O que é DDSMS?

Saiba o que é a sigla DDSMS. Confira!

O Diálogo Diário de Segurança é uma ferramenta de conscientização dos funcionários em relação a práticas de segurança e saúde, que resultam em diminuição no número de acidentes e melhoria da qualidade de vida.

Os diálogos diários de segurança foram recursos introduzidos no final dos anos 90 e início dos anos 2000 como maneira de aproximar os encarregados de seus empregados, tal como de aproximar os funcionários e fortalecer o trabalho em equipe.

Significado de DDSMS

A sigla DDSMS significa Diálogo Diário de Segurança, Meio Ambiente e Saúde. Em algumas empresas também é conhecida como DDS ou Diálogo Diário de Segurança. É através deles que os fundamentos básicos de segurança, saúde e meio ambiente são disseminados em toda a instituição.

Sua metodologia é simples. A DDSMS é uma reunião diária que não deve ultrapassar os 10 minutos para apresentação de um tema relacionado aos três pilares principais, que são saúde, meio ambiente e segurança. Pode ser realizada em uma sala preparada ou na própria área de trabalho e pode ser conduzida pelo supervisor do trabalho ou por grupos indicados por ele. Ao final é importante sempre passar uma lista de presença para que os participantes assinem.

Para a definição dos temas a serem abordados, pode-se solicitar apoio do SESMT ou da CIPA. Eles têm o mapeamento dos principais problemas da organização e do que precisa ser melhorado. Cabe a eles também a auditoria dos DDSMS para saber se estão sendo realizados de forma eficiente.

Objetivos do DDSMS

O principal objetivo do Diálogo de Segurança é conscientizar os funcionários sobre segurança, saúde e meio ambiente e torná-los corresponsáveis uns pelos outros. Ele serve para que possam entender:

  • A importância da qualidade na execução dos serviços sem necessidade de correções.
  • A importância do cuidado e preservação do meio ambiente.
  • A importância de executar as tarefas com segurança, evitando riscos a si mesmo e aos colegas de trabalho.
  • A importância de cuidar da saúde não apenas para desempenhar bem as atividades profissionais como também para aproveitar bons momentos com a família e amigos.

Como realizar a DDSMS

Reúna a equipe em um local seguro, que pode ser em uma sala preparada ou no próprio local de trabalho. Posicione-se de frente para o grupo de modo a ter a atenção de todos e faça a leitura do DDSMS.

Para ser bem compreendido, use linguagem simples e exemplos do dia a dia da empresa sempre que possível. Isso facilita o entendimento e a aplicação daquilo que se está falando. Trazer à realidade do colaborador faz com que ele se recorde com mais facilidade do tema.

Evite que conversas paralelas e assuntos desviados tirem o foco do tema. Evite criar situações polêmicas que motivem discussão. O debate saudável e focado é interessante. É interessante também que compartilhem as experiências já vividas, mas lembre-se que o tempo é curto. Se ultrapassar 10 minutos a concentração e memorização podem ficar comprometidas.

Importância da DDSMS

As empresas devem pensar a DDSMS como os minutos dedicados a salvar vidas. É através desse tempo dedicado à discussão de temas de segurança e saúde que muitos acidentes e incidentes podem ser evitados. A disseminação de práticas seguras é um benefício gigantesco às empresas. Investir em DDSMS é investir em ganho de produtividade e redução de acidentes, é investir na vida dos funcionários.

Investir em DDSMS é investir no profissionalismo da organização. Preservar a integridade física dos funcionários, preocupar-se com sua saúde e com o meio ambiente são atitudes que agregam valor à marca, inclusive abrindo portas a novos mercados.

Certamente para alguns colaboradores a DDSMS é apenas mais uma etapa da jornada de trabalho. Mas para muitos é a oportunidade de aprender a cuidar de si mesmo e dos outros. São minutos que salvam vidas. Pratique DDSMS!

Compartilhe o texto:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais