O que é uma Consultoria de Segurança do Trabalho?

Hoje, abordaremos sobre o que é uma consultoria de segurança do trabalho? Basicamente, uma consultoria de segurança do trabalho trata-se de uma empresa formada por profissionais da área de segurança do trabalho, medicina do trabalho e do meio ambiente.

Por exemplo(s): Técnicos de segurança do trabalho, engenheiros de segurança do trabalho, médicos do trabalho, engenheiros ambientais, engenheiros florestais, fisioterapeutas, etc.

Qual o objetivo de uma Consultoria de Segurança do trabalho?

A consultoria de segurança do trabalho tem como principal objetivo adequar à empresa-cliente a legislação brasileira trabalhista, previdenciária, ambiental, tal como as normas técnicas brasileiras e se for necessário, as internacionais. Consequentemente, proporcionar a empresa-cliente e aos seus funcionários um ambiente de trabalho mais saudável, seguro e eficiente.

Pra quem recomenda-se a Consultoria de Segurança do trabalho?

Uma consultoria de segurança do trabalho é recomendada para aquelas empresas que de acordo o dimensionamento do SESMT (norma regulamentadora nº 04), estão desobrigadas de estabelecer o SESMT. Assim como, para as empresas que possuem o SESMT e necessitem de serviços mais minuciosos e específicos, porém o seu SESMT não possui o conhecimento suficiente e/ou o amparo legal para a elaboração, o gerenciamento e a assinatura do mesmo.

⇒ Leia também: Dimensionamento do SESMT (NR 04).

Serviços Prestados pelas Consultorias de Segurança do trabalho

É claro, não especificaremos nesta publicação todos os serviços prestados pelas consultorias de segurança do trabalho, pois além de serem muitos, esses serviços variam de acordo cada consultoria. No entanto, descreveremos os principais serviços realizados pelas consultorias de segurança do trabalho, que são:

⇒ Veja também: O que é Segurança do Trabalho?

Antes de mais nada, vale destacar o importante papel prestado pelas consultorias de segurança do trabalho às empresas e instituições, no âmbito da preservação a saúde e a integridade dos trabalhadores, assim como, a proteção ao meio ambiente.

Gostou do texto? Então, não deixe de compartilhá-lo:

10 Comentário

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × cinco =