8 Cursos em Segurança do Trabalho que Melhoram seu Currículo

Muitos profissionais da área de segurança do trabalho têm dúvida a respeito de quais cursos complementares devem fazer para melhorar o currículo e aperfeiçoar seu conhecimento, bem como impulsionar sua carreira profissional.

Os cursos de aperfeiçoamento na segurança do trabalho podem fazer toda a diferença em um processo seletivo de emprego, é imprescindível hoje em dia que o profissional de segurança do trabalho tenha uma complementação da sua formação, podendo fazer a diferença a seu favor.

Pense que os cursos complementares vão impulsionar a sua atuação e que conhecimento é a diferença de um bom profissional para um mediano.

Para ajudar na sua escolha vamos falar sobre 8 cursos em segurança do trabalho que vão melhorar seu currículo, confira:

Cursos complementares para segurança do trabalho

1. Bombeiro civil

cursos de segurança do trabalho

Normalmente, na segurança do trabalho precisamos ministrar treinamentos referentes à prevenção e combate a incêndio, mas para ensinar ou ministrar esses treinamentos, temos que conhecer com uma certa profundidade o tema, ou seja, ter proficiência.

Durante o curso de bombeiro civil é ensinado técnicas para o combate de incêndio, abandono de local sinistrado, primeiros socorros e a inspeção de equipamentos de emergência.

O curso de bombeiro civil é muito útil e um ótimo diferencial no currículo.

2. NR-10 (Instalações e Serviços em Eletricidade)

cursos em segurança do trabalho

Normalmente, o profissional de segurança do trabalho encontrará algumas atividades que envolvam energia elétrica.

Dessa forma, para quem pretende trabalhar no ramo de eletricidade é importante ter o curso de NR-10, isso fará toda a diferença durante uma seleção de emprego.

O conteúdo do curso envolve um conhecimento básico sobre instalações e serviços em eletricidade. No entanto, para quem busca algo mais avançado, pode complementá-lo com o curso de SEP (Sistema Elétrico de Potência).

O curso da NR-10 é indispensável para o técnico de segurança do trabalho que busca orientar, preparar e supervisionar trabalhadores expostos ao risco elétrico.

3. NR-33 (Espaços Confinados)

curso segurança do trabalho

Alguns ambientes não foram projetados para a ocupação humana, seu espaço foi construído para armazenagem de materiais como grãos, líquidos, máquinas. São os espaços confinados, locais com diversos riscos, como por exemplo: silos, bueiros, galerias, caixa d´água, etc.

A capacitação na NR-33 além de destacar o currículo, o participante aprende a analisar e entender cada um dos riscos que esses locais oferecem, como os riscos químicos, físicos, biológicos, ergonômicos e mecânicos, de explosão e atmosfera IPVS (Imediatamente Perigosa à Vida ou à Saúde).

4. NR-35 (Trabalho em Altura)

curso de segurança do trabalho

O trabalho em altura é responsável por muitos acidentes de trabalho no Brasil, por isso, esta Norma é importantíssima para o aperfeiçoamento do profissional de segurança do trabalho.

A capacitação busca preparar o profissional para o desenvolvimento de atividades em altura, através de conhecimento teórico e prático, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade.

Dessa forma, essa preparação torna o profissional preparado não somente para lidar com os trabalhadores que executam esta atividade, mas também como agir em caso de emergência e resgate.

5. Auditor Interno de SGI (Sistemas de Gestão Integrado)

cursos de segurança do trabalho online

A auditoria interna é realizada pela empresa com o objetivo de inspecionar seus próprios sistemas de gestão da qualidade, meio ambiente e segurança do trabalho, com a finalidade de assegurar que seus parâmetros de gestão predefinidos estejam sendo seguidos, atingindo os resultados esperados e previamente objetivados, caso contrário, devem ser melhorados.

Para ser um auditor interno é necessário realizar o curso e conhecer bem algumas Normas nacionais e internacionais, aos quais utilizará como base para que possa identificar as possíveis conformidades e não conformidades nos sistemas de gestão.

O curso é um grande diferencial no currículo, principalmente, para quem busca trabalhar em empresas que possuem ou pretendem ter uma certificação (ISO 9001, 14001 e 45001).

6. Inglês

cursos em segurança do trabalho online

Geralmente, um profissional com domínio da língua inglesa é mais reconhecido do que o profissional que não tem esse diferencial e se pretende trabalhar em multinacionais, ter um curso de inglês é fundamental.

Ter um bom domínio da língua inglesa não só melhora o currículo, mas melhora as perspectivas de emprego e aumenta a possibilidade de conquistar um excelente trabalho.

7. Informática

cursos segurança trabalho

É o curso mais básico, mas muito importante para o profissional de segurança do trabalho, que precisa saber pelo menos preencher uma planilha no Excel, utilizar o Word para elaborar ou atualizar alguns programas e documentos, bem como o PowerPoint para confeccionar treinamentos no âmbito da segurança e saúde do trabalho.

Sendo assim, quem não souber informática, mesmo que o básico, pode se dizer que está fora desse mercado de trabalho tão competitivo.

8. eSocial

segurança trabalho cursos

O e-Social é o sistema criado pelo governo federal e tem o objetivo de promover mais simplicidade e agilidade no processamento de informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas.

Em diversas empresas o envio dessas informações, especificamente, referentes a segurança do trabalho estão sob a responsabilidade do profissional de segurança do trabalho, e assim muitas empresas têm buscado no mercado profissionais com esse conhecimento, por isso o curso sobre o eSocial tornou-se um dos mais importantes atualmente.

Agora, é buscar realizar algum dos 8 cursos em segurança do trabalho mencionados no texto, melhorando o currículo e aumentando as chances de conquistar o sonhado emprego. Boa sorte!

Compartilhar o texto:

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

nove + 1 =

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais