Quando se fala em saúde e segurança do trabalho o que se pensa primeiramente são nos cargos que possuem grandes maquinários, que envolvem grandes temperatura ou exposição ao risco de acidentes graves e raramente se imagina que o conforto de uma sala com computador, ar-condicionado e poltronas possam oferecer algum risco.
Deve-se ter em mente que qualquer função e ambiente de trabalho deve ser adequado para que sejam garantidas a segurança e a saúde do trabalhador, pois acidentes podem acontecer em qualquer lugar.
A diferença dos riscos presentes no escritório e dos riscos nas linhas de produção é que no escritório os riscos são camuflados, é um ambiente muitas vezes esquecido e negligenciado em termos de segurança e saúde do trabalhador.
Índice
Principais Riscos no Escritório
No escritório os principais riscos à saúde e segurança do trabalhador envolvem os objetos, materiais e equipamentos presentes em tal ambiente, bem como o trajeto até a sala.
Quando se trabalha em um escritório, seja ele um home office ou na empresa, o risco à saúde está relacionado à postura em que a pessoa se mantém sentada, de forma que os problemas de coluna são os mais frequentes nos colaboradores que trabalham sentados, por exemplo: lombalgia, torcicolo, hérnia de disco, etc.
Em relação ao posto de trabalho que inclui o computador, as patologias mais frequentes são LER/DORT, tendinites, etc. Além disso, há os riscos no trajeto, muitas vezes a sala é localizada em prédios, fazendo-se necessário o uso de escadas ou elevadores. As escadas oferecem o risco de quedas, por isso preciso que tenham corrimão firme e que o piso seja antiderrapante.
Os elevadores, por sua vez, oferecem o risco de despencar, de ficar preso, de curto-circuito, por isso, devem ter interfone, botão de emergência, câmera de segurança e manutenção periodicamente. Além disso, quando o escritório é localizado em andares muito altos, as janelas devem ser protegidas com grades, evitando quedas trágicas.
Outros riscos envolvem eletrônicos como cafeteira e frigobar que podem gerar queimaduras ou choques; móveis desgastados que podem quebrar a qualquer momento ou quando feitos de metal, podem perfurar; fios desencapados que frequentemente ficam embaraçados sob a mesa do computador podem causar acidentes graves; máquinas de xerox ou impressoras-scanners podem causar choque ou lesões devido à falta de manutenção ou falta de instrução de uso.
Importância da Ergonomia no Escritório
É preciso investir na ergonomia, proporcionar as condições adequadas para que a pessoa tenha sua saúde e segurança garantidas no ambiente de trabalho, isto envolve:
- Posicionar o computador no mesmo nível do olho, que a luminosidade da tela seja ajustada e que o teclado tenha apoio;
- Adquirir uma cadeira que permita a postura adequada, com regulagem de altura, apoio da coluna, das pernas, dos pés e dos braços;
- Climatizar o ambiente para que o calor não influencie o humor, nem que o frio cause problemas respiratórios;
- Instalar iluminação com intensidade média, para que não afete a pele e a visão;
- Instalar bebedouro com água potável e copos higienizados ou descartáveis, para que o trabalhador se mantenha hidratado;
- Investir em espaço, o ideal é que o escritório tenha espaço de circulação, para que os trabalhadores não se esbarrem nos móveis, o que poderia causar lesões ou fraturas;
- Investir em ginástica laboral, pois trabalhadores que permanecem por muito tempo sentados, precisam fortalecer e alongar os músculos lombares e abdominais.
⇒ Veja também: DDS Ginástica Laboral.
Importância da Organização no Escritório
A organização do escritório torna o ambiente mais agradável, motivador, confortável. Mas além do bem-estar visual e da praticidade, sérios acidentes podem ser evitados, veja o que pode acontecer decorrente de má organização:
- Fios passando pelo chão: pessoas podem tropeçar e fraturar punho, braço, perna ou mesmo bater a cabeça em outro móvel e sofrer um traumatismo craniano;
- A falta de higiene: a limpeza faz parte da organização e quando comprometida pode causar sérios problemas de saúde, como infecções bacterianas, bem como atrair insetos transmissores de doenças;
- Desorganização da mesa: contribui com o estresse. E o estresse causa falta de atenção, nervosismo, agressividade e isto tudo torna o ambiente mais suscetível a acidentes, além de prejudicar a saúde mental.
Agora veja dicas de como manter o escritório organizado:
- Não acumule pilhas de papeis na mesa;
- Não espalhe canetas por toda a sala. Usou? Guarda no porta-lápis!
- Utilize espirais para agrupar os fios, evitando que fiquem expostos no chão;
- Utilize post-its para lembrar os afazeres, evitando ser chamado a atenção por esquecimento;
- Tome café longe da sua mesa, pois pode derramar a qualquer momento, ou a xícara pode quebrar, causando cortes;
- Guarde estiletes e tesouras na gaveta ou no porta-lápis, mas com a ponta para baixo, para que ninguém se corte ao pegar uma caneta;
- Não posicione nenhum móvel de forma que atrapalhe o acesso ao extintor;
- Mantenha o lixo sempre fechado e descarte-o antes que os resíduos atinjam o topo.
Espero que tenham gostado do DDS escritório, boa aplicação de DDS.
gostaria de parabeniza-lo pelo blog pois nos ensina tudo o precisamos seus conteúdos são excelentes.