Importância da SIPAT

Saiba a importância da SIPAT. Confira o texto!

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT é um evento direcionado à saúde e segurança do trabalhador. Sendo promovido, anualmente, pela Comissão Interna de Prevenção de AcidentesCIPA em conjunto com o SESMT (onde houver).

Basicamente, a SIPAT tem como objetivo promover a orientação e conscientização dos empregados e empregadores acerca da prevenção dos acidentes de trabalho, tal como das doenças ocupacionais.

É comum durante a SIPAT acontecer ações como palestras, dinâmicas, treinamentos, sorteios de brindes, entre outros. Em relação aos temas mais abordados durante a SIPAT, podemos destacar: o tabagismo, alcoolismo, HIV/AIDS, LER/DORT, o combate e prevenção de incêndios, primeiros socorros, relacionamento interpessoal no trabalho, ergonomia, EPI’s, etc.

Qual a importância da SIPAT para a empresa?

A importância da SIPAT para a empresa consiste na avaliação, prevenção e solução dos problemas relacionados à segurança e saúde do trabalho. Pois, a empresa que se dedica à saúde e segurança dos seus funcionários desenvolve cada vez mais.

No entanto, infelizmente, ainda há muitas empresas que promovem a SIPAT de forma superficial apenas com o intuito de cumprir o disposto na Norma regulamentadora nº 05, bem como instituir uma imagem positiva da empresa perante à sociedade em geral.

A importância da SIPAT para a empresa inclui diversos benefícios. Entre eles, podemos citar:

  • Redução dos riscos de acidentes;
  • Redução de gastos com afastamentos;
  • Redução de gastos com absenteísmo e rotatividade;
  • Aumento da produtividade;
  • Melhora das relações entre trabalhadores e chefia;
  • Aumento da adesão às medidas preventivas;
  • Estimula o bem estar e a qualidade de vida no trabalho.

⇒ Leia também: Como Organizar uma SIPAT – Passo a Passo.

Qual a importância da SIPAT para o trabalhador?

A SIPAT fundamenta-se na prevenção dos problemas relacionados à segurança e saúde do trabalho. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a saúde consiste no completo bem-estar físico, mental e social. Baseado nisso, podemos refletir sobre a importância da SIPAT para o trabalhador.

Portanto, a SIPAT visa fornecer informações, orientações e desenvolver uma conscientização, que talvez sozinho os trabalhadores não apresentem ou possam desenvolver. Muitos problemas de saúde, incluindo os acidentes de trabalho, são ocasionados pela falta de informação e da falta consciência sobre os riscos, bem como do que pode ser feito para evitá-los.

Importância da SIPAT na Segurança do Trabalho

Vimos que o objetivo básico da SIPAT é promover à saúde e segurança do trabalho através da orientação e conscientização, consequentemente, a prevenção. Por isso, a grandiosa importância da SIPAT no que tange a segurança e saúde do trabalho, pois suas ações são capazes de trazer resultados muito gratificantes, tanto para empresa como para o trabalhador.

Além disso, favorece a redução do índice nacional de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, o que beneficia a sociedade, as empresas e o país.

Gostou do texto sobre a importância da SIPAT? Então, não deixe de acompanhar o Blog Segurança do Trabalho pelas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram e Google plus.

Gostou do texto? Então, não deixe de compartilhá-lo:

Avalie esta publicação:

(Ainda sem avaliações)
Loading...
3 Comentário

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA