Fadiga Visual no Local de Trabalho

Smartphones, notebook, tablets e diversas horas conectados a rede mundial de computadores. Atualmente, é incomum encontrar alguém que não passe algum tempo por dia colado em uma tela para realizar atividades do trabalho, estudo ou por lazer.

Porém, esse cotidiano de telas pode trazer problemas para o seu bem estar se feito em demasia. Um exemplo disto é o surgimento da fadiga visual, uma doença que está crescendo e atingindo jovens, crianças e adultos por causa da leitura ou exposição constante aos dispositivos digitais.

A fadiga visual tem afetado milhares de pessoas em todo o país. Afinal, um levantamento da empresa Score apontou que nenhuma outra população da América Latina passa mais tempo conectada que os brasileiros, aproximadamente 27 horas conectados mensalmente.

O que é fadiga visual?

A Fadiga Visual é provocada principalmente pelo olhar voltado a tela do computador por um longo espaço de tempo. De acordo com especialista, a doença atinge ainda mais profissionais que estão em cargos e ocupações que necessitam se atentar a detalhes e questões visuais.

As pessoas ligadas a área de tecnologia e informática tem mais probabilidade de desenvolver o problema em função da baixa umidade de seus locais de trabalho e a iluminação inadequada para a realização de suas funções.

Causas da fadiga visual

Uma das principais causas da fadiga visual é que os olhos não piscam com a freqüência natural diante da tela do computador. Geralmente, os olhos piscam a cada dez segundos com o objetivo de evitar o ressecamento dos olhos. Por isso, é importante manter uns 40 cm a 76 cm de distancia para o monitor e regular o brilho/luz de seu computador.

Além disso, a sensação de coceira, ardência e uma vermelhidão insistente na região dos olhos devem ser analisadas por um médico para evitar o agravamento do quadro clinico e até mesmo o surgimento da fadiga visual.

E quem já sofre com algum problema de visão e usar óculos para mexer no computador necessita de lentes especiais para impedir que a sua situação se torne ainda mais preocupante.

Sintomas da fadiga visual

A fadiga visual tem afetado cada vez mais pessoas, mas pode ser identificada por seus principais sintomas: ressecamento dos olhos, visão embaçada, vermelhidão e ardor na região dos olhos, exaustão, dores freqüentes de cabeça, desconforto no pescoço, nos ombros, nas costas e bastante sensibilidade a luz.

Dicas de como evitar a fadiga visual
  • Exposição: O ideal é que você faça pequenos intervalos e se afaste do monitor brevemente. Apenas dez minutos de descanso a cada hora de trabalho ou estudo já são suficiente.
  • Local de trabalho: Construa um local de trabalho saudável e adequado para evitar a fadiga visual. Por exemplo, mantenha uma distancia considerável do monitor, que deve ficar na altura de seus olhos para facilitar a visão. A mesa e a cadeira também devem estar na altura indicada e permitir uma postura correta, confortável e agradável.
  • Iluminação: O reflexo das luzes também pode provocar a fadiga visual, portanto, não deixe o seu computador em lugares que possam gerar reflexo. Outro detalhe é que a iluminação automática deve ser ajustada adequadamente.
  • Brilho: Regule de maneira apropriada a luz e brilho do monitor do seu computador para que não fique nem muito escuro e nem iluminado demais.

Seguindo essas dicas simples, você pode se livrar de um problema da vida moderna. Mas, qualquer incomodo deve ser levado ao conhecimento de um médico imediatamente. Priorize sempre o seu bem estar.

Compartilhe o texto:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais