Nunca se discutiu tanto a respeito de sustentabilidade ambiental e desenvolvimento sustentável. Saiba mais sobre a pauta do momento.
A preocupação com a sustentabilidade ambiental vem ganhando espaço como uma maneira de amenizar os séculos de danos causados pelo homem ao nosso planeta. A grosso modo, podemos conceituá-la como a capacidade de um indivíduo, grupo de indivíduos ou de uma cadeia produtiva de suprir suas necessidades sem impactar violentamente o meio em que estão inseridos.
Em outras palavras, a sustentabilidade trata da distribuição igualitária de recursos e ao contrário do que se pensa, não diz respeito exclusivamente ao meio ambiente. São três os seus pilares, todos interligados entre si: social, econômico e ambiental.
- Social – Relaciona-se aos indivíduos direta ou indiretamente afetados pela empresa, incluindo funcionários, fornecedores, público-alvo, a comunidade da região e a própria sociedade como um todo. Engloba desde a garantia de condições dignas de trabalho, qualificação dos funcionários, respeito aos direitos trabalhistas, até a segurança do produto final e a não interferência na qualidade de vida dos consumidores e da comunidade que possa ser afetada indiretamente pela produção.
- Econômico – Empresa economicamente sustentável é aquela que oferece seus produtos mantendo uma relação de competitividade justa em relação a seus concorrentes, utiliza fontes de energia alternativa e renovável, trata e reaproveita os resíduos do processo produtivo e usa água e energia elétrica de forma racional. Além disso, não se desenvolve nem se expande às custas da degradação dos ecossistemas ao seu redor, nem da exploração de condições de trabalho degradantes.
- Ambiental – Sustentabilidade ambiental diz respeito à manutenção do equilíbrio dos ecossistemas ao longo do tempo, isto é, o aproveitamento dos recursos naturais de maneira a não esgotá-los, seja através da economia, seja devolvendo-os para o planeta de alguma forma. Seu objetivo é garantir a não alteração na qualidade de vida da comunidade em que se situa, não apenas no presente mas também no futuro.
O que seria a sustentabilidade total?
O ideal buscado pela sustentabilidade é o equilíbrio total e completo entre as atividades dos grupos humanos e o meio ambiente, em que todas as ações desses grupos seriam anuladas pelas técnicas destinadas a reduzir o impacto ambiental. Infelizmente, esse objetivo ainda está muito distante da realidade.
⇒ Leia também: Dicas de Sustentabilidade Ambiental nas Empresas.
Práticas de sustentabilidade ambiental para empresas
Muitas empresas adotam práticas consideradas ecológicas como uma forma de “pagamento” pelos danos causados. Por exemplo, efetuando o plantio de árvores sem reduzir suas emissões de carbono. No entanto, ações meramente compensatórias não são o bastante.
Confira algumas ações verdadeiramente sustentáveis que podem ser implementadas na sua empresa.
- Preservação de áreas de mata nativa;
- Exploração controlada dos recursos vegetais, animais e minerais;
- Uso de fontes de energia limpas e renováveis (eólica, hidráulica e geotérmica);
- Diminuição no consumo de combustível fóssil e de matéria prima derivada de petróleo;
- Reciclagem de resíduos sólidos;
- Redução no consumo e implementação de técnicas para reuso da água;
- Diminuição das embalagens utilizadas no produto final;
- Tratamento dos resíduos da produção;
- Treinamento dos funcionários para que a sustentabilidade ambiental se torne um objetivo de todas as etapas da cadeia produtiva.
Muito este artigo sobre sustentabilidade.