A inteligência emocional na segurança do trabalho

Antes de compreendermos o que é Inteligência emocional, é interessante compreender a inteligência e a emoção enquanto conceitos. Portanto, a inteligência foi por muito tempo compreendida como um atributo geral, mas hoje em dia são considerados diversos tipos de inteligência de acordo com as diversas habilidades cognitivas, isto é, há inteligência musical, inteligência linguística, inteligência matemática e assim por diante.

Já as emoções são percepções cognitivas e fisiológicas que temos a partir de um estímulo, estas percepções são decodificadas e nomeadas.

Esta percepção das emoções é o que aproxima os dois conceitos, é o que dá início ao que este texto se interessa: a inteligência emocional. Portanto, continue a leitura para aprofundar o entendimento desta questão e como ela se relaciona com a segurança do trabalho.

O que é Inteligência Emocional?

A Inteligência emocional é a capacidade de gestão das próprias emoções e sentimentos, isto envolve a capacidade de avaliar, reconhecer as próprias emoções, conseguir relacioná-las com as situações e circunstâncias que desencadeiam, bem como a capacidade de regular, controlar, utilizar e prever.

Dessa forma, a inteligência emocional está relacionada à habilidade de autocontrole, autoconhecimento, empatia, habilidade social e automotivação. É importante ressaltar que estas habilidades são importantes para desenvolver boas relações no ambiente de trabalho, enfrentar os problemas que surgem no meio organizacional, para preservar a saúde e para atingir o sucesso profissional.

Benefícios da Inteligência Emocional

Há diversos benefícios que a inteligência emocional pode trazer ao trabalhador, os quais estão elencados logo abaixo, verifique:

  • Relações interpessoais: fatores como ambiente, problemas pessoais, pressão, entre outros, podem interferir na forma como nos dirigimos aos colegas ou chefia. Por isso, ser emocionalmente inteligente contribui com esta compreensão, evitando que os fatores interfiram na qualidade das relações;
  • Saúde: saber regular e controlar as emoções evita problemas de saúde como estresse, depressão e ansiedade;
  • Tomada de decisão: compreender e prever as emoções auxiliam no processo de tomada de decisão, pois é mais fácil optar por um caminho a partir da previsão de como o indivíduo poderá se sentir a partir de determinada escolha. Além disso, se distanciar dos sentimentos momentâneos também é importante na tomada de decisão de longo prazo;
  • Alto desempenho: quanto menos as emoções são compreendidas pelo indivíduo, menor será seu desempenho, isso ocorre através de diversos aspectos, por exemplo, a ansiedade, preocupações, medos, inseguranças, desmotivação, raiva, pessimismo, enfim, emoções mal gerenciadas atrapalham o rendimento pessoal e profissional;
  • Perseverança: pessoas com inteligência emocional enfrentam frustração ou decepção com mais resiliência e, por isso, superam os obstáculos com mais facilidade, impedindo de desistir e assim alcançar sucesso.

⇒ Leia também: Como os estilos de liderança interferem no bem-estar do trabalhador?

Como Desenvolver Inteligência Emocional

Muitas pessoas são emocionalmente inteligentes de forma inata, no entanto, é possível que a inteligência emocional seja desenvolvida a partir de estratégias e treinamento. Para alcançar isto, siga as dicas descritas a seguir:

  • Identifique suas emoções: o primeiro passo é reconhecer qual é a emoção em questão, questionar o motivo do seu aparecimento e relacioná-la com as circunstâncias;
  • Aumente seu repertório: assim como um dicionário ou uma enciclopédia, é importante obter um repertório rico de emoções, isto quer dizer que para reconhecer uma emoção é preciso compreender o significado dela. Pessoas com baixo repertório confundem suas emoções, por exemplo, consideram-se tristes enquanto, na verdade, estão angustiados;
  • Conheça a si mesmo: ter autoconhecimento envolve muito além do que imaginamos, envolve aceitar defeitos, fraquezas, limitações e são estes conhecimentos que mais proporcionam uma inteligência emocional;
  • Tenha olhar crítico: isto significa afastar-se de todas as convenções preestabelecidas e de todos os preconceitos para compreender suas ações, as circunstâncias e as outras pessoas, com isso, você se afasta das emoções que podem interferir na avaliação;
  • Seja assertivo: assertividade não é agressividade, mas firmeza e confiança, buscar se expressar, saber dizer não quando necessário, saber ouvir, ser engajado e proativo são algumas características de pessoas assertivas e portanto, pessoas inteligentes emocionalmente;
  • Retorne à forma original: pessoas inteligentes emocionalmente sabem as atividades ou hábitos que proporcionam o retorno ao seu estado normal ou outras emoções, por exemplo, ao identificar-se com um humor baixo a pessoa inteligente emocionalmente decide fazer uma corrida.

A importância da inteligência emocional na segurança do trabalho

A inteligência emocional contribui no ambiente de trabalho não somente no que tange a melhora no desempenho e nas relações, mas também na segurança do trabalho.

Como vimos, a inteligência emocional contribui com a preservação da saúde, pois evita estresse, ansiedade e depressão e, sabemos, que estas agravantes podem desencadear diversas doenças relacionadas ao trabalho, bem como acidentes de trabalho.

Funcionários inteligentes emocionalmente utilizam os equipamentos de segurança de forma adequada, dialogam sobre a importância do autocuidado com os colegas e são cautelosos durante o desenvolvimento de suas funções. Em contrapartida, os funcionários que ainda não são desenvolvidos emocionalmente costumam arriscar mais, se preocupam menos com seu próprio bem-estar e segurança e tomam decisões menos seguras.

Por isso, um caminho bastante válido para a empresa melhorar a segurança do trabalho é investir no desenvolvimento da inteligência emocional dos seus colaboradores através de treinamento com profissionais capacitados, palestras e campanhas internas.

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