O que é uma Consultoria de Segurança do Trabalho?

Hoje, abordaremos sobre o que é uma consultoria de segurança do trabalho? Basicamente, uma consultoria de segurança do trabalho trata-se de uma empresa formada por profissionais da área de segurança do trabalho, medicina do trabalho e do meio ambiente.

Por exemplo(s): Técnicos de segurança do trabalho, engenheiros de segurança do trabalho, médicos do trabalho, engenheiros ambientais, engenheiros florestais, fisioterapeutas, etc.

Qual o objetivo de uma Consultoria de Segurança do trabalho?

A consultoria de segurança do trabalho tem como principal objetivo adequar à empresa-cliente a legislação brasileira trabalhista, previdenciária, ambiental, tal como as normas técnicas brasileiras e se for necessário, as internacionais. Consequentemente, proporcionar a empresa-cliente e aos seus funcionários um ambiente de trabalho mais saudável, seguro e eficiente.

Pra quem recomenda-se a Consultoria de Segurança do trabalho?

Uma consultoria de segurança do trabalho é recomendada para aquelas empresas que de acordo o dimensionamento do SESMT (norma regulamentadora nº 04), estão desobrigadas de estabelecer o SESMT. Assim como, para as empresas que possuem o SESMT e necessitem de serviços mais minuciosos e específicos, porém o seu SESMT não possui o conhecimento suficiente e/ou o amparo legal para a elaboração, o gerenciamento e a assinatura do mesmo.

⇒ Leia também: Dimensionamento do SESMT (NR 04).

Serviços Prestados pelas Consultorias de Segurança do trabalho

É claro, não especificaremos nesta publicação todos os serviços prestados pelas consultorias de segurança do trabalho, pois além de serem muitos, esses serviços variam de acordo cada consultoria. No entanto, descreveremos os principais serviços realizados pelas consultorias de segurança do trabalho, que são:

⇒ Veja também: O que é Segurança do Trabalho?

Antes de mais nada, vale destacar o importante papel prestado pelas consultorias de segurança do trabalho às empresas e instituições, no âmbito da preservação a saúde e a integridade dos trabalhadores, assim como, a proteção ao meio ambiente.

Compartilhe o texto:

10 Comentários

  1. Muito bom, sou estudante de Segurança do Trabalho e estou aprendendo muito, muito boa s essas informações. Obrigado!

  2. Olha, este material me estimulou bastante quanto a funcionabilidade da empresa de consultoria da área, fico muito feliz em um dia poder ser um desses profissionais.

    Segurança do Trabalho, show de bola.

  3. muito bom esse blog! sou estudante de tst e curto muito! sou de fortaleza/ce grande materias! Vou dar uma sugestão, podia colocar exercícios sobre nrs!
    valeu por tudo de bom neste blog!!

  4. Gostaria de saber,Para abrir uma consultoria preciso ter médico do trabtrabalho,engenheiro do trabalho junto comigo ou pode ser parceiros tipo não trabalhar diretamente comigo?

  5. BOM DIA!
    MINHA DUVIDA E SE UM PROFISSIONAL TÉCNICO EM SEGURANÇA NO TRABALHO PODE SER RESPONSÁVEL TÉCNICO POR UMA ASSESSORIA EM SEGURAÇÃO E MEDICINA NO TRABALHO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais