5 motivos para investir na ergonomia

Infelizmente, ainda há muitas empresas que deixam de pensar na ergonomia, seja pela cultura da empresa, pela confiança dos gestores ou pelo medo de investir. É muito comum que a empresa deixe de investir por erroneamente acreditar que não seja tão importante.

Por outro lado, o gestor que reconhece a importância e os benefícios da ergonomia tanto para a empresa quando para os seus colaboradores, é um gestor inovador, moderno e consciente.

Sabemos que a ergonomia tem como objetivo e benefício preservar a segurança e a saúde dos trabalhadores, ela consiste na adequação das condições de trabalho visando ao alcance de maneiras eficazes e seguras para que o trabalho seja desempenhado. Há, portanto, diversos motivos que justifiquem tal importância e este texto se propõe a apresentar 5 destes motivos para investir na ergonomia, por isso, continue a leitura!

Redução do Cansaço

Quando a ergonomia é aplicada corretamente no ambiente de trabalho, isto é, quando é feita uma avaliação e intervenção adequada, os resultados são eficazes, um destes resultados é a redução do cansaço.

Quando o ambiente de trabalho não é favorável ao bem-estar ele provoca estresse, dores musculares e portanto, promove o cansaço e a fadiga muito facilmente. Por outro lado, se através da ergonomia, forem detectados elementos a ser corrigidos, o trabalhador passa a desenvolver seu trabalho com mais conforto.

Por exemplo, ao manusear uma ferramenta estando em uma posição inadequada, com os braços muito abertos ou levantados, o cansaço com certeza será mais rápido, já se for detectado este problema e o trabalhador for orientado sobre a forma adequada de manusear a ferramenta, seu braço ficará em uma posição correta e evitará o cansaço precoce.

Investir na ergonomia, portanto, aumenta a eficiência do trabalho, já que a redução do cansaço possibilita a execução da tarefa mais rapidamente e com menos esforço.

Redução de Desligamentos

Muitas empresas têm um alto índice de rotatividade e isto afeta o reconhecimento do público e afasta bons recursos humanos. O que muitos gestores não sabem é que o problema que desencadeia o alto índice de demissão pode ser a falta de segurança e saúde no trabalho.

A falta de motivação reduz a eficiência no trabalho, aumenta as faltas e os erros – tudo isso é motivo para demissão. Além disso, os próprios funcionários que não sentem bem-estar no trabalho e acabam se demitindo. E, ainda pior, a falta de segurança no trabalho ocasiona em acidentes e problemas de saúde, que também são motivos de afastamento e rotatividade.

Tudo isso pode ser evitado ao investir na ergonomia, pois aumenta a motivação, o bem-estar e claro, a preservação da segurança e saúde no trabalho, ou seja, os motivos de desligamento são reduzidos.

Aumento da Produtividade

Este é o motivo mais evidente e provavelmente, o mais esperado pelos gestores quando decidem investir na ergonomia. Toda empresa visa ao aumento da produtividade e sempre avalia alternativas para fazer isso acontecer.

A ergonomia é uma excelente forma de tornar o ambiente de trabalho mais satisfatório e origem de bem-estar ao funcionário. Vale enfatizar que a satisfação é um atributo necessário para que haja produtividade, está comprovado que funcionários insatisfeitos não se dedicam totalmente ao trabalho, perdem concentração, atenção e comprometimento com a empresa.

Dessa forma, é preciso evitar elementos que causem insatisfação e promover condições que aumentem a satisfação, ou seja, estas condições são melhoradas através da ergonomia.

Redução de Custos

Investir na ergonomia pode parecer para muitos gestores um desembolso grande ao contratar ergonomista, ao substituir mobílias, contratar palestrantes, etc. Porém, estes custos são realmente investimentos para um bem maior.

Muitas empresas despendem muito recurso financeiro com desperdícios de matéria-prima. Quando não há segurança no trabalho, o funcionário não se sente bem e consequentemente, ocasiona em desperdício de materiais decorrente de erros frequentes e de falta de comprometimento com os recursos da empresa.

Além disso, com a ergonomia, a empresa economiza ao reduzir custos com desligamento e com gastos de provimentos de saúde ao trabalhador.

Benefícios ao Trabalhador

Além dos motivos que beneficiam a empresa, investir na ergonomia beneficia também o próprio colaborador nos aspectos de saúde, segurança e psicossociais. Verifique abaixo alguns destes benefícios:

  • Qualidade de vida dentro e fora do trabalho;
  • Preservação da saúde, evitando estresse e outras doenças ocupacionais;
  • Satisfação, melhorando a sensação de bem-estar;
  • Prevenção de acidente, oferecendo segurança ao trabalhador;
  • Relacionamento com colegas, proporcionando novas amizades, ou seja, um benefício social.

Compartilhe o texto:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais