Importância da SIPAT


Saiba a importância da SIPAT. Confira o texto!

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT é um evento direcionado à saúde e segurança do trabalhador. Sendo promovido, anualmente, pela Comissão Interna de Prevenção de AcidentesCIPA em conjunto com o SESMT (onde houver).

Basicamente, a SIPAT tem como objetivo promover a orientação e conscientização dos empregados e empregadores acerca da prevenção dos acidentes de trabalho, tal como das doenças ocupacionais.

É comum durante a SIPAT acontecer ações como palestras, dinâmicas, treinamentos, sorteios de brindes, entre outros. Em relação aos temas mais abordados durante a SIPAT, podemos destacar: o tabagismo, alcoolismo, HIV/AIDS, LER/DORT, o combate e prevenção de incêndios, primeiros socorros, relacionamento interpessoal no trabalho, ergonomia, EPI’s, etc.

Qual a importância da SIPAT para a empresa?

A importância da SIPAT para a empresa consiste na avaliação, prevenção e solução dos problemas relacionados à segurança e saúde do trabalho. Pois, a empresa que se dedica à saúde e segurança dos seus funcionários desenvolve cada vez mais.

No entanto, infelizmente, ainda há muitas empresas que promovem a SIPAT de forma superficial apenas com o intuito de cumprir o disposto na Norma regulamentadora nº 05, bem como instituir uma imagem positiva da empresa perante à sociedade em geral.

A importância da SIPAT para a empresa inclui diversos benefícios. Entre eles, podemos citar:

  • Redução dos riscos de acidentes;
  • Redução de gastos com afastamentos;
  • Redução de gastos com absenteísmo e rotatividade;
  • Aumento da produtividade;
  • Melhora das relações entre trabalhadores e chefia;
  • Aumento da adesão às medidas preventivas;
  • Estimula o bem estar e a qualidade de vida no trabalho.

⇒ Leia também: Como Organizar uma SIPAT – Passo a Passo.

Qual a importância da SIPAT para o trabalhador?

A SIPAT fundamenta-se na prevenção dos problemas relacionados à segurança e saúde do trabalho. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a saúde consiste no completo bem-estar físico, mental e social. Baseado nisso, podemos refletir sobre a importância da SIPAT para o trabalhador.

Portanto, a SIPAT visa fornecer informações, orientações e desenvolver uma conscientização, que talvez sozinho os trabalhadores não apresentem ou possam desenvolver. Muitos problemas de saúde, incluindo os acidentes de trabalho, são ocasionados pela falta de informação e da falta consciência sobre os riscos, bem como do que pode ser feito para evitá-los.

Importância da SIPAT na Segurança do Trabalho

Vimos que o objetivo básico da SIPAT é promover à saúde e segurança do trabalho através da orientação e conscientização, consequentemente, a prevenção. Por isso, a grandiosa importância da SIPAT no que tange a segurança e saúde do trabalho, pois suas ações são capazes de trazer resultados muito gratificantes, tanto para empresa como para o trabalhador.

Além disso, favorece a redução do índice nacional de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, o que beneficia a sociedade, as empresas e o país.

Gostou do texto sobre a importância da SIPAT? Então, não deixe de acompanhar o Blog Segurança do Trabalho pelas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram e Google plus.


Veja também

Comentários

  1. Rafael - Conceito Zen

    Eu considero a SIPAT como um dos principais eventos para a área. É uma oportunidade única de trazer profissionais de fora e reforçar todas as campanhas que a empresa já faz ao longo do ano.

    Responder
  2. Luiz Alves Gomes

    Boa tarde sou Luiz Alves Gomes

    Goiânia 30 de maio de 2017

    Meu Conceito sobre a SIPAT

    Entendo que são duas vertentes , o Trabalhador e o Empregador.
    O empregador tem que se preocupar com a condição de trabalho do colaborador, pois em assim procedendo certamente terá uma empresa com qualidade. A empresa que trabalha com equipamentos de qualidade, certamente terá um colaborador mais eficiente , com menos faltas ao trabalho, menos afastamento do local de trabalho, a produtividade aumenta, o relacionamento Patrão e Empregado se torna mais confiável, melhorando assim toda e qualquer ação dentro da Empresa.

    E para o empregado os reflexos do investimento da empresa em qualidade, certamente lhe trará vários benefícios, o principal entendo que é a conscientização do mesmo em relação aos equipamentos de segurança “EPIS”, trabalhar focado no serviço esquecendo as brincadeiras na hora em que estiver manuseando algum equipamento, evitando assim acidente no trabalho, que vai prejudicar a empresa e a ele mesmo.

    Responder

Comentário