A identificação de riscos no transporte de produtos perigosos é realizada através do Painel de Segurança, que deve ficar em 4 quatro lugares diferentes no veículo de transporte, ou seja, um painel de segurança a cada lado do veículo de transporte. Com objetivo, de torná-la visível a qualquer posição em que se olhe para o veículo de transporte, assim como, facilitar a fiscalização e a identificação do produto químico transportado.
O Painel de Segurança deve conter em sua parte superior o número de identificação de risco e na parte inferior o número ONU.
O que é o número ONU?
É o número de série estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), que identifica e fornece informações sobre os produtos ou misturas químicas. Exemplos de números de ONU: Benzeno – 1114, Tolueno – 1294, Gasolina -1203, Querosene – 1223 e GLP – 1075.
O que é o número de risco?
É um código numérico que indica a natureza e a intensidade do(s) risco(s), consistem em dois ou três algarismos, conforme estabelecido na Resolução n° 420, de 12/02/2004, da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) – Ministério dos Transportes.
Consultar o Número ONU e de Risco no Transporte de Produtos Perigosos
⇒ Consultar – Número ONU e de Risco no Transporte de Produtos Perigosos.
Gostaria de receber a FISPQ do número da ONU 1980.
gostaria de receber fisqp
Gentileza, se possível enviar a ficha de emergência da telha de fibricimento.
E quando temos o nome do produto mas não temos o número ?
Stephanie
O nome que você deve ter para saber a numeração do produto, deve ser o “Nome Apropriado para Embarque”, com essa nomenclatura, você deve consultar a Relução 3252/16 da ANTT que substituiu a 420. Lá existe uma lista com os produtos, de acordo com a numeração da ONU, Nome Apropriado para Embarque, Classe de Risco, Grupo de embalagem e outras informações importantes.
Bom dia!
e quando não há o número ONU? deve colocar N/A ou deixar em branco ou omitir inclusive o “ONU n°”?
Obrigada!