DDS Produtos Químicos

Hoje, o Diálogo Diário de Segurança – DDS é sobre os produtos químicos que devem ser utilizados com bastante atenção e segurança.

Os produtos químicos fazem parte do nosso dia-a-dia. Em casa, no trabalho, na rua. Estão presentes em todos os lugares. E com eles, também o risco de intoxicação, de queimaduras, etc.

A utilização segura de produtos químicos é indispensável para a saúde e segurança do trabalhador. Isso acontece quando há conhecimento sobre o produto que está sendo manipulado. Conhecer o grau de periculosidade da substância e como utilizá-lo com segurança é premissa básica para reduzir riscos.

Produtos perigosos devem conter informações nos rótulos e na Ficha de Informação de Segurança de Produto Químicos – FISPQ.

Eles podem ser voláteis, tóxicos, corrosivos, inflamáveis, explosivos e peroxidáveis, separadamente ou tendo estas características combinadas. São essas informações que nortearão as medidas de gestão de riscos a serem implantados nas empresas. Alguns produtos químicos são perigosos e devem ser manuseados com cuidado.

Produtos Químicos: Qual é a atitude segura?

  • Conheça os Rótulos – O símbolo de perigo na embalagem é um alerta importante. Geralmente ele está próximo das informações sobre os efeitos nocivos do produto.
  • Utilize produtos mais seguros – Cada vez mais a indústria vem buscando produtos químicos mais seguros. Procure conhecê-los e buscar alternativas para os que utilizam.
  • Siga protocolo de segurança – Siga as recomendações fornecidas na embalagem do produto químico e também as recomendações dadas pela equipe de segurança do trabalho.
  • Cuide com o Armazenamento – O local de armazenagem deve dar prioridade à segurança, com ambiente amplo, bem ventilado, preferencialmente com prateleiras largas e seguras, bem fixas nas paredes ou no solo. O local precisa ter duas saídas. As instalações elétricas devem ser à prova de explosão, chamas e faíscas. A iluminação deve ficar pelo menos dois metros distante dos produtos. Improvisações devem ser evitadas. É importante também respeitar a separação por famílias (ou tipos de produtos) e deixar os diferentes tipos com distância mínima de um metro entre si.
  • Identifique os Produtos – Todos os produtos químicos precisam estar identificados. Aqueles que por ventura não estejam, não devem ser colocados no mesmo ambiente. Isso também evita o risco de contaminação e incompatibilidade entre produtos.
  • Realize o Descarte Correto – Produtos químicos vencidos devem ser descartados de forma correta, cuidando especialmente para que as embalagens não sofram danos. Isso evita vazamento e contaminação.

O que fazer em caso de acidente?

Os primeiros cuidados a serem tomados em caso de acidente com produtos químicos é a identificação do produto químico para poder proceder com a neutralização do produto.

Nesse momento é importantíssima a utilização de equipamentos de segurança. Lembre-se também da possibilidade de geração de vapores e gases tóxicos que possam provocar novo acidente.

Comunique imediatamente a equipe de Segurança do Trabalho e acione o serviço de emergência, caso necessário. Em caso de contaminação da pele, olhos ou inalação procure assistência médica. Em caso de inconsciência, a vítima deve ser levada a uma área ventilada e a equipe médica acionada para avaliar a situação.

O cuidado começa quando o produto chega à empresa. A prevenção é o melhor remédio!

Compartilhe o texto:

4 Comentários

  1. Gostei, auto explicativo fica claro sobre os primeiros cuidados a se tomar. A capacitação é tudo. ( Um soldado só vai a guerra se ele estiver preparado) Uma equipe bem instruída ou preparada em casos de acidentes salva vidas. Preparação e sempre diálogos sobre segurança mostrando além de conversação, vídeos que possa mostrar o que acontece para prender a atenção da responsabilidade de cada um na sua área ou serviço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais