Muitos profissionais da área de segurança do trabalho têm dúvida a respeito de quais cursos complementares devem fazer para melhorar o currículo e aperfeiçoar seu conhecimento, bem como impulsionar sua carreira profissional.
Os cursos de aperfeiçoamento na segurança do trabalho podem fazer toda a diferença em um processo seletivo de emprego, é imprescindível hoje em dia que o profissional de segurança do trabalho tenha uma complementação da sua formação, podendo fazer a diferença a seu favor.
Pense que os cursos complementares vão impulsionar a sua atuação e que conhecimento é a diferença de um bom profissional para um mediano.
Para ajudar na sua escolha vamos falar sobre 8 cursos em segurança do trabalho que vão melhorar seu currículo, confira:
Cursos complementares para segurança do trabalho
1. Bombeiro civil
Normalmente, na segurança do trabalho precisamos ministrar treinamentos referentes à prevenção e combate a incêndio, mas para ensinar ou ministrar esses treinamentos, temos que conhecer com uma certa profundidade o tema, ou seja, ter proficiência.
Durante o curso de bombeiro civil é ensinado técnicas para o combate de incêndio, abandono de local sinistrado, primeiros socorros e a inspeção de equipamentos de emergência.
O curso de bombeiro civil é muito útil e um ótimo diferencial no currículo.
- Leia também: Como fazer um Currículo.
2. NR-10 (Instalações e Serviços em Eletricidade)
Normalmente, o profissional de segurança do trabalho encontrará algumas atividades que envolvam energia elétrica.
Dessa forma, para quem pretende trabalhar no ramo de eletricidade é importante ter o curso de NR-10, isso fará toda a diferença durante uma seleção de emprego.
O conteúdo do curso envolve um conhecimento básico sobre instalações e serviços em eletricidade. No entanto, para quem busca algo mais avançado, pode complementá-lo com o curso de SEP (Sistema Elétrico de Potência).
O curso da NR-10 é indispensável para o técnico de segurança do trabalho que busca orientar, preparar e supervisionar trabalhadores expostos ao risco elétrico.
- Dica de Curso: Curso de NR-10 Básico + NR-10 SEP.
3. NR-33 (Espaços Confinados)
Alguns ambientes não foram projetados para a ocupação humana, seu espaço foi construído para armazenagem de materiais como grãos, líquidos, máquinas. São os espaços confinados, locais com diversos riscos, como por exemplo: silos, bueiros, galerias, caixa d´água, etc.
A capacitação na NR-33 além de destacar o currículo, o participante aprende a analisar e entender cada um dos riscos que esses locais oferecem, como os riscos químicos, físicos, biológicos, ergonômicos e mecânicos, de explosão e atmosfera IPVS (Imediatamente Perigosa à Vida ou à Saúde).
4. NR-35 (Trabalho em Altura)
O trabalho em altura é responsável por muitos acidentes de trabalho no Brasil, por isso, esta Norma é importantíssima para o aperfeiçoamento do profissional de segurança do trabalho.
A capacitação busca preparar o profissional para o desenvolvimento de atividades em altura, através de conhecimento teórico e prático, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade.
Dessa forma, essa preparação torna o profissional preparado não somente para lidar com os trabalhadores que executam esta atividade, mas também como agir em caso de emergência e resgate.
5. Auditor Interno de SGI (Sistemas de Gestão Integrado)
A auditoria interna é realizada pela empresa com o objetivo de inspecionar seus próprios sistemas de gestão da qualidade, meio ambiente e segurança do trabalho, com a finalidade de assegurar que seus parâmetros de gestão predefinidos estejam sendo seguidos, atingindo os resultados esperados e previamente objetivados, caso contrário, devem ser melhorados.
Para ser um auditor interno é necessário realizar o curso e conhecer bem algumas Normas nacionais e internacionais, aos quais utilizará como base para que possa identificar as possíveis conformidades e não conformidades nos sistemas de gestão.
O curso é um grande diferencial no currículo, principalmente, para quem busca trabalhar em empresas que possuem ou pretendem ter uma certificação (ISO 9001, 14001 e 45001).
- Dica de Curso: Formação de Auditores Internos (ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001).
6. Inglês
Geralmente, um profissional com domínio da língua inglesa é mais reconhecido do que o profissional que não tem esse diferencial e se pretende trabalhar em multinacionais, ter um curso de inglês é fundamental.
Ter um bom domínio da língua inglesa não só melhora o currículo, mas melhora as perspectivas de emprego e aumenta a possibilidade de conquistar um excelente trabalho.
- Dica de Curso: Método Inglês na Prática.
7. Informática
É o curso mais básico, mas muito importante para o profissional de segurança do trabalho, que precisa saber pelo menos preencher uma planilha no Excel, utilizar o Word para elaborar ou atualizar alguns programas e documentos, bem como o PowerPoint para confeccionar treinamentos no âmbito da segurança e saúde do trabalho.
Sendo assim, quem não souber informática, mesmo que o básico, pode se dizer que está fora desse mercado de trabalho tão competitivo.
- Dica de Curso: Informática Online.
8. eSocial
O e-Social é o sistema criado pelo governo federal e tem o objetivo de promover mais simplicidade e agilidade no processamento de informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas.
Em diversas empresas o envio dessas informações, especificamente, referentes a segurança do trabalho estão sob a responsabilidade do profissional de segurança do trabalho, e assim muitas empresas têm buscado no mercado profissionais com esse conhecimento, por isso o curso sobre o eSocial tornou-se um dos mais importantes atualmente.
- Dica de Curso: eSocial Simplificado SST.
Agora, é buscar realizar algum dos 8 cursos em segurança do trabalho mencionados no texto, melhorando o currículo e aumentando as chances de conquistar o sonhado emprego. Boa sorte!
Bom dia
Quanto custa esse curso por gentileza
Att
Egmont