e problemas de postura, além de garantir a utilização correta de equipamentos de proteção.

Essas são algumas das principais áreas de atuação da segurança do trabalho, mas é importante lembrar que a segurança do trabalho é uma preocupação em todas as atividades que envolvem trabalhadores, independentemente do setor.

Vale a pena estudar segurança do trabalho?

Sim, estudar segurança do trabalho pode ser uma excelente escolha para quem busca uma carreira na área de saúde e segurança ocupacional.

A segurança do trabalho é um campo em constante crescimento e desenvolvimento, com oportunidades em diversos setores da economia, desde a indústria até o comércio e os serviços.

Além disso, a segurança do trabalho é uma área muito importante para a proteção da saúde e integridade dos trabalhadores, prevenindo acidentes e doenças ocupacionais. Por isso, há uma grande demanda por profissionais qualificados em segurança do trabalho em todo o mundo.

O profissional de segurança do trabalho pode atuar em diversas frentes, desde a análise de riscos e elaboração de planos de prevenção, até a fiscalização e treinamento dos trabalhadores.

Com uma formação adequada e atualizada, é possível desenvolver uma carreira sólida e de sucesso na área de segurança do trabalho.

Mercado de trabalho para segurança do trabalho

O mercado de trabalho em segurança do trabalho é bastante amplo, abrangendo uma grande variedade de setores e atividades. Empresas de diversos segmentos, como construção civil, indústria, comércio, saúde e serviços, têm a obrigação de implementar medidas de segurança e saúde do trabalho para proteger seus funcionários e evitar acidentes e doenças ocupacionais.

Assim, há uma demanda crescente por profissionais qualificados em segurança do trabalho, como técnicos em segurança do trabalho, engenheiros de segurança do trabalho, médicos do trabalho, enfermeiros do trabalho, entre outros.

Além disso, órgãos governamentais, como a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho e o Ministério do Trabalho e Emprego, também demandam profissionais de segurança do trabalho em diversas áreas.

A necessidade de empresas e órgãos governamentais implementarem medidas de segurança e saúde do trabalho, bem como a crescente preocupação com a saúde e o bem-estar dos trabalhadores, tornam o mercado de trabalho em segurança do trabalho uma área em constante crescimento e desenvolvimento.

Quais os profissionais de Segurança do Trabalho?

Quais os profissionais de Segurança do Trabalho?

Conforme estabelece a Norma Regulamentadora nº 04, as empresas ou instituições privadas e públicas, devem implementar um quadro multidisciplinar de profissionais responsáveis pela saúde e segurança do trabalho, chamado de Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT.

O SESMT deverá ser formado, conforme o Quadro II da Norma Regulamentadora nº 04:

  • Médico do Trabalho;
  • Engenheiro de Segurança do Trabalho;
  • Técnico de Segurança do Trabalho;
  • Enfermeiro do Trabalho;
  • Auxiliar de Enfermagem do Trabalho.

É importante ressaltar, que todo empregado tem a responsabilidade de colaborar e garantir a segurança e saúde no local de trabalho.

O que faz cada profissional de Segurança do Trabalho?

De acordo, a Classificação Brasileira de Ocupações – CBO, os profissionais relacionados ao SESMT podem realizar as seguintes atividades:

  • Médico do Trabalho (CBO 2251-40) – Realizam consultas e atendimentos médicos; tratam pacientes e clientes; implementam ações de prevenção de doenças e promoção da saúde tanto individuais quanto coletivas; coordenam programas e serviços em saúde, efetuam perícias, auditorias e sindicâncias médicas; elaboram documentos e difundem conhecimentos da área médica.
  • Engenheiro de Segurança do Trabalho (CBO 2149-15) – Controlam perdas de processos, produtos e serviços ao identificar, determinar e analisar causas de perdas, estabelecendo plano de ações preventivas e corretivas. Desenvolvem, testam e supervisionam sistemas, processos e métodos produtivos, gerenciam atividades de segurança do trabalho e do meio ambiente, planejam empreendimentos e atividades produtivas e coordenam equipes, treinamentos e atividades de trabalho.
  • Técnico de Segurança do Trabalho (CBO 3516-05) – Elaboram, participam da elaboração e implementam política de saúde e segurança do trabalho (SST); realizam auditoria, acompanhamento e avaliação na área; identificam variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente. Desenvolvem ações educativas na área de saúde e segurança do trabalho; participam de perícias e fiscalizações e integram processos de negociação. Participam da adoção de tecnologias e processos de trabalho; gerenciam documentação de SST; investigam, analisam acidentes e recomendam medidas de prevenção e controle.
  • Enfermeiro do Trabalho (CBO 2235-30) – Prestam assistência ao paciente e/ou cliente; coordenam, planejam ações e auditam serviços de enfermagem e/ou perfusão. Os enfermeiros implementam ações para a promoção da saúde junto à comunidade. Os perfusionistas realizam procedimentos de circulação extracorpórea em hospitais. Todos os profissionais desta família ocupacional podem realizar pesquisa.
  • Auxiliar de Enfermagem do Trabalho (CBO 3222-35) – Desempenham atividades técnicas de enfermagem em empresas públicas e privadas como: hospitais, clínicas e outros estabelecimentos de assistência médica, embarcações e domicílios; atuam em cirurgia, terapia, puericultura, pediatria, psiquiatria, obstetrícia, saúde ocupacional e outras áreas. Prestam assistência ao paciente zelando pelo seu conforto e bem estar, administram medicamentos e desempenham tarefas de instrumentação cirúrgica, posicionando de forma adequada o paciente e o instrumental. Organizam ambiente de trabalho e dão continuidade aos plantões. Trabalham em conformidade às boas práticas, normas e procedimentos de biossegurança. Realizam registros e elaboram relatórios técnicos. Desempenham atividades e realizam ações para promoção da saúde da família.

» Leia também: Quanto Ganha um Técnico em Segurança do Trabalho em 2023?

Quais os salários em Segurança do Trabalho?

O salário de um profissional de segurança do trabalho pode variar bastante dependendo do setor de atuação, da região do país, do nível de formação e da experiência do profissional.

De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério da Economia, em 2021:

  • O salário médio de um Técnico em Segurança do Trabalho no Brasil era de cerca de R$ 2.800,00 por mês. No entanto, em algumas regiões do país, como no Sudeste e Sul, esse valor pode chegar a ultrapassar os R$ 3.500,00 mensais;
  • O salário de um Engenheiro de Segurança do Trabalho pode variar de acordo com o porte da empresa e o tipo de atividade realizada, podendo ultrapassar os R$ 10.000,00 mensais em alguns casos;
  • O salário médio para Médicos do Trabalho no Brasil é de aproximadamente R$ 9.775,00. No entanto, essa média pode variar bastante dependendo da especialidade, do porte da empresa e da região do país;
  • O salário médio para Enfermeiros do Trabalho no Brasil é de aproximadamente R$ 4.327,00. No entanto, essa média pode variar bastante dependendo da especialidade, do porte da empresa e da região do país;
  • O salário médio para Auxiliares de Enfermagem do Trabalho no Brasil é de aproximadamente R$ 2.460,00. No entanto, essa média pode variar bastante dependendo da especialidade, do porte da empresa e da região do país.

É importante lembrar que esses valores são apenas uma referência, e que o salário de um profissional de segurança do trabalho pode variar bastante dependendo das características específicas de cada empresa e do mercado de trabalho em cada região.

Como garantir a segurança no ambiente de trabalho?

Garantir a segurança no ambiente de trabalho é um compromisso importante tanto para os empregadores quanto para os empregados. Para isso, é necessário adotar medidas preventivas e de controle de riscos, que envolvem desde o planejamento do espaço físico até a capacitação dos funcionários em segurança do trabalho.

Algumas medidas que podem ajudar a garantir a segurança no ambiente de trabalho incluem:

  • Identificar e avaliar os riscos: é importante realizar uma avaliação de risco para identificar os perigos presentes no ambiente de trabalho e avaliar seu grau de gravidade e probabilidade de ocorrência.
  • Adotar medidas preventivas: com base na avaliação de risco, é possível adotar medidas preventivas para eliminar ou controlar os riscos identificados, como o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), sinalização de áreas perigosas, controle de acesso a áreas restritas, entre outras .
  • Capacitar os funcionários: é importante capacitar os funcionários em segurança do trabalho, para que eles possam reconhecer os riscos e adotar as medidas preventivas adequadas.
  • Manter os equipamentos e instalações em boas condições: é fundamental manter os equipamentos e instalações em boas condições de funcionamento e realizar manutenções periódicas para evitar falhas e acidentes.
  • Promover a cultura de segurança: é importante promover uma cultura de segurança no ambiente de trabalho, incentivando os funcionários a adotar comportamentos seguros e relatar possíveis riscos ou acidentes.
  • Realizar treinamentos periódicos: é fundamental realizar treinamentos periódicos em segurança do trabalho, para manter os funcionários atualizados sobre as melhores práticas e normas regulamentadoras.
  • Seguir as normas regulamentadoras: as normas regulamentadoras (NRs) são uma série de regulamentações providas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) que estabelecem requisitos mínimos de segurança e saúde ocupacional. É importante seguir as NRs correspondentes ao setor de atuação da empresa.

É importante lembrar que a segurança do trabalho é um tema complexo e que as medidas adotadas devem ser específicas para cada empresa e setor de atuação.

Por isso, as empresas ou instituições devem contar com profissionais especializados em segurança do trabalho para auxiliar na identificação e controle dos riscos presentes no ambiente de trabalho.

Quais são as Normas Regulamentadoras (NRs) de segurança do trabalho?

como a segurança do trabalho é regulamentada no brasil

As Normas Regulamentadoras (NRs) são um conjunto de normas criadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para estabelecer os requisitos mínimos de segurança e saúde ocupacional em diversos setores da economia.

Atualmente, temos 36 NRs em vigor, pois a NR-2 – Inspeção prévia e a NR 27 – Registro profissional do técnico de segurança do trabalho foram revogadas.

E são elas:

  • NR-1 – Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais;
  • NR-2 – Inspeção Prévia (Revogada);
  • NR-3 – Embargo ou Interdição;
  • NR-4 – Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT);
  • NR-5 – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA);
  • NR-6 – Equipamentos de Proteção Individual (EPI);
  • NR-7 – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO);
  • NR-8 – Edificações;
  • NR-9 – Avaliação e Controle das Exposições Ocupacionais a Agentes Físicos, Químicos e Biológicos;
  • NR-10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade;
  • NR-11 – Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais;
  • NR-12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos;
  • NR-13 – Caldeiras, Vasos de Pressão e Tubulações e Tanques Metálicos de Armazenamento;
  • NR-14 – Fornos;
  • NR-15 – Atividades e Operações Insalubres;
  • NR-16 – Atividades e Operações Perigosas;
  • NR-17 – Ergonomia;
  • NR-18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção NR-19 – Explosivos;
  • NR-20 – Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis;
  • ​​NR-21 – Trabalhos a Céu Aberto;
  • NR-22 – Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração;
  • NR-23 – Proteção contra Incêndios;
  • NR-24 – Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho;
  • NR-25 – Resíduos Industriais;
  • NR-26 – Sinalização de Segurança;
  • NR-27 – Registro Profissional do Técnico de Segurança do Trabalho no MTB (Revogada);
  • NR-28 – Fiscalização e Penalidades;
  • NR-29 – Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde no Trabalho Portuário;
  • NR-30 – Segurança e Saúde no Trabalho Aquaviário;
  • NR-31 – Segurança e Saúde no Trabalho na Agricultura,Pecuária, Silvicultura, Exploração Florestal e Aquicultura;
  • NR-32 – Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde;
  • NR-33 – Segurança e Saúde no Trabalho em Espaços Confinados;
  • NR-34 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção e Reparação Naval;
  • NR-35 – Trabalho em Altura;
  • NR-36 – Segurança e Saúde no Trabalho em Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados;
  • NR-37 – Segurança e Saúde Em Plataformas de Petróleo;
  • NR-38 – Segurança e Saúde no Trabalho nas Atividades de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos.

Quais são os principais riscos no ambiente de trabalho?

Existem vários riscos que podem estar presentes no ambiente de trabalho, e eles podem variar de acordo com a atividade desenvolvida e as condições do local de trabalho.

Alguns dos principais riscos ocupacionais incluem:

  • Riscos físicos: são aqueles que podem causar danos ao corpo do trabalhador, como ruído excessivo, vibração, radiação ionizante e não ionizante, temperaturas extremas, pressão anormais, umidade e iluminação intencional.
  • Riscos químicos: são aqueles que envolvem a exposição a produtos químicos, como poeiras, gases, vapores, líquidos e sólidos que podem causar danos à saúde, como intoxicação, alergias e irritações.
  • Riscos biológicos: são aqueles que envolvem a exposição a agentes biológicos, como vírus, bactérias, fungos, parasitas e outros microrganismos que podem causar doenças.
  • Riscos ergonômicos: são aqueles que envolvem a postura e exercícios experimentais no ambiente de trabalho, como esforço físico intenso, repetitividade, monotonia, trabalho em turno, trabalho em pé ou sentado por períodos prolongados e uso inadequado de equipamentos e mobiliários.
  • Riscos de acidentes: são aqueles que envolvem situações de emergência, como quedas, cortes, fraturas, queimaduras, explosões, incêndios e descargas elétricas.
  • Riscos psicossociais: são aqueles que envolvem fatores emocionais e sociais no ambiente de trabalho, como assédio moral, estresse, pressão por resultados, violência, síndrome e sobrecarga de trabalho.

É importante que os empregadores e empregados estejam cientes dos riscos presentes no ambiente de trabalho e adotem medidas preventivas para garantir a segurança e saúde do trabalhador. O cumprimento das normas regulamentadoras (NRs) é fundamental para prevenir acidentes e doenças ocupacionais.

Qual a importância da segurança do trabalho?

A segurança do trabalho é extremamente importante, pois visa proteger a saúde e a integridade física dos trabalhadores no ambiente de trabalho. Quando uma empresa adota medidas de segurança efetivas, ela está criando um ambiente de trabalho saudável e seguro, que pode trazer benefícios para todos os envolvidos.

Algumas das principais razões para a importância da segurança do trabalho são:

  • Prevenção de acidentes: A adoção de medidas de segurança do trabalho ajuda a prevenir acidentes no ambiente de trabalho, como quedas, cortes, fraturas, entre outros. Isso pode reduzir os custos com indenizações, afastamentos e tratamentos médicos.
  • Proteção da saúde dos trabalhadores: As medidas de segurança do trabalho visam também proteger a saúde dos trabalhadores, prevenindo doenças ocupacionais, como lesões por esforço repetitivo, perda auditiva induzida por ruído, doenças respiratórias, entre outras.
  • Aumento da produtividade: Um ambiente de trabalho seguro e saudável pode aumentar a produtividade dos trabalhadores, pois eles se sentem mais valorizados e motivados, além de reduzir o absenteísmo por doenças e acidentes.
  • Cumprimento das normas legais: As empresas são obrigadas por lei a garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável para seus funcionários. O não cumprimento das normas pode gerar sanções e penalidades.
  • Imagem da empresa: Uma empresa que se preocupa com a segurança do trabalho pode ter uma imagem positiva perante a sociedade, clientes, investidores e órgãos reguladores, o que pode aumentar a confiança e a credibilidade da empresa.

Portanto, é fundamental que as empresas adotem medidas de segurança do trabalho efetivas, visando proteger a saúde e a integridade física de seus trabalhadores, prevenindo acidentes e doenças ocupacionais e aumentando a produtividade e a imagem da empresa.

Como promover a segurança do trabalho na empresa?

qual a importância da segurança do trabalho

Para promover a segurança do trabalho na empresa, é preciso seguir algumas medidas importantes. Veja abaixo algumas sugestões:

  • Treinamento e capacitação: É fundamental que todos os trabalhadores recebam treinamentos e capacitações sobre segurança do trabalho, com o objetivo de conscientizá-los sobre os riscos e perigos existentes no ambiente de trabalho, bem como ensinar a utilização correta dos equipamentos de proteção individual (EPIs) e coletiva (EPCs).
  • Identificação e avaliação dos riscos: É preciso identificar e avaliar os riscos existentes no ambiente de trabalho, a fim de implementar medidas preventivas para minimizá-los. Para isso, pode-se realizar análises de riscos, auditorias de segurança, inspeções e outras atividades similares.
  • Implementação de medidas de segurança: Com base na identificação e avaliação dos riscos, devem ser implementadas medidas de segurança para minimizar ou eliminar os riscos. Essas medidas podem incluir a adoção de EPIs e EPCs, a sinalização de áreas perigosas, a implementação de sistemas de ventilação, entre outras.
  • Acompanhamento e controle: É importante realizar acompanhamento e controle das medidas de segurança adotadas, a fim de verificar sua eficácia e corrigir eventuais falhas. Também é importante manter um registro dos acidentes e incidentes ocorridos, para identificar possíveis melhorias nas medidas de segurança.
  • Participação e engajamento dos trabalhadores: É fundamental que os trabalhadores participem ativamente da promoção da segurança do trabalho, dando sugestões, identificando riscos e comunicando situações de perigo. Para isso, pode-se estimular o diálogo e a participação em comitês de segurança e saúde no trabalho.
  • Investimento em tecnologia e inovação: A adoção de tecnologias e inovações que visem a segurança do trabalho pode trazer muitos benefícios para a empresa, como a redução de acidentes e doenças ocupacionais. É importante estar sempre atualizado quanto às novas tecnologias disponíveis no mercado e considerar seu investimento.

Essas são algumas sugestões para promover a segurança do trabalho na empresa. É importante lembrar que a segurança do trabalho é responsabilidade de todos, e que a adoção de medidas efetivas pode trazer benefícios para a saúde e integridade física dos trabalhadores, além de reduzir os custos com acidentes e doenças ocupacionais.

Por que investir na segurança do trabalho?

Investir na segurança do trabalho é essencial para garantir a saúde e bem-estar dos colaboradores, além de trazer diversos benefícios para a empresa. Alguns motivos para investir na segurança do trabalho são:

  • Redução de acidentes e doenças ocupacionais: Com a implementação de medidas de segurança, os riscos de acidentes e doenças ocupacionais diminuem, o que reduz o número de afastamentos e licenças médicas e aumenta a produtividade.
  • Cumprimento de normas e leis: A empresa que investe em segurança do trabalho está em conformidade com as normas regulamentadoras e legislações pertinentes, evitando possíveis multas e sanções.
  • Melhoria do clima organizacional: Ao demonstrar preocupação com a segurança e bem-estar dos colaboradores, a empresa contribui para o fortalecimento do clima organizacional e para o engajamento da equipe.
  • Valorização da imagem da empresa: A empresa que investe na segurança do trabalho transmite uma imagem positiva para seus colaboradores, clientes e sociedade em geral, o que pode contribuir para a atração e retenção de talentos e para a fidelização de clientes.
  • Redução de custos: Com a redução de acidentes e doenças ocupacionais, a empresa evita gastos com indenizações trabalhistas, afastamentos, licenças médicas, entre outros custos associados a acidentes e doenças no ambiente de trabalho.

Em resumo, investir na segurança do trabalho é uma estratégia importante para proteger os colaboradores, cumprir as normas e leis, melhorar o clima organizacional, valorizar a imagem da empresa e reduzir custos.

Cursos de aperfeiçoamento na área de segurança do trabalho

Com os constantes avanços da tecnologia e dos processos de trabalho, a área de segurança do trabalho também precisa se atualizar e se adaptar às novas demandas. Fazer cursos de aperfeiçoamento na área é fundamental para manter os profissionais atualizados e capacitados a identificar e gerenciar os riscos ocupacionais em seus ambientes de trabalho.

Por isso, conheça os cursos de aperfeiçoamento disponíveis na área de segurança do trabalho e comece agora mesmo a se atualizar. Para isso, acesse: 9 cursos em segurança do trabalho que melhoram seu currículo.

Dia da segurança do trabalho

No Brasil, não existe um “Dia da Segurança do Trabalho” oficialmente reconhecido. No entanto, o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, é comemorado em 27 de julho.

Esse dia é dedicado à conscientização sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, enfatizando a segurança no trabalho e a promoção de ambientes laborais saudáveis. É também uma oportunidade para homenagear as vítimas de acidentes de trabalho e para destacar a necessidade de medidas preventivas para proteger os trabalhadores em seus locais de trabalho.

Portanto, embora não seja especificamente chamado de “Dia da Segurança do Trabalho”, é uma ocasião relevante para abordar essas questões.

Compartilhe o texto:

5 Comentários

  1. Ola , bom dia
    Gostei muito do Blog , mais gostaria de saber quem e o responsavel para emitir uma PT ??
    E em qual norma esta quem e resposavel para emissão de Pt

    Att

    Divino Henrique

  2. Ola boa tarde, na obra onde trabalho os encarregado e os técnico fazem as APT com orientação dos técnico de segurança. será a medida é certa?

  3. Oi boa tarde. .. meu nome e Amaury Borges tenho 28 anos mora em Teresina e estou precisando estágio vagas de emprego técnico em segurança do trabalho é sou pouco experiência …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais