O que é SST?

A sigla SST, apesar de muitos não conhecerem, possui um significado extremamente importante, especialmente no tocante a garantir os direitos e a integridade dos trabalhadores.

As estatísticas de acidentes durante a jornada de trabalho no Brasil, de acordo com o IBGE são preocupantes. O Brasil ocupa o 4º (quarto) lugar no ranking de acidentes de trabalho, por isso é essencial que as empresas adotem mais efetivamente a política de SST.

O que significa SST?

A sigla SST significa Segurança e Saúde do Trabalho, trata-se de procedimentos e metodologias legalmente estabelecidas aos empregados e empregadores, que quando aplicadas corretamente, minimizam ou eliminam a ocorrência dos acidentes de trabalho, tal como os agravos à saúde do trabalhador.

O Ministério do Trabalho e Emprego – MTE é o principal regulamentador da legislação trabalhista, pertinente a segurança e saúde do trabalho.

Além disso, em razão da exigência de algumas leis e normas regulamentadoras utiliza-se também determinadas NBR’s aprovadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

⇒ Leia também: O que é NBR?

Objetivos da SST

A Segurança e Saúde do Trabalho – SST tem como principal objetivo proporcionar as empresas e empregados um ambiente de trabalho saudável, minimizando as situações de risco e locais nocivos a saúde do trabalhador.

⇒ Leia também: O que é Segurança do Trabalho?

A importância da SST

Possuir trabalhadores saudáveis e sujeitos a menos riscos, representam uma melhoria na produtividade e na reputação da empresa, sem mencionar a redução dos gastos que seriam destinados a arcar com indenizações, medicamentos, multas e demais despesas relacionadas ao prejuízo da saúde do trabalhador.

No Brasil há concursos, campanhas e incentivos por parte do governo para que as empresas respeitem e pratiquem efetivamente a política de segurança e saúde do trabalho, assim como estabelece penalidades às empresas que não cumprirem corretamente à política de segurança e saúde do trabalho.

⇒ Leia também: As Consequências do Descumprimento das Normas Regulamentadoras.

Veja também

Gostou do texto? Então, não deixe de compartilhá-lo:

Avalie esta publicação:

(Ainda sem avaliações)
Loading...

Comentários

  1. Ingrid mayara

    Boa tarde, sou aluna universitária gostaria de saber se vocês são responsáveis pelas fiscalizações das normas de ergonomia NR – 17 e NR- 28? se não, quem é responsável? qual é o período que a fiscalização acontece com que frequência?

    Responder
  2. Verônica Soares

    Ingrid Mayara, os Técnicos em Segurança do Trabalho são responsáveis técnicos por implantar, junto com os recursos disponibilizados pela empresa, as Normas regulamentadoras, visando a integridade física e psicológica do trabalhador e evitar que a empresa seja multada ou processada por danos causados aos seus colaboradores, junto com SESMT – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, composto por profissionais especialistas em segurança e saúde do trabalho são realizados eventos para prevenção de acidentes com auxilio de colaboradores integrantes da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, através de votação entre os integrantes da empresa e por período de até dois anos para auxiliarem as ações preventivas.

    Responder

Comentário

CAPTCHA