Check List Segurança Do Trabalho: O que é? E como fazer?

O check list na segurança do trabalho é um instrumento de extrema importância aos empregados e empregadores na preservação e promoção da segurança e saúde do trabalho.

Por essa razão, a necessidade de abordamos sobre o assunto. Portanto, confira o texto!

O que é o Check List na Segurança do Trabalho?

O check list na segurança do trabalho consiste em uma lista com os principais tópicos referentes a uma determinada atividade, baseando-se na identificação e verificação das condições dos equipamentos, das máquinas, das ferramentas, dos locais de trabalho e sobretudo, do cumprimento das disposições legais e regulamentares de segurança e saúde do trabalho.

Objetivo do Check List na Segurança do Trabalho

Basicamente, o check list na segurança do trabalho tem como objetivo:

  • Evitar esquecimentos e falhas;
  • Estabelecer o planejamento das tarefas;
  • Manter a organização do ambiente de trabalho;
  • Identificar os possíveis riscos existentes ou que venham a existir no cumprimento da atividade ou função;
  • Verificar a aplicabilidade das disposições legais e regulamentares de segurança e higiene do trabalho;
  • Evitar a ocorrência de acidentes do trabalho.

Quem elabora o Check List na Segurança do trabalho?

O check list na segurança do trabalho é elaborado pelo profissional ou equipe de profissionais pertencentes ao Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT, podendo ser elaborada com ou sem o auxílio de profissionais de outras áreas.

O profissional envolvido na elaboração do check list deve possuir um satisfatório conhecimento a respeito das principais características referentes ao cumprimento da atividade ou função.

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Como fazer o Check List na Segurança do Trabalho

Na elaboração do check list é importante observar as seguintes recomendações:

  • Realizar periodicamente a atualização do check list, acrescentando novos itens e/ou aperfeiçoando os existentes;
  • Descrever os itens do check list de modo compreensível e detalhado;
  • Realizar constantemente o check list com o intuito de verificar a sua eficiência e caso necessário, realizar atualizações;
  • Buscar o máximo de informação a respeito do cumprimento da atividade ou função, bem como as condições dos equipamentos, das máquinas, das ferramentas e do ambiente de trabalho;
  • Em caso de dúvidas no desenvolvimento do check list, realizar entrevistas com outros profissionais, bem como fazer pesquisas na internet;
  • Respeitar as especificações técnicas das Normas regulamentadoras (NR) e Normas Técnicas (ABNT);

Modelo de Check List na Segurança do Trabalho

Basicamente, não existe um modelo padrão de check list na segurança do trabalho, cada profissional confecciona ou adapta o seu modelo conforme o seu conhecimento, as características do trabalho ou da função, etc.

Porém, é comum encontrar na segurança do trabalho modelos de check list com quatro colunas, sendo a primeira coluna destinada a descrição dos itens a serem verificados e as demais colunas, para confirmar a averiguação dos itens correspondentes. Como o exemplo abaixo:

Vale destacar, que os modelos disponíveis acima encontram-se nos formatos (.DOC) do Microsoft Word e (.XLS) do Microsoft Excel.

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