DDS Abril Verde

O Abril Verde é uma campanha de conscientização que acontece durante todo o mês de abril sobre segurança no trabalho e prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, que tem como objetivo de sensibilizar trabalhadores, empregadores e a sociedade em geral sobre a importância de adotar medidas de segurança no ambiente de trabalho e prevenir acidentes e doenças relacionados ao trabalho.

Atualmente, o Brasil ocupa o 4º lugar no ranking dos países com os maiores índices de ocorrência de acidentes do trabalho, conforme os dados divulgados pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Os acidentes de trabalho afetam não só a vida dos acidentados, mas também de muitas outras pessoas, como os familiares, amigos, colegas de trabalho, entre outros.

Na verdade, afetam toda uma sociedade, inclusive em termos financeiros, pois pode chegar a trilhões de reais gastos em despesas diretas e indiretas relacionadas aos acidentes de trabalho.

Dessa forma, a fim de melhorar esta realidade, foi criado o movimento denominado Abril Verde, que foi idealizado com o intuito de contribuir e beneficiar os empregados e empregadores no âmbito da Segurança e Saúde do Trabalho (SST) e, consequentemente, melhorar o retrato do Brasil neste quesito.

Porque Abril verde?

DDS Abril Verde

Antes de tudo, é importante explicar que o Abril verde se trata mais de um movimento do que uma campanha, pois a ideia do movimento inclui mais práticas e ações do que apenas conscientização.

Foi escolhido o mês de abril para marcar o movimento, devido a duas datas importantes relativas ao assunto, uma das datas é o Dia Mundial da Saúde, celebrada em 7 de abril, instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que define o conceito de saúde como um completo bem-estar físico, mental e social.

A outra data é o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, celebrada no dia 28 de abril, escolhida em homenagem às vítimas de um acidente ocorrido em uma mina do estado da Virgínia, nos EUA, que aconteceu no ano de 1969 e matou 78 trabalhadores.

Em relação à cor que marca o movimento, foi eleita a cor verde por estar relacionada aos cursos da área de Segurança e Saúde do Trabalho (SST).

Além disso, o símbolo da campanha é um laço verde, que representa a luta pela vida e pela saúde no ambiente de trabalho. O uso do laço verde é uma forma de mostrar solidariedade às vítimas de acidentes e doenças ocupacionais e de incentivar a prevenção desses problemas.

Vale destacar que o mês de abril foi eleito como um período de fortalecimento do movimento, mas que as ações e a conscientização devem perdurar todo o ano, em busca de melhorar a segurança e a saúde no trabalho.

Objetivos do Abril verde

Diante do alto índice de ocorrências de acidentes do trabalho, o Sindicato dos Técnicos de Segurança do Paraná (SINTESPAR) fez nascer o movimento abril verde, que tem como os principais objetivos:

  • Conscientizar a população sobre a segurança e saúde do trabalhador;
  • Redução dos acidentes de trabalho;
  • Debater responsabilidades entre gestores e governos;
  • Avaliar riscos;
  • Avaliar o comportamento dos cidadãos dentro e fora do trabalho;
  • Promover a qualidade de vida no trabalho;
  • Promover a cultura de prevenção;
  • Engajar a sociedade;
  • Promover ações e manifestações.

Ações do Abril verde

São realizadas diversas atividades durante todo o mês de abril, dentre elas estão palestras, eventos, caminhadas, distribuição de material e qualquer pessoa pode se engajar no movimento Abril verde para contribuir com diversas ações. Veja abaixo como participar:

  • Elaborar panfletos, cartilhas e distribuí-los gratuitamente na comunidade, nas empresas e nos eventos;
  • Promover palestras e eventos nas empresas, nas escolas, nas ruas, etc;
  • Promover parcerias criando uma rede cada vez maior, buscando contato com sindicatos e órgãos públicos, por exemplo;
  • Utilizar as redes sociais como ferramenta de disseminação, pois as mesmas proporcionam maior alcance do movimento, tanto para informar sobre os eventos, como para o compartilhamento de informações;
  • Fixar cartazes e faixas em locais permitidos e de boa visibilidade, para divulgar o movimento;
  • Inserir a cultura da prevenção no dia a dia, através de atitudes corriqueiras, diálogos individuais, contribuindo com a conscientização através das relações interpessoais;
  • Informar às pessoas sobre o abril verde, isto é, comentando com a família, amigos, colegas e assim por diante.

Quanto mais pessoas e empresas engajadas no movimento, maior será a repercussão e com isso, melhores serão os resultados. Afinal, é preciso conscientização para que haja prevenção e assim, mais segurança e saúde no trabalho.

Compartilhe o texto:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais