O que é Antropometria?

Você deve ter já se perguntado sobre o que é antropometria ou talvez, o que seja a antropometria na ergonomia?

Existem termos de origem muito técnicos, estranhos ao entendimento de determinado público. Até parece que estão falando “grego” ou na língua “egípcia”. Por mais “clichê” que tenha sido o trocadilho, os gregos e egípcios tem um papel predominante na ciência da antropometria e consequentemente, na antropometria na ergonomia.

O que é a Antropometria?

A Antropometria foi desenvolvida na antiguidade e adivinha por quem… gregos e egípcios. Pois naquela época eram povos que calculavam custos de suas obras arquitetônicas, trazendo inovação e reverência, pois as pirâmides egípcias e os templos gregos são patrimônio da humanidade. E a principal peça para a construção destas maravilhas, era o corpo humano. Então a antropometria calculava e media as partes do corpo humano, para desenvolvimento de um perfil de biótipo. Ou seja, magro, gordo, forte, pequeno e alto são biótipos.

Por exemplo: A exigência de força física e braços longos para a execução de uma determinada tarefa, como o carregamento de materiais. Bem, aparentemente um ser humano forte serviria, mas o ângulo de colocação deste material exigiria alguém com determinada medida de braço, para que ocorra precisão no serviço desempenhado, sem precisar de improvisações ou outros materiais adicionais que acarretariam em mais custos.

⇒ Leia também: O que é AET (Análise Ergonômica do Trabalho)?

A repercussão histórica da Antropometria é muito grande, mas saiba você caro leitor, que atualmente este padrão de medição corporal é usado também na medicina. Pois os pediatras (médicos infantis), usam este procedimento para cálculo corpóreo da criança, para prever o seu desenvolvimento físico e recomendar certos cuidados. Os ortopedistas especializados na estrutura óssea, também baseiam – se nesta ciência, para orientação preventiva e evolutiva de seus pacientes.

A Ergonomia, une diversas ciências e padrões que adequam as condições do ambiente de trabalho ao homem. Condições de higiene, máquinas e equipamentos, que se modelam e padronizam, visando a valorização das condições de trabalho e dar sustentação a mão de obra humana.

Antropometria na Ergonomia

A Antropometria na Ergonomia trata-se de um estudo físico das medidas corporais humanas e a partir deste diagnóstico, cria-se uma base importante para a modelação das condições do ambiente de trabalho. Um determinado trabalhador, devido a sua altura elevada precisa (no caso de trabalhos em escritório) de cadeira e mesa adaptadas ao seu biótipo, para não acarretar em problemas na coluna e de postura. Este é apenas um mero exemplo, pois em fábricas e montadoras, existem máquinas e equipamentos adaptados a pessoas com deficiências físicas, ou seja, a antropometria na ergonomia, neste caso trabalha a favor daqueles que infelizmente sofrem de alguma limitação no corpo. E estás duas ciências unidas criam condições ambientais e de estrutura para estes trabalhadores especiais.

Gestores e administradores, devem voltar o seu olhar para antropometria e também à antropometria na ergonomia, pois o principal patrimônio ainda é a mão de obra humana, portanto o ambiente institucional deve se moldar aos trabalhadores.

⇒ Leia também: O que é Ginástica Laboral?

Compartilhe o texto:

1 Comentário

  1. Excepcional explicação sobre antropometria. Além de vocês informarem o que é, ainda explica a origem. Parabéns, pelo belo trabalho que a equipe do Blog da Segurança presta aos profissionais da área de SST. Feliz ano novo para todos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais