A importância da Gestão de Pessoas na Segurança do Trabalho

O significado da palavra gestão se refere à administração, à gerência, direção. Portanto, gestão de pessoas é um termo utilizado no segmento da administração, da psicologia organizacional, enfim, é um conceito muito importante e bastante abrangente no que tange o contexto do trabalho.

A gestão de pessoas envolve diversos aspectos relacionados com o ser humano no âmbito laboral, um destes aspectos é a segurança do trabalho. Este texto se objetiva a explicar o conceito e a importância da gestão de pessoas, bem como explanar as questões relativas deste conceito atrelado à segurança do trabalho. Acompanhe!

O que é Gestão de Pessoas?

Uma empresa é feita por pessoas, sem o recurso humano, a organização simplesmente não existe. Os funcionários, fornecedores, clientes, investidores são quem constroem e fazem com que a empresa cresça. É neste aspecto que se encontra a importância da gestão de pessoas, isto é, a capacitação do recurso humano possibilita o crescimento da empresa.

Gerir pessoas envolve, portanto, ações de recrutamento, seleção, treinamento, capacitação dos colaboradores, desenvolvimento do capital humano, admissão e desligamento, análise e descrição de cargos, avaliação de desempenho e gestão da saúde e segurança.

Objetivo da Gestão de Pessoas na Segurança do Trabalho

A segurança do trabalho é entendida como um conjunto de conhecimentos e ações que promovem o bem-estar e a proteção do colaborador no seu ambiente de trabalho. Dessa forma, a gestão de pessoas na segurança do trabalho está no que tange a administração das condições físicas e psicológicas no trabalho que garantem a preservação da saúde do funcionário.

A gestão da segurança do trabalho tem como objetivo não só proporcionar condições humanitárias, mas também possui objetivos econômicos. Uma vez que a imagem da empresa seja favorável no mercado, isto é, a empresa ganha reconhecimento e confiança, o que gera bons resultados em nível econômico.

Benefícios da Gestão de Pessoas na Segurança do Trabalho

Funcionários bem gerenciados na segurança e nos demais aspectos são mais satisfeitos e motivados e é unânime a consideração de que o capital humano é que faz com que a empresa cresça.

Em suma, um dos benefícios da gestão de pessoas na segurança é a satisfação, higiene e motivação no trabalho que trazem como consequência outros benefícios, que incluem menos risco de doenças e distúrbios emocionais, menos perda de recursos humanos, redução de gastos com mais processos seletivos, ambiente mais agradável, mais produtividade, melhor imagem no mercado, entre outros.

Como Aplicar a Gestão de Pessoas na Segurança do Trabalho

Quem aplica a gestão de pessoas são os gestores da organização, dessa forma, os gestores devem ter em mente a importância da gestão de pessoas para se dedicarem e buscar sempre novas formas de gerir o capital humano.

A segurança é importante na gestão e como envolve saúde e proteção, deve ser aplicado com bastante conhecimento por parte dos gestores. Por isso, abaixo estão discriminados elementos importantes na aplicação da mesma, confira:

  • Informação: cabe aos gestores informar e orientar seus funcionários sobre os riscos e perigos, sobre as formas corretas de realizar atividades;
  • Equipamento de proteção individual (EPI): cabe à organização fornecer ao funcionário;
  • Ambiente: cabe aos gestores proporcionar um ambiente de trabalho com condições de segurança adequadas, incluindo mobília, fiscalização, proteção contra incêndios, condições sanitárias, conforto, etc.
  • Cumprimento das Normas Regulamentadoras (NR): é dever da empresa cumprir com o previsto na NR, bem como a legislação trabalhista e previdenciária.
A importância da Gestão de Pessoas na Segurança do Trabalho

As empresas que se preocupam com a gestão da segurança dos seus funcionários, geralmente são as grandes corporações, como indústrias, fábricas, produtoras, usinas. Infelizmente as médias e pequenas organizações pouco se atentam para a importância da gestão de pessoas, isto é, escritórios, lojas, consultórios, costumam menosprezar a segurança dos seus funcionários.

Não importa a amplitude da empresa, onde há capital humano, há a necessidade da gestão de segurança, pois a saúde de todo ser humano é digna de cuidado e proteção.

Portanto, a importância está no que tange o respeito ao ser humano em seu ambiente de trabalho e além disso, é importante para a imagem da empresa e para que haja os benefícios mencionados anteriormente.

Compartilhe o texto:

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais