APR e PT – Qual a diferença?

Saiba a diferença entre Análise Preliminar de Risco (APR) e Permissão para Trabalho (PT). Confira o texto!

Não é difícil, recebermos perguntas ou lermos em fóruns de segurança do trabalho comentários a respeito da diferença entre a APR e PT.

Portanto, através desta publicação procuraremos responder e findar definitivamente as possíveis dúvidas a respeito desse tema.

Primeiramente, a sigla APR significa Análise Preliminar de Risco e trata-se de uma técnica de avaliação prévia dos possíveis riscos existentes no desenvolvimento de uma atividade laboral.

Baseia-se no detalhamento minucioso de cada etapa da atividade, bem como nos riscos envolvidos na sua execução.

⇒ Leia mais: O que é APR (Análise Preliminar de Risco)?

Já, a sigla PT significa Permissão de Trabalho é também conhecida pela sigla PET que significa Permissão de Entrada e Trabalho, tal como, por PPT que significa Permissão para Trabalho.

A permissão de trabalho trata-se de uma ferramenta de prevenção, controle e autorização para a execução de determinada atividade na empresa ou instituição.

⇒ Leia mais: O que é Permissão de Trabalho – PT?

APR e PT

A Análise Preliminar de RiscoAPR não é nada mais do que uma das etapas da Permissão de TrabalhoPT, pois na emissão da PT um dos fatores observados é a elaboração da Análise Preliminar de RiscoAPR, ou seja, a APR complementa a Permissão de TrabalhoPT.

Trata-se de 2 (dois) documentos diferentes, porém que não deixam de terem uma certa ligação. Principalmente, na busca pela prevenção dos acidentes de trabalho e na fomentação da segurança e saúde no trabalho.

Vale destacar, que antes da realização do trabalho os colaboradores envolvidos devem ter o pleno conhecimento do conteúdo da Análise Preliminar de RiscoAPR, estarem cientes dos riscos existentes e capacitados para a execução das atividades.

Modelo de APR e PT

Segue abaixo, simples modelos de APR e PT:

Gostou do texto sobre a diferença entre o APR e PT? Então, não deixe de acompanhar o Blog Segurança do Trabalho pelas redes sociais: TwitterFacebook e Instagram.

Gostou do texto? Então, não deixe de compartilhá-lo:

7 Comentário

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 − oito =