Por que usar EPI?

Primeiramente, é importante ressaltar para aqueles que não sabem o que são os Equipamentos de Proteção Individual – EPI’s, trata-se de todos os dispositivos ou produtos, de uso individual utilizados pelos trabalhadores, destinados à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde do trabalhador.

Perceba que somente nesta simples definição já possuímos uma determinada parcela da resposta do por que usar EPI? Porém, vamos adiante com o nosso texto.

Acredito que muitas pessoas já fizeram está pergunta, principalmente, os estudantes da área de segurança do trabalho e aqueles funcionários desconfiados das funcionalidades e da importância do uso dos Equipamentos de Proteção Individual – EPI’s.

Portanto, o Equipamento de Proteção Individual – EPI além de proteger a saúde e a integridade física do trabalhador, a sua utilização é uma exigência das normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego, especificamente, da norma regulamentadora nº 06.

Em contrapartida, o Art. 166 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, estabelece também a obrigação do empregador em fornecer aos seus empregados, gratuitamente, o equipamento de proteção individual adequado ao risco e em perfeito estado de conservação e funcionamento, sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes e danos à saúde dos empregados. Assim como, a norma regulamentadora nº 06, estabelece e reforça as responsabilidades do empregador quanto ao EPI.

Para saber mais sobre as responsabilidades do empregador e dos empregados quanto ao EPI, por favor, acesse: norma regulamentadora nº 06.

Quando utilizar os EPI’s?

O Equipamento de Proteção Individual – EPI deve ser utilizado e fornecido conforme as peculiaridades de cada atividade profissional, ou seja, conforme os riscos existentes em cada atividade profissional. Além disto, os trabalhadores devem usar os seus EPI’s sempre que estiverem desenvolvendo as suas atividades profissionais.

Tipos de EPI’s e sua Finalidades

Segue abaixo, uma lista de EPI’s com as suas finalidades:

⇒ Veja também: Modelo – Ficha de Recebimento do EPI (formato pdf)

O trabalhador não usa o EPI – Saiba o que fazer?

Para mais informações, por favor, acesse: O trabalhador não usa o EPI – Saiba o que fazer?

Compartilhe o texto:

2 Comentários

  1. Seu Blog é de uma importância muito significativa. Creio que deve ajudar muitas pessoas que ainda estão por se formar, assim como eu.

    Parabéns pela iniciativa !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais