O check list na segurança do trabalho é um instrumento de extrema importância aos empregados e empregadores na preservação e promoção da segurança e saúde do trabalho.
Por essa razão, a necessidade de abordamos sobre o assunto. Portanto, confira o texto!
Índice
O que é o Check List na Segurança do Trabalho?
O check list na segurança do trabalho consiste em uma lista com os principais tópicos referentes a uma determinada atividade, baseando-se na identificação e verificação das condições dos equipamentos, das máquinas, das ferramentas, dos locais de trabalho e sobretudo, do cumprimento das disposições legais e regulamentares de segurança e saúde do trabalho.
Objetivo do Check List na Segurança do Trabalho
Basicamente, o check list na segurança do trabalho tem como objetivo:
- Evitar esquecimentos e falhas;
- Estabelecer o planejamento das tarefas;
- Manter a organização do ambiente de trabalho;
- Identificar os possíveis riscos existentes ou que venham a existir no cumprimento da atividade ou função;
- Verificar a aplicabilidade das disposições legais e regulamentares de segurança e higiene do trabalho;
- Evitar a ocorrência de acidentes do trabalho.
Quem elabora o Check List na Segurança do trabalho?
O check list na segurança do trabalho é elaborado pelo profissional ou equipe de profissionais pertencentes ao Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT, podendo ser elaborada com ou sem o auxílio de profissionais de outras áreas.
O profissional envolvido na elaboração do check list deve possuir um satisfatório conhecimento a respeito das principais características referentes ao cumprimento da atividade ou função.
Como fazer o Check List na Segurança do Trabalho
Na elaboração do check list é importante observar as seguintes recomendações:
- Realizar periodicamente a atualização do check list, acrescentando novos itens e/ou aperfeiçoando os existentes;
- Descrever os itens do check list de modo compreensível e detalhado;
- Realizar constantemente o check list com o intuito de verificar a sua eficiência e caso necessário, realizar atualizações;
- Buscar o máximo de informação a respeito do cumprimento da atividade ou função, bem como as condições dos equipamentos, das máquinas, das ferramentas e do ambiente de trabalho;
- Em caso de dúvidas no desenvolvimento do check list, realizar entrevistas com outros profissionais, bem como fazer pesquisas na internet;
- Respeitar as especificações técnicas das Normas regulamentadoras (NR) e Normas Técnicas (ABNT);
Modelo de Check List na Segurança do Trabalho
Basicamente, não existe um modelo padrão de check list na segurança do trabalho, cada profissional confecciona ou adapta o seu modelo conforme o seu conhecimento, as características do trabalho ou da função, etc.
Porém, é comum encontrar na segurança do trabalho modelos de check list com quatro colunas, sendo a primeira coluna destinada a descrição dos itens a serem verificados e as demais colunas, para confirmar a averiguação dos itens correspondentes. Como o exemplo abaixo:
Vale destacar, que os modelos disponíveis acima encontram-se nos formatos (.DOC) do Microsoft Word e (.XLS) do Microsoft Excel.
muito bom esse blog,gostaria de ficar bem atualizada com tudo que diz respeito a um tecnico de segurança no trabalho.
Muito bom o site,gostei.!
Olá,
Gostaria de receber um material de chek list geral de segurança do trabalho.
Eu quero receber o material de técnicos de segurança do trabalho