A importância da Psicologia na Segurança do Trabalho

A psicologia é uma área bastante vasta, que contribui em diversos aspectos com os quais o ser humano se relaciona e está envolvido. São várias as áreas, abordagens e métodos que compõem a psicologia na sua teoria e prática.

Assim, esta ciência beneficia o homem e as demais coisas ao seu redor, pois com o saber psicológico é possível compreender, prever e modificar o comportamento e fenômenos humanos.

Uma das áreas de atuação da psicologia é o âmbito do trabalho, a saber: Psicologia Organizacional e do Trabalho, que é muito ampla no que tange o conhecimento teórico e nas possibilidades de prática. A segurança do trabalho é um dos pontos sobre os quais a Psicologia do Trabalho atua, portanto, o presente texto se propõe a discorrer sobre a importância da psicologia na segurança do trabalho.

Entende-se como segurança do trabalho o aspecto no âmbito laboral que se preocupa com a preservação e a proteção da saúde e da segurança humana, as ações de segurança do trabalho envolvem a prevenção de acidentes de trabalho e o desenvolvimento de doenças ocupacionais, tais ações são embasadas em um conjunto teórico, técnico e metodológico multidisciplinar, isto é, envolve várias áreas do saber, como engenharia, medicina do trabalho, administração, educação física, psicologia, entre outras.

Como mencionado acima, são várias as profissões importantes neste aspecto, mas especificamente sobre a psicologia, pode-se dizer que o embasamento teórico e prático é de uma forma geral, a principal importância da psicologia na segurança do trabalho.

Como a psicologia e a segurança do trabalho se relacionam?

Para que seja possível compreender porque a psicologia é importante na segurança do trabalho, precisa-se entender o que a psicologia diz sobre segurança.

A segurança é entendida por muitos autores como uma necessidade primordial humana, assim como a necessidade fisiológica e a social. O ser humano necessita se sentir seguro nos seus relacionamentos, na sua moradia, na sua família, na rua, no seu corpo e, claro, no seu trabalho.

A necessidade de segurança é também relacionada à estabilidade, isto é, quando a necessidade de segurança não é atendida, há sentimento de instabilidade, como medo de perder o trabalho e isto afeta a saúde mental, o que pode desencadear diversas consequências.

Além disso, a psicologia se relaciona com a segurança do trabalho no que tange a compreensão dos fatores que podem causar os acidentes de trabalho e a partir desta compreensão se torna possível também a intervenção nos pontos que prejudicam a segurança e são estes os aspectos que demonstram a importância da psicologia na segurança do trabalho.

⇒ Leia também: Psicologia e Segurança do Trabalho – Qual a relação?

Qual a importância da psicologia na segurança do trabalho?

A maioria dos acidentes de trabalho, se não todos, é causada por falha humana, seja por excesso de confiança, por falta de manutenção de máquinas, por execução inadequada da atividade, por problemas cognitivos ou emocionais, enfim, estes fatores podem ser investigados e corrigidos através da psicologia.

A importância da psicologia na segurança do trabalho está, basicamente, na possibilidade de compreender como um acidente pode ser desencadeado, isto é, pode ser devido a problemas cognitivos, como atenção, concentração, raciocínio, habilidade.

A psicologia contribui ao corrigir estes problemas do recurso humano através de uma seleção mais adequada, ou seja, por meio da avaliação psicológica, é possível identificar o índice de atenção e concentração, as habilidades necessárias para determinada atividade e assim prevenir acidentes.

O saber psicológico permite, ainda, prevenir acidentes através de ações organizacionais como: pesquisa e melhora de clima organizacional; intervenções de conscientização e informação sobre o uso de EPI; recrutamento e seleção bem-sucedidos; identificação, prevenção e tratamento de questões emocionais que podem influenciar a segurança; consultoria de liderança, que auxilia na forma como os gestores atuam, etc.

Em suma, a importância da psicologia na segurança do trabalho está tanto no nível da prevenção, como no da intervenção, isto é, tanto adequando o ambiente de trabalho como modificando o comportamento dos funcionários, dos gestores e da organização.

Veja também

Uma ideia sobre “A importância da Psicologia na Segurança do Trabalho

  1. CRISTIANE MARTINI

    Boa tarde,

    Gostaria de receber um video com mais informações rteferente a psicologia, relacionada à segurança do trabalho.
    Como um técnico deve proceder, agir em relação ao trabalhador.

    Responder

Comentário