O que é Grau de Risco?

Hoje, abordaremos sobre o grau de risco, uma expressão bastante utilizada na área da segurança e medicina do trabalho.

O Grau de Risco trata-se de um valor numérico variável (1 a 4), referente à intensidade do risco da atividade econômica principal da empresa, descrita pela Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE.

Consultar Grau de Risco

Para consultar o grau de risco de uma determinada empresa devemos dispor do seu código CNAE. Portanto, caso ainda não saiba o código CNAE da empresa, acesse o site da Receita Federal,  digite o CNPJ da respectiva empresa e obtenha o seu código de Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE.

Agora, com o código CNAE da empresa em mãos, basta realizar uma simples busca pelo específico código CNAE no Quadro I da NR-04.

Ao encontrá-lo no Quadro I da NR-04, por favor, verificar na opção Denominação se realmente corresponde à atividade principal da empresa e por fim, conferir na opção GR” o grau de risco da determinada empresa.

Por exemplo:

Tabela de CNAE
*Imagem: Quadro I da Norma Regulamentadora nº 04.
  • Código CNAE: 01.13-0;
  • Atividade Principal da Empresa: Cultivo de cana-de-açúcar;
  • Grau de Risco (GR): 3.

Grau de Risco e SESMT

Conhecer o grau de risco de uma empresa é de fundamental relevância durante o processo de Dimensionamento do SESMT – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, por isso a importância de sempre sabermos o código CNAE e o grau de risco da empresa.

  • Para saber mais sobre o dimensionamento do SESMT, acesse:

Dimensionamento do SESMT.

Compartilhe o texto:

8 Comentários

  1. Uma empresa em seu CNAE principal tem como grau de risco 1, porém em um dos seus CNAEs secundarios tem grau de risco 4, inclusive é essa atividade que vai exercer em área do cliente, o cliente tem grau de risco 3. Qual grau de risco essa empresa deve adotar? Qual norma devo referenciar essa decisão?

  2. Empresa com grau de risco 4 tem risco mínimo, médio ou alto? Pergunto isso para efeito de cálculo de insalubridade, pois para grau de risco 4 se o risco for alto o percentual de insalubridade será de 40%, certo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais