DDS Protetor Auricular

Hoje, o Diálogo Diário de Segurança (DDS) protetor auricular aborda a importância do protetor auricular na segurança e a saúde do trabalhador.

O ouvido é uma das regiões mais sensíveis do nosso corpo. A audição é um dos sentidos mais atacados no ambiente de trabalho.

O ruído é o principal agente incômodo. Quando exposto a danos, a perda audição pode ser parcial ou até irreversível. Por isso, o cuidado e o uso de protetor auricular são indispensáveis para manter a saúde dos ouvidos.

O protetor auricular é equipamento obrigatório em ambientes com ruído. Mais do que uma obrigação, é fundamental para manter a integridade auditiva.

Protetor Auricular e Ruído

Para se proteger do ruído, o colaborador deve usar o protetor auricular adequado. Cada nível de ruído tem um tipo de protetor auricular.

Há diversos modelos disponíveis no mercado: silicone ou plug, espuma, concha e tampão. Há ainda os abafadores de ruído, compostos por arco tenso com bordas almofadadas em espuma.

Como colocar o Protetor Auricular

Para facilitar a colocação, passe a mão por trás da cabeça na diagonal. Puxe a ponta superior da orelha para trás para abrir o canal auditivo. Abra um pouco a boca para regular a pressão interna e insira o protetor auricular.

⇒ Leia também: A importância dos Protetores Auriculares.

Cuidados Básicos com o Protetor Auricular

  • Para higienizar, lave com sabão neutro e seque à sombra evitando ressecamento;
  • Não use o protetor sujo ou empoeirado;
  • Guarde em local fechado para evitar contato com insetos, etc;
  • Não misture com roupas sujas no armário;
  • Não saia com o protetor na rua;
  • Não manuseie o protetor auricular se suas mãos estiverem sujas;
  • Não deixe o equipamento entrar em contato com produtos químicos;
  • No caso do protetor de espuma, ele é descartável. Utilize uma vez e descarte.
  • Utilize o mesmo protetor sempre na mesma orelha. Dê nó em um dos lados do cordão para identificar. Assim, você evitará provocar e/ou transmitir alguma infecção para os ouvidos;
  • O equipamento é individual. Não deve jamais ser compartilhado;
  • Esteja atento à sua audição e em caso de qualquer suspeita, procure um médico.

As atividades ou operações que exponham os trabalhadores a ruídos, principalmente, sem a utilização ou o uso incorreto do EPI, podem ocasionar graves problemas de audição.

Entre os principais sintomas, podemos destacar: dificuldade para ouvir, zumbidos, dificuldade de localizar sons, de entender pessoas, problemas de comunicação, alteração do sono, tonturas e perda de equilíbrio, tensão, irritação, insensibilidade ao ruído, falta de atenção e concentração, estresse e até impotência sexual.

Outros agentes também podem levar à perda da audição, como a exposição a alguns produtos químicos (mercúrio, solventes, arsênio), vibrações, calor intenso, vírus, bactérias.

A DDS sobre protetor auricular é importante para conscientizar os colaboradores sobre o cuidado com a audição. Precisa estar consciente de que a empresa deve fornecer os equipamentos de proteção, porém o maior responsável por sua saúde é ele mesmo. Portanto, utilize o protetor auricular e cuide de sua saúde!

Compartilhe o texto:

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais