Os 10 principais sinais de um trabalhador estressado

O trabalho pode ser um fator desencadeante para diversas doenças e distúrbios emocionais, um deles pode ser o estresse. O trabalhador pode apresentar diversas respostas psicossomáticas devido às condições presentes no ambiente de trabalho, como a competitividade, o ritmo de trabalho, a forma como acontece os relacionamentos interpessoais.

Mas muitas vezes essas respostas podem não ser interpretadas corretamente, a pessoa acometida simplesmente tenta lidar com as dores de cabeça, com os problemas gastrointestinais, com a alteração de humor, apetite e sono, podendo acabar se automedicando e deixando de tratar o estresse devidamente.

Para que o trabalhador saiba se está estressado, é preciso que ele apresente alguns sinais. Portanto, este texto se propõe a descrever 10 sinais de um trabalhador estressado, ajudando assim a identificar e assim procurar ajuda profissional.

Os 10 principais sinais de um trabalhador estressado

1. Tensão

Um dos primeiros sinais que um trabalhador estressado apresenta é a tensão, aumento da adrenalina, alteração na respiração e frequência cardíaca. Isto tudo está relacionado à primeira fase do estresse, que é chamada de fase alerta, na qual o organismo responde ao estímulo estressor com o objetivo de proteção. Por isso, o trabalhador se vê, inicialmente, tenso, com preocupação e sempre alerta.

2. Problemas Gastrointestinais

Se o trabalhador nunca apresentou nenhum problema digestivo ou no estômago, como diarreia, prisão de ventre, dores no estômago, úlcera, asia, etc, é recomendado que analise quando estes problemas iniciaram, buscando relacioná-los com o estímulo estressor, pois estes problemas são característicos de um trabalhador estressado.

3. Irritabilidade

Com o estresse, o trabalhador apresenta alteração no seu padrão de humor, passando a se irritar com mais facilidade, isto é, passa a ter menos tolerância, menos paciência e isto se reflete nos relacionamentos, na forma como executa suas tarefas profissionais e no seu corpo.

4. Cansaço Excessivo

Outro sinal inicial que um trabalhador estressado apresenta é o cansaço extremo, neste caso é preciso que o trabalhador observe e compare se ele tem sentido o cansaço com mais facilidade e mais rapidamente do que antes do estímulo estressor.

⇒ Leia também: Estresse no Trabalho: Conceito, Causas, Sintomas e Tratamentos.

5. Alteração do Sono e do Apetite

Quando o trabalhador estressado começa a apresentar insônia ou excesso de sono, bem como aumento ou perda de apetite, então ele se encontra na segunda fase do estresse, a qual é denominada fase de resistência, em que o organismo tenta voltar ao seu equilíbrio normal, tentando se recuperar do estímulo estressor. Dessa forma, quando houver os sinais relacionados ao sono e ao apetite, o trabalhador deve ficar mais atento e buscar tratamento, caso ainda não tenha procurado ajuda profissional.

6. Obsessão com o fator estressor

Obsessões são pensamentos repetitivos, os quais possuem o mesmo conteúdo sempre. Dessa forma, um dos sinais mais evidentes de um trabalhador estressor é quando ele está sempre ligado mentalmente com o fator presente no seu ambiente de trabalho, sempre quer conversar sobre isso com as pessoas ao redor, reclamando e contando sobre tal condição, se vê pensando e sonhando sobre tal fator frequentemente.

7. Aparecimento de doenças e distúrbios

Se o trabalhador jamais tenha apresentado determinadas doenças e após o evento estressor, passa a apresentar doenças dermatológicas, hipertensão, queda de cabelo, tontura, cefaleia constante. Estas são consequências muito comuns em um trabalhador estressado, por isso, é preciso considerá-las como sinais do estresse organizacional.

8. Queda na produtividade

O trabalhador estressado logo percebe sua competência, seu comportamento no trabalho e sua produtividade serem alterados, isto é decorrente do cansaço, das obsessões, das doenças que surgem, da irritabilidade, etc. Então, o principal sinal apresentado na atividade profissional é a queda na produtividade.

9. Apatia e episódios depressivos

Caso o estresse não tenha sido identificado com os primeiros sinais e tratado devidamente, o quadro tende a piorar cada vez mais, principalmente se o fator estressante não for interrompido e continuar presente. Nesse caso, o trabalhador estressado começa a desenvolver sintomas depressivos, se tornando apático, isto é, sem esboçar emoções e reações, podendo desenvolver definitivamente transtornos psicológicos, como a depressão maior, fobias, ansiedade generalizada, etc.

10. Incapacitação

Quando o trabalhador chega à fase de exaustão, ele se torna totalmente incapacitado de trabalhar, não existe ânimo, motivação, energia física e nem condição psicológica para que o trabalhador estressado consiga ir ao trabalho e desempenhar suas tarefas normalmente.

Se você apresenta mais da metade destes sinais, é provável que você seja um trabalhador estressado e que se encontra na segunda fase do estresse. Para confirmar isso, é preciso visitar um profissional, isto é, um psicólogo, para que ele realize o diagnóstico e dirija o tratamento adequado.

Compartilhe o texto:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais