O que significa DDS?

A sigla DDS significa Diálogo Diário de Segurança, trata-se de um simples e rápido treinamento, entre 5 a 15 minutos, relacionado a um determinado assunto da área de Segurança e Saúde do Trabalho, tal como Meio ambiente, entre outros.

Geralmente, o DDS é realizado antes de começar as atividades, devendo ser abordado com clareza e objetividade para que todos participantes compreendam e pratiquem os ensinamentos, dessa forma a importância da participação do maior número possível de trabalhadores.

Para que o DDS seja um momento de interação e envolvimento, é importante abrir espaço para que todos envolvidos façam questionamentos e relatem suas experiências, assim o DDS não se torna um treinamento apenas teórico, onde somente o instrutor fala e os trabalhadores ouvem.

Além disso, é importante registrar todos treinamentos executados na empresa e o nome dos trabalhadores presentes, dessa forma é possível comprovar que a empresa está estabelecendo e investindo na Saúde e Segurança do Trabalho. Esses registros também podem auxiliar em processos trabalhistas que alegarem que a empresa foi negligente em algum quesito da Segurança e Saúde do Trabalho.

Qual assunto deve abordar o DDS?

Existem muitos assuntos sobre Segurança e Saúde do Trabalho que podem ser abordados no DDS, no entanto, para que o treinamento seja objetivo, é interessante que faça parte da realidade dos trabalhadores. Para trabalhadores que realizam suas atividades em ambientes ruidosos, pode-se apresentar a importância de usar o protetor auricular, para quem atua com trabalhos em altura, é indicado explicar e apontar quais os cuidados necessários para realizar essa atividade com segurança.

Em relação a temas em geral, independente da atividade que executa o trabalhador, podemos citar o uso dos extintores de incêndio, dicas básicas de primeiros socorrosdireção defensiva, entre outros.

Quem pode ministrar a DDS?

Não existe um profissional legalmente estabelecido, porém os profissionais mais indicados para realizarem o DDS são os técnicos de segurança do trabalho, os engenheiros de segurança do trabalho e/ou membros da CIPA, pois estes provavelmente possuem os conhecimentos necessários. No entanto, é possível que o supervisor ou até mesmo qualquer outro trabalhador realize o DDS, desde que o mesmo tenha conhecimento, experiência e/ou esteja preparado.

Qual a importância da DDS

Além de interagir com a equipe, o DDS é uma ferramenta que auxilia na prevenção dos acidentes de trabalho, pois reforça diariamente a necessidade de atenção durante as atividades, tal como a equipe começa o dia com um foco maior no trabalho seguro e saudável.

Esse foco faz a diferença no dia a dia dos trabalhadores e nos resultados da empresa, pois diminui os afastamentos pela ocorrência de acidentes, melhora a satisfação e a qualidade de vida no trabalho, bem como aumenta o comprometimento dos trabalhadores. Sendo assim, é possível constatar que vale muito a pena o empregador investir na realização do DDS, pois o tempo disponibilizado para a realização do DDS não é tempo perdido, mas sim tempo ganho em segurança e saúde ocupacional, importantíssimos para o êxito da empresa.

Compartilhe o texto:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais