DDS WhatsApp

Hoje, através do DDS WhatsApp vamos abordar um pouco sobre o uso deste aplicativo e o momento apropriado para utilizá-lo, seja no ambiente de trabalho ou fora dele, pois o uso excessivo e inadequado do WhatsApp poderá ocasionar acidentes e doenças ocupacionais.

Primeiramente, o WhatsApp é uma ferramenta de troca de mensagens instantâneas, sendo um dos aplicativos mais usados pelos brasileiros, seguido pelo Facebook Messenger e Telegram, aplicativos do mesmo seguimento que o WhatsApp.

Milhares de mensagens de textos, áudios, imagens, vídeos e até documentos em diferentes formatos, são enviados diariamente através da multiplataforma do WhatsApp. E isso, se dá pela funcionalidade que tem o aplicativo.

Com a utilização dos smartphones pela maioria dos brasileiros é quase impossível não encontrar o aplicativo no aparelho, uma vez que grande parte deles já vem com o WhatsApp instalado de fábrica.

Assim como foi “febre“, o Orkut, o ICQ, MSN Messenger e tantas outras novidades que a tecnologia nos trouxe, também está sendo com o aplicativo WhatsApp. Pois, a cada momento que chega uma nova mensagem, é grande a vontade de ver e saber quem a enviou.

Até aí, tudo bem! Mas o que está acontecendo e com muita freqüência são as inúmeras situações de risco que nos expomos diariamente por causa desse aplicativo, conforme descritos abaixo.

Nas empresa

  • Utilizar quando está dirigindo:

O uso durante a condução de algum veículo (automóvel, moto, empilhadeira), tira a atenção do motorista do trânsito ou do percurso, podendo ocasionar graves acidentes.

  • Restringir o uso do celular no ambiente de trabalho:

Defina pontos estratégicos e seguros para a utilização do telefone celular. Assim, monitorará toda a equipe e reduzirá os números de acidentes no ambiente de trabalho.

  • Criar regras específicas para utilização do telefone celular:

Elaborar um Termo de Uso de Celular na Empresa é uma excelente alternativa. Com ele, a empresa pode aplicar medidas administrativas como advertência, suspensão e até mesmo demissão por justa causa, caso seja necessário. Além de não ter perda na produção daqueles funcionários que não desgrudam do celular na hora que está trabalhando.

⇒ Leia também: Uso do WhatsApp no Trabalho pode gerar Justa Causa.

  • Campanhas sobre utilização desse aplicativo:

Outra maneira de conscientizar os funcionários é realizar campanhas educativas sobre o uso do WhatsApp no ambiente de trabalho.

  • Utilizar quando realiza uma atividade:

Um grande risco também dessa ferramenta é sua associação com alguma atividade seja ela na empresa ou fora dela. O grande problema é que a nossa atenção fica dividida entre as duas atividades e no caso de uma tarefa que merece toda nossa atenção, o foco é reduzido e a nossa percepção aos riscos presentes na atividade fica comprometida.

Diante dos riscos descritos acima e tantos outros associados ao uso do WhatsApp, algumas medidas preventivas podem ser aplicadas para diminuir ou até eliminar essas condições.

Fora da empresa

  • Não utilize o WhatsApp quando dirige:

Assim como foi para o celular (não falar ao telefone quando dirige) essa regra deve ser estendida também para o WhatsApp, pois há um risco maior associado nesse caso. É que além de falar, você terá que ver e/ou ler as mensagens que chegam ao WhatsApp, isso reduz ainda mais sua atenção no trânsito e aumenta o risco de você se envolver em um acidente.

  • Não utilize o WhatsApp quando anda nas ruas:

A maioria das pessoas não percebem, mas ao utilizarem o celular enquanto caminham pelas ruas da cidade, no shopping e até mesmo quando atravessam a rua, não desgrudam os olhos de seus aparelhos. E isso, faz com que elas também não percebam alguns riscos associados como: tropeçar, cair ou bater em algum obstáculo que esteja na rua ou calçada, de ser atropeladas enquanto atravessam uma rua e até mesmo, de serem vítimas de assaltos.

  • Não utilize o WhatsApp enquanto realiza serviços domésticos:

Pode parecer loucura, mas há vários riscos associados ao uso do WhatsApp em nossa própria casa, pois a maioria das pessoas utilizam o aplicativo e ao mesmo tempo, buscam realizar outras atividades, potencializando para ocorrência de algum acidente.

Pra que isso não aconteça precisamos planejar nosso dia, dividindo o nosso tempo de 24 horas entre os nossos compromissos e atividades, incluindo as redes sociais. E uma boa dica, é que o horário de acessar as redes sociais não seja associado com nenhuma outra atividade que necessite de sua atenção, principalmente nas ruas, no trabalho, no trânsito e com a família.

Sabemos que estamos mais conectados com as pessoas ao redor do mundo com a chegada das redes sociais e isso não é ruim. O que não é bom, é deixar que elas nos desconectem do mundo real.

Compartilhe o texto:

1 Comentário

  1. Caríssimos,
    sou uma apreciador do vosso blog, que acho simplesmente fantástico, pelo que vos parabenizo por mais uma matéria extremamente pertinente.
    Ailton Santos
    (engº Segª Trabalho)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais