Hoje, veremos 10 exemplos de dinâmicas para realizar na SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho).
As dinâmicas na SIPAT facilitam a absorção do conhecimento e a aplicação do que é passado através dos treinamentos e diálogos diários de segurança no dia a dia.
Índice
- Exemplos de Dinâmicas para SIPAT
- 1 – Mímica: Reconhecendo o EPI
- 2 – Perguntas e Respostas sobre Segurança do Trabalho
- 3 – Rojão (uma batata quente com questionamentos onde o trabalhador dará a solução)
- 4 – Ginástica Laboral nos Setores
- 5 – Jogo dos Erros de Segurança
- 6 – Imagem e Ação com Itens de Segurança
- 7 – O maior responsável pela segurança
- 8 – Show da segurança
- 9 – Concurso de paródias
- 10 – Não ser induzido ao erro
Exemplos de Dinâmicas para SIPAT
1 – Mímica: Reconhecendo o EPI
Os membros da CIPA, juntamente com o SESMT, devem anotar os nomes dos EPI’s utilizados na organização, cada um em um pedaço de papel e colocá-los dobrados em uma caixa.
A ideia é separar os trabalhadores por equipes e um representante de cada equipe deve retirar 1 (um) papel por vez da caixa, através da realização de mímicas em um tempo determinado, as outras equipes devem adivinhar o nome do EPI escrito no papel.
Ganha a dinâmica a equipe que acertar o nome do maior número de EPI’s.
2 – Perguntas e Respostas sobre Segurança do Trabalho
Devem ser realizadas diversas perguntas relacionadas à segurança do trabalho ou a outros temas que desejam serem abordados durante a SIPAT.
Para isso, formem duplas e um apresentador que pode ser membro do SESMT ou da CIPA para realizar as perguntas. Caso um dos participantes das duplas não saiba a resposta, passa a vez para o outro, o vencedor é quem acertar mais perguntas.
3 – Rojão (uma batata quente com questionamentos onde o trabalhador dará a solução)
Solicite que os trabalhadores anotem questionamentos relacionados à segurança no trabalho em um papel depois dobrá-los e colocar em uma caixa.
Todos devem sentar em roda e passar a caixa no estilo “batata quente” até que a música pare. Quando a música parar, quem estiver com a caixa deve ler um dos questionamentos e tentar responder. Caso não consiga, outro participante pode responder.
4 – Ginástica Laboral nos Setores
A realização da ginástica laboral contribui na melhoria da qualidade de vida e saúde dos trabalhadores, proporcionando um ambiente saudável e produtivo. Além disso, propicia momentos de lazer, descontração e interação entre os trabalhadores.
A realização desta dinâmica é importante não só nos dias da SIPAT, mas durante todo período do ano.
⇒ Leia também: Brincadeiras para SIPAT.
5 – Jogo dos Erros de Segurança
Apresente imagens de situações de trabalho que contenham erros relativos à segurança e saúde no trabalho, os trabalhadores devem apontar os erros e quais as atitudes corretas para cada situação.
Dessa forma, desenvolvendo nos trabalhadores a capacidade de observar, questionar e prevenir de possíveis riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.
6 – Imagem e Ação com Itens de Segurança
Primeiro é necessário formar grupos, cada membro do grupo será o desenhista e, na sua vez, tentará passar à sua equipe uma expressão através de desenho referente à segurança do trabalho.
Não pode falar, escrever letras e números e fazer gestos ou mímicas, os únicos instrumentos que você terá à disposição são um lápis e um papel, para desenhar, esboçar e rabiscar o que quiser.
O grupo precisa acertar até o término do tempo predeterminado.
7 – O maior responsável pela segurança
Em pontos estratégicos da organização coloque um espelho dentro de uma caixa que caiba o rosto de uma pessoa e fixe na parede. Em cima, coloque a mensagem: “Veja aqui o maior responsável pela segurança no trabalho”. Quando o funcionário colocar o rosto na caixa verá seu próprio reflexo.
Esta dinâmica é interessante, pois muitos trabalhadores pensam que a responsabilidade pela segurança do trabalho é somente dos profissionais do SESMT ou dos membros da CIPA. A segurança no trabalho é responsabilidade de todos.
8 – Show da segurança
Baseada no programa “Show do milhão”, a ideia é separar os trabalhadores em grupos e estes escolhem um representante para responder as perguntas sobre segurança e saúde no trabalho.
Além dos participantes que responderão às perguntas, é possível incluir os “universitários” para ajudar em alguma questão que o participante tiver dúvidas. Por fim, ganha o trabalhador que acertar mais perguntas.
⇒ Leia também: Dicas de brindes para SIPAT.
9 – Concurso de paródias
A ideia é que os funcionários criem uma paródia musical sobre segurança no trabalho e os próprios funcionários votem qual eles acharam melhor. Esta é uma brincadeira que dá muito certo, pois une a diversão com a conscientização.
10 – Não ser induzido ao erro
Os participantes devem receber uma bexiga vazia e serem instruídos a enchê-la, após o enchimento, os participantes recebem um palito de dentes e devem segurar a bexiga cheia apontando para cima e com a outra mão segurar o palito de dente.
Após todos encherem suas bexigas e se posicionarem da forma correta, com a bexiga apontada para cima, você deve informá-los que vence o desafio o último que permanecer com a bexiga cheia.
É importante combinar antecipadamente com algum outro participante, que no início da atividade ele deve furar a bexiga de outro colega com o palito. Esta atitude irá induzir os outros a quererem furar as bexigas dos demais.
Quando um só um participante ficar com sua bexiga cheia, a brincadeira acaba. Porém, aqui vai a reflexão que deve ser passada para todos: Qual era o desafio? Os participantes irão responder que era ficar com a bexiga por último!
Nesta hora, é importante ressaltar que no desafio, não era necessário que um furasse a bexiga do outro. Se todos permanecessem parados, todos ganhariam.