O que é MASP – Método de Análise e Soluções de Problemas

A sigla MASP significa Método de Análise e Solução de Problemas.

O Método de Análise e Solução de Problemas – MASP trata-se de uma metodologia do campo da gestão de qualidade, que visa à identificação e a resolução dos problemas (não conformidades).

Portanto, o MASP é um método bastante recomendável e comumente utilizado pelas organizações que buscam qualidade nos seus produtos e/ou serviços.

Objetivo do MASP

O MASP tem como objetivo a identificação, a análise e a solução dos problemas através da implantação de ações corretivas e preventivas.

Etapas do MASP

A seguir descreveremos as 8 (oito) etapas ou passos que constituem o MASP:

  1. Identificação do Problema – Como o próprio nome diz, essa etapa fundamenta-se no reconhecimento dos problemas;
  2. Observação do Problema – Consiste em um amplo levantamento das características dos problemas;
  3. Análise do Problema – Busca a avaliação das principais causas dos problemas;
  4. Plano de Ação – Baseado nos problemas identificados se estabelece o plano de ação, para que ocorra a implementação da solução;
  5. Ação (Executar Plano de Ação) – Nesta etapa o plano de ação é colocado em prática, buscando a resolução dos problemas;
  6. Verificação dos Resultados – Consiste em avaliar a eficiência do plano de ação e os resultados obtidos;
  7. Padronização – Nesta etapa busca-se estabelecer uma padronização dos procedimentos, visando o não reaparecimento de determinados problemas, tal como estabelecer um processo de melhoramento contínuo;
  8. Conclusão – Como o próprio nome diz, essa etapa trata-se do desfecho do Método de Análise e Solução de Problemas – MASP.

A implantação de ferramentas da gestão de qualidade, como o MASP, é excepcional na melhoria contínua dos serviços, produtos e consequentemente, na competitividade e no êxito da organização.

⇒ Leia também: O que é Ciclo PDCA?

O MASP pode ser utilizada na resolução dos problemas em diversos segmentos de uma organização, tal como na área da segurança e saúde do trabalho. Pois assim, como na segurança do trabalho a ferramenta do MASP busca estabelecer a identificação, a análise e a solução dos problemas através da implantação de ações corretivas e preventivas.

Compartilhe o texto:

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais