Análise de Risco Trabalho em Altura: Modelo e Como fazer!

Comumente, recebemos pedidos de modelos de Análise de Risco para trabalho em altura, principalmente, no ramo da construção civil. Portanto, hoje, abordarei sobre a Análise de Risco – AR para a realização de trabalhos em altura.

Segundo a Cartilha Trabalho em Altura do Ministério do Trabalho (2017), a Análise de Risco – AR consiste em um método sistemático de exame e avaliação de todas as etapas e elementos de um determinado trabalho para desenvolver e racionalizar toda a sequência de operações que o trabalhador executará; identificar os riscos potenciais de acidentes físicos e materiais; identificar e corrigir problemas operacionais e implementar a maneira correta para execução de cada etapa do trabalho com segurança.

Enquanto, o item 35.1.2 da NR-35, define o Trabalho em Altura como toda atividade executada acima de 2,00 m (dois metros) do nível inferior, onde haja risco de queda.

Aliás, os principais requisitos e procedimentos de proteção para o trabalho em altura são dispostos pela Norma Regulamentadora nº 35 (NR-35), cujo recebe o título de Trabalho em Altura.

A Norma Regulamentadora nº 35 estabelece que entre as obrigações do empregador para a realização do trabalho em altura, cabe assegurar a realização da Análise de Risco – AR e, quando aplicável, a emissão da Permissão de Trabalho – PT.

A respeito da Permissão de Trabalho – PT, recomendo que leia o texto: O que é Permissão de Trabalho – PT?. Bem como, confira a seguir os 3 modelos disponibilizados de Permissão de Trabalho para trabalhos em altura.

⇒ Download – Modelos de Permissão de Trabalho para Trabalho em Altura.

Análise de Risco para Trabalho em Altura: Saiba como fazer!

Se você tem dúvidas de como elaborar uma Análise de Risco, temos uma publicação específica ensinando detalhadamente como elaborá-la. Para conferir, basta acessar: Como fazer uma Análise de Risco – Passo a Passo.

Modelo de Análise de Risco para Trabalho em Altura

Com o objetivo de possibilitar um melhor entendimento a respeito da Análise de Risco para Trabalho em Altura, disponibilizarei a seguir 3 (três) modelos de Análise de Risco para a realização do trabalho em altura.

⇒ Download – Modelos de Análise de Risco para Trabalho em Altura.

Compartilhe o texto:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais