Coleta de Lixo: Os Riscos da Atividade aos Trabalhadores

Saiba quais são os riscos da coleta de lixo para a saúde e segurança dos trabalhadores e como amenizá-los.

A coleta de lixo é um serviço essencial para a vida em sociedade. No entanto, é uma atividade devastadora para a saúde e arrisca a integridade física dos trabalhadores.

Atendendo a pedidos, o artigo de hoje trata dos riscos dessa atividade para os trabalhadores, bem como os cuidados possíveis para amenizá-los.

Riscos da Coleta do Lixo Urbano aos Trabalhadores

A coleta de lixo é uma atividade que traz riscos tanto à saúde quanto à integridade física dos trabalhadores, começando pelo próprio objeto da atividade: o lixo.

O lixo orgânico, por si só, já oferece alto nível de perigo, pois pode estar contaminado por secreções contendo vírus, bactérias e fungos, produtos químicos e substâncias tóxicas. Mas o principal motivo de acidentes é que as pessoas não têm o hábito de separar e acondicionar corretamente o lixo. Logo, o trabalhador nunca sabe o que está coletando e o risco de se ferir com objetos cortantes e perfurantes é altíssimo.

Podemos mencionar ainda o grau de esforço físico necessário: na maioria das vezes, os coletores sobem e descem do caminhão o dia todo, correm para apanhar os sacos e ainda precisam retirá-los de lixeiras altas. O resultado são lesões musculares, articulares e até mesmo quedas e atropelamentos.

Some-se a tudo isso a exposição constante à radiação solar, variação de temperatura, chuvas, vibração, ruído, umidade, poeira, animais de rua e risco de acidente durante a compressão do lixo e a descarga do caminhão.

Equipamentos e Medidas de Proteção

Embora seja impossível eliminar os riscos, algumas medidas podem ser tomadas para diminuí-los, tais como:

  • Uso de EPIs: basicamente, óculos, luvas, calçados e roupas com mangas compridas. Os itens podem receber proteção contra umidade, respingos de produtos químicos, baixas temperaturas, agentes cortantes e perfurantes, atrito, entre outras. Para essa atividade, é bastante utilizado os protetores auditivos e respiratórios, luvas, botinas ou botas, coletes refletores, filtro solar e boné, entre outros;
  • Fornecimento de água: O esforço físico e a exposição ao sol aumentam o risco de desidratação e insolação;
  • Treinamento e conscientização dos trabalhadores: A maioria dos trabalhadores da coleta de resíduos desconhece ou subestima os riscos a que estão expostos. Por isso, é fundamental promover treinamentos sobre segurança do trabalho, ergonomia e fiscalizar o uso dos EPIs;
  • Assistência médica e psicológica: Além dos riscos já mencionados, o trabalho em ritmo acelerado é estressante, podendo causar tensão nervosa, hipertensão e diversas outras doenças;
  • Campanhas de conscientização: Embora não seja uma medida trabalhista, campanhas para estimular a população a embalar corretamente objetos cortantes e perfurantes antes de descartá-los pode ajudar a diminuir o número de acidentes.

Compartilhe o texto:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais