Quando entra em vigor o PGR?

No dia, 12 de março de 2020, foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) a Portaria nº 6.730, de 9 de março de 2020, que aprova a nova redação da Norma Regulamentadora nº 01 (NR-01) – Disposições gerais e gerenciamento de riscos ocupacionais.

A nova redação da NR-01 estabelece que a organização deve implementar, por estabelecimento, o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) em suas atividades, que por sua vez, deve constituir o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) por unidade operacional, setor ou atividade.

O que é o PGR?

O Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), como o próprio nome diz, consiste em um programa de gerenciamento de riscos ocupacionais relativo a todas atividades e ambientes de trabalho da organização.

Conforme o subitem 1.5.3.1.2 da NR-01, o PGR poderá ser atendido por sistemas de gestão, desde que estes cumpram as exigências previstas na NR-01 e em dispositivos legais de Segurança e Saúde do Trabalho (SST).

Como exemplos de sistemas de gestão em SST, temos a OHSAS 18001 e a ISO 45001.

⇒ Leia também: Quais empresas precisam elaborar o PGR?

Quando o PGR entra em vigor?

Inicialmente, o Art. 5º da Portaria nº 6.730, de 9 de março de 2020, estabelece que a Portaria entrará em vigor 1 (um) ano após a data de sua publicação e consequentemente, a obrigatoriedade de implementação do PGR.

Porém, nos dias 05 e 06 de novembro de 2020, ocorreu a 8ª Reunião Ordinária da Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP), estabelecendo o início de vigência da nova NR-01 para o dia 1º de agosto de 2021.

Dessa forma, o PGR entrará em vigor no dia 1º de agosto de 2021.

Além disso, foi estabelecido na reunião da CTPP que as novas redações da NR-07, NR-09 e NR-18 também entrariam em vigor no dia 1º de agosto de 2021, com isso uniformizando o início de vigência das NRs.

Em relação a reunião e as alterações nos prazos de vigência das NRs, a Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) divulgou um boletim. Para conferi-lo, acesse: Boletim da SIT.

Por fim, vale ressaltar, que a partir do dia 1º de agosto de 2021 o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) não terá mais validade e deverá ser substituído pelo PGR.

Compartilhe o texto:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais