Quem tem Direito ao Adicional de Periculosidade?

Primeiramente, não poderíamos começar abordando sobre o adicional de periculosidade, sem antes, definirmos o significado da expressão periculosidade.

Dessa forma, a expressão periculosidade vêm do termo periculoso ou perigoso, que na área da segurança e saúde do trabalho, entende-se como aquilo que causa ou ameaça perigo à integridade física do trabalhador.

Além disso, o subitem 16.1 da norma regulamentadora nº 16, estabelece também que as atividades e operações perigosas sejam as constantes nos Anexos nº I e II da norma regulamentadora nº 16.

Como é feita a caracterização da periculosidade?

A caracterização da periculosidade no ambiente de trabalho é realizada conforme estabelece o Art. 195 da CLT, que diz:

Art. 195 – A caracterização e a classificação da insalubridade e da periculosidade, segundo as normas do Ministério do Trabalho, far-se-ão através de perícia a cargo de Médico do Trabalho ou Engenheiro do Trabalho, registrados no Ministério do Trabalho.

Ebook GRO/PGR

Sendo assim, entende-se que a caracterização de periculosidade no ambiente de trabalho é realizada através de uma perícia, a cargo do médico ou engenheiro do trabalho.

Quem pode requerer a realização da perícia técnica de periculosidade?

Conforme, estabelece o § 1º do artigo 195, da Consolidação das Leis de Trabalho – CLT é facultado às empresas e aos sindicatos das categorias profissionais interessadas requererem ao Ministério do Trabalho a realização da perícia no estabelecimento ou setor, deste que o objetivo seja de caracterizar e classificar ou delimitar as atividades insalubres ou perigosas.

Direito ao Adicional de Periculosidade

Segundo, o Art. 193 da da Consolidação das Leis de Trabalho – CLT, estabelece o direito ao adicional de periculosidade aos trabalhadores que exerçam atividades ou operações perigosas, na forma da regulamentação aprovada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, aquelas que, por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem risco acentuado em virtude de exposição permanente do trabalhador a:

  • I – inflamáveis, explosivos ou energia elétrica;
  • II – roubos ou outras espécies de violência física nas atividades profissionais de segurança pessoal ou patrimonial.
Trabalhador Portuário

De acordo, com o Art. 14 da lei nº 4.860, de 26 de novembro de 1965, que dispõe sobre o regime de trabalho nos portos organizados, determina que:

Art 14. A fim de remunerar os riscos relativos à insalubridade, periculosidade e outros porventura existentes, fica instituído o “adicional de riscos” de 40% (quarenta por cento) que incidirá sobre o valor do salário-hora ordinário do período diurno e substituirá todos aqueles que, com sentido ou caráter idêntico, vinham sendo pagos.

§ 1º Este adicional somente será devido enquanto não forem removidas ou eliminadas as causas de risco.
§ 2º Este adicional somente será devido durante o tempo efetivo no serviço considerado sob risco.
§ 3º As Administrações dos Portos, no prazo de 60 (sessenta) dias, discriminarão, ouvida a autoridade competente, os serviços considerados sob risco.
§ 4º Nenhum outro adicional será devido além do previsto neste artigo.
§ 5º Só será devido uma única vez, na execução da mesma tarefa, o adicional previsto neste artigo, mesmo quando ocorra, simultaneamente, mais de uma causa de risco.

Quais os graus da periculosidade e seus adicionais?

 De acordo, o § 1º do Art. 193 da CLT, o trabalho em condições de periculosidade assegura ao empregado um adicional de 30% (trinta por cento) sobre o salário sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa.

Pode receber simultaneamente os adicionais de insalubridade e periculosidade?

O trabalhador não poderá receber simultaneamente os adicionais de periculosidade e insalubridade, mas somente um único adicional, seja ele de insalubridade ou de periculosidade, prevalecendo sempre o de maior valor monetário. Mesmo que, o § 2º do artigo 193, da Consolidação das Leis de trabalho – CLT estabeleça que o empregado possa optar pelo adicional de insalubridade que porventura lhe seja devido.

Além disso, é importante ressaltar que o direito do empregado ao adicional de periculosidade ou insalubridade cessará com a eliminação do risco à sua saúde ou integridade física, conforme estabelece a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT e as normas expedidas pelo Ministério do Trabalho.

Compartilhar o texto:

156 Comentários

  1. Trabalho no porto do mucuripe como motorista operacional em operações de navio e recebia o adicional de risco 30% de periculosidade já à dois anos e de repente a empresa cortou esse adicional. A empresa pode fazer isso mesmo porque trabalho no mesmo setor.

    1. a poucos dias levei um curriculum a uma empresa para concorrer a vaga de segurança patrimonial , já me ligaram , já tive entrevista , e na entrevista o gerente do setor de segurança disse q eu não tenho direito a periculosidade ou insalubridade , porque eu seria recente na empresa , coso seria contratado. Mas segundo a CLT eu tenho esse direito. O que me diz a respeito desta ?

    2. Na dúvida, vá a justiça do trabalho, para verificar se houve o cessamento do risco á vida em seu trabalho, analisado por perito.

      Segundo o Art.194 – O direito do empregado ao adicional de insalubridade ou de periculosidade cessará com a eliminação do risco à sua saúde ou integridade física, nos termos desta Seção e das normas expedidas pelo Ministério do Trabalho.

    3. Boa noite eu sou supervisor patrimonial e trabalho rodando postos de serviços com a moto da empresa , eu quero saber se eu tenho o direito de receber o adicional de risco , pois a empresa em que trabalho falou que eu não tenho direito e ainda esta fazendo eu pagar multas de trânsito.

  2. sou motorista na área da saúde , e transporto : sangue, escarro, roupa contaminada, vacinas,… e a prefeitura suspendeu a taxa de insalubridade, por considerar que não tenho contato direto com os mesmos…mas tenho contato indireto.. eu tenho o direito da insalubridade?…

    1. Olá trabalho como técnico em mecânica faço manutenção mecânica em compressores e geradores na empresa em que trabalho. Gostaria de saber se tenho direito a periculosidade?

  3. Gostaria de tirar uma dúvida. Aqui na empresa tem o tanque de óleo diesel de 5000 litros que abastece somente o gerador, e está afastado do prédio 6 metros. No meio dessa distancia FICA a passagem do pessoal para a fabrica, ficando 4 metros longe do tanque. Eles tem direito a exigir periculosidade, por passarem próximo desse local?

    1. Quem trabalha a 1 metro de um subestação de energia, na ampliação da mesma, tem direito a periculosidade,? Na verdade pra não receber o adicional, devemos está a que distância? Se puder diga o artigo da lei…
      Grata!!

      1. Eu trabalhei numa metalúrgica fazem tanque pra caminhão toque de água de combustível temos que entra dentro dos tanque pra lixar eles dero EPI mas dentro de um tanque tem o risco de explosão e contra explosão eles não dão EPI eu teria direito a perigosilidade

  4. Trabalho de vigia na prefeitura de Seropédica no Rio de Janeiro e gostaria de saber se nós os vigias temos direito de gratificação de periculosidade depois que a presidente da república regulamentou a profissão de vigia?

    1. Olá trabalho num fabrica.como auxiliar de produção.mas agente fica sozinho operando a máquina.cada um na sua.o horário todo.isso num é Operador de máquinas o certo.À aonde trabalhamos é muito barulho das máquinas isso pode gerar agente receber Salubridade por causa do barulho dentro do barracão.

  5. Trabalho de auxiliar de Manutenção efetuado trova de tomadas e reatores 220 e 110 volts e outros serviços no ramo de manutenção e gostaria de saber se tenho direito da periculosidade conforme o NR 16?

  6. bom dia; trabalho em uma usina, na area de faturamento, portanto fazemos pesagens de veiculos para carregamento de etanol, com isso o veiculo fica proximo da expedição, e o patio onde os demais aguardam para ser liberados para carregamento, e proximo, sendo assim tenho direito ao adicional periculosidade?

  7. Olá, trabalho no poupatempo de santo amaro, sou servidor publico e presto serviço dentro do poupatempo onde outros servidores de outros orgão também prestam seus serviços.
    Dentre os servidores, encontram-se alguns policiais civis que trabalham a paisana, há casos em que eles entram em serviços e têm que deter algum individuo, normalmente abordam-o e o levam para uma sala, mas algumas vezes é necessário o uso de força pois alguns indivíduos reagem. Os policiais trabalham armados, certo dia um chegou à sacar a arma bem na frente do local onde trabalho.

    Gostaria de saber se mediante à estas situações, que podemos classificar como frequentes se eu teria direito à receber adicional de periculosidade, uma vez que divido meu ambiente de trabalho com policiais armados e um publico que não passa por nenhuma revista antes de entrar no estabelecimento, deixando o espaço aberto à entrada de bandidos e pessoas perigosas.

  8. Ola gostaria de saber se caldeirista tem direito a insalubridade ou periculosidade pois trabalho a dez meses como caldeirista se mais.

  9. Ola,gostaria de tirar uma duvida. Eu trabalho em estoque de agrotoxico, defensivos, foliares. Empresa de produtos agropecuários. Eu tenho direito a receber periculosidade?

  10. Trabalho de supervisor em uma empresa que trabalha com empilhadeiras dentro de uma cervejaria onde o transito de empilhadeiras e intenso e o ruído é muito alto, passo o tempo todo transitando entre as empilhadeiras e lotes de cervejas e refrigerantes tenho direito a periculosidade?

  11. Bom dia gostaria de saber se o retireiro (aquele que tira leite manual ou ordenha) tem direito no abono de periculosidade. Obrigado!

  12. Sou auxiliar de laboratorio quimico, trabalho com tintas, vernizes, adesivos, solvente e colas, pesagem, analises e testes gostaria de saber se tenho direito a periculosidade.

  13. Boa noite,
    Trabalho no setor publico com atendimento a cadeirantes. Em minha rotina semanal preciso fazer visitas em campo nas casas de pessoas cadeirantes e ao visita-las passo em lugares de alto risco a vida pessoal. Gostaria de saber entao se tenho direito a adicional de perculosidade?
    Desde ja agradeco…

  14. Sou promotora de vendas e trabalho com moto para me locomover faço 7mercado e num desses trageto sofri um acidente de moto e trabalho no frio tenho q entrar em câmera fria trtrabalho com perecívei. Gostaria de saber se tenho direito a periculosidade

  15. Eu sou mecânico de refrigeração trabalho com equipamentos que tem tensão de 360 v e 480 v, eu entro em sala elétrica pra executar as leituras de quadros elétricos de exaustores que também são de 360v ( os mesmo ficam na área externa). Queria saber se tenho direito a periculosidade

  16. Trabalho em uma indústria de vidros temperados, minha função é de marcador de vidros, faço muito esforço físico, e também ja tive complicações nas articulações das mãos por esforços repetitivos. Preciso saber, se tenho direito a receber algum tipo de adicional.

  17. trabalho em prédio comercial há 10 anos, no qual 08 desses como eletricista de manutenção, trabalhando sempre com preventivas em quadros energizados. Na nossa oficina de trabalho passa um leito de cabos de alta tensão(13.800v) há menos de 2 metros da nossa cabeça. Transitamos pelo lado de fora da substação, há menos de 2 metros dos trafos (13.8 kv). Gostaria de saber se tenho direito, e o que fazer para receber. OBS; Hoje sou encarregado, mas ainda executo serviços em equipamentos energizados.

  18. sou promotor de vendas viajo de motocicletas por varias cidades visitando as lojas e gostaria de saber se tenho direito nos 30% de piriculosidade rodo por mes 1000 km…

  19. trabalho em uma empresa alimenticia a sete ano, nunca me dei conta dos produtos que trabalho mas ultimamente venho passando mal e tambem meus companheiros, comecei a reparar nos rotulos dos produtos e vi que em varios deles tem risco de grau 3 e 4, muitos descriminan nos rotulos que causam lesoes grave oculares, e outras falam para descartar a roupa que foi manusedo o produto, e. Outras risco inflamavel 4. nunca recebemos equipamento especifico e nem periculosidade o que devo fazer

  20. Oi bom dia gostaria de saber se a empresa tem que pagar adicional de periculosidade ,sou vigia e trabalho em um transportadora no período noturno??

  21. Minha mãe está trabalhando em uma fábrica e biscoitos e nunca recebeu o adicional de periculosidade, verifiquei na NR 16 que o risco 3 é para as empresas de fabricação de biscoitos, gostaria de saber se estou certa e como podemos reivindicar este direirto

  22. Trabalho em uma empresa de vendas de produtos de limpeza p/ piscinas.
    Existe varios produtos que manuseio como: Sulfato de aluminio, sulfato de cobre, barrilha leve, cloro, e acidos.
    O cloro estava me fazendo mal, agora a +- 40 dias foi tirado somente o cloro.

    Obs. A empresa fraciona o os produtos inclusive o cloro, gostaria de saber se tenho o direito ao adicional periculosidade.

    1. Trabalho em uma vidraçaria minha função é a mesa de corte nisso tem uma máquina de jatea industrial q jateia portas temperada gostaria de saber se tenho direi a insalubridade e periculosidade e outra lá não tem todos os EPIS completos

  23. trabalho em uma empresa que preta serviço na petrobras entro numa área de produtos inflamaveis e permaneço no local de 2 a 3 horas tenho direito ao beneficio

  24. bom dia sou eletricista,com carteira assinada,exerço atividades de manutenção e instalação em iluminação pública onde não se pode fazer a desativação da rede elétrica para a execução do serviço,além de exercer trabalho em altura,mas nunca recebi o adicional de periculosidade,gostaria de saber se tenho esse direito e se posso mover uma ação para tal acerto,grato por vossa atenção.
    Trabalho a 2 anos e 8 meses.

  25. trabalho em uma empresa que o ramo de atividade e manutenção em elevadores na função de eletromecânico,porei recebo junto ao meu salario + 30% de periculosidade porei sofrir um acidente e estou afastado ao i n s s ,porei minha pergunta e? tenho direito a receber os 30% junto ao beneficio?.

  26. Trabalho de op.caminhao munck, numa construcao industrial mas a empresa alega que não tenho direito mesmo trabalhando com irçamento de todo tipo de material .eu tenho direito?

  27. Trabalho acompanhando atividade na sala elétrica junto com elétricista as vezes queria saber se eu tenho direito a periculosidade

  28. Trabalho no aeroporto internacional dê porto seguro, só técnico de refrigeração estalo arcodicionado e do manutenção a energia que os arcodicionado trabalha e de 380 v e220 v estalo arcodicionado. E do manutenção dearamete tenho direito a periculosidade?

  29. Trabalho como motorista em uma empresa que transporta peças para trator, costumo sair com valores acima de 30 mil no carro, gostaria de saber se tenho direito a receber por periculosidade?
    Grato,
    Danilo

  30. Bom dia trabalho como operador de painel em uma fábrica de cimentos, e o piso onde estamos e falso e passa cabeamento elétrico com tensão de 440v fico exposto 08:00hs do meu trabalho todos os dias tenho direito a periculosidade?

  31. Trabalho em uma obra de barragem em uma escavação de tuneo e detonações de rocha na supervisão de obra na função de topógrafo, só quem está recebendo os 30% é só a equipe de topografia da empreiteira, Queria saber se eu sendo topografo da parte da supervisão se tenho direito.

  32. Trabalhei 9 meses para uma empresa usando minha moto, aonde até um acidente sofri e não recebi nenhuma ajuda da empresa. Gostaria de saber se tenho direito a periculosidade?

  33. Bom dia trabalhei 4 anos e 7 meses numa empresa usina de álcool e açúcar e energia.eu fazia inspensao de segurança (cheq liste)nos caminhões tanques antes de carregar de álcool. era em media 40 carretas por dia.nunca me pagaram adicional de periculosidade.sera que tenho direito?

  34. Olá. Trabalho como professor em uma ilha localizada em Salvador-Ba, conhecida como Praia Grande em Ilha de Maré. Gostaria de saber se o fato de ter que atravessar 40 minutos de barco, me da direito a periculosidade?

  35. Bom dia! Trabalho como Promotora de vendas faço duas lojas por dia e tem dia que faço três e a empresa exige que trabalhe de moto tenho direito a periculosidade?

  36. Trabalhei 22 anos todos com riscos de insalubridade e periculosidade tenho 59 anos de idade com o pop posso me aposentar na proporcional.?

  37. Trabalho com segurança eletrônica, tenho que dirigir até os clientes, tenho NR-10 e NR-35 por conta dos clientes que atendo, pois trabalho com equipamentos elétricos e opero plataforma elevatória (trabalho com altura). Tenho direito ao auxílio periculosidade?

  38. Trabalho de promotora na empresa 3 corações,trabalho de moto viajo de uma cidade pra outra e sempre que perguntamos aos chefes sobre o adicional,um fala que a lei foi indeferida e o outro fala que a lei não foi aprovada,nosso sindicato dizem que é dos viajantes,mês passado passei por apuros em minha cidade,motociclistas parados no semáforo vermelho e bandidos armados assaltando eles,por favor gostaria de uma informação sobre esse assunto,já que é obrigatório andarmos de moto,a empresa paga o .combústivel por km e 150,00 em dinheiro para a manutenção das motos que é de propriedade nossa.

  39. trabalho em bsb na area de seguranca eletronica de lojas e residencias e verificacao de bancos , tenho direito a periculosidade ja que somos tercerizados de empresa de monitoramento eletronico

  40. Faço a solicitação de óleo diesel 10.000 litros semanalmente e faço a conferência dos tanques do caminhão assim como também a conferência dos tanques Quando termina o abastecimento do tanque da empresa, minha sala fica a menos de sete metros da bomba de abastecimento dos caminhões e nunca recebi insalubridade ou periculosidade. Qual procedimento devo tomar?

  41. Eu realizo depósitos bancários pra minha empresa, umas duas vezes na semana saio com valores expressivos para realizar depósitos. Pergunto: Realizando esta atividade estou correndo risco de assaltos e até mesmo de morte, esse tipo de atividade me daria direito a receber por periculosidade?

  42. trabalhei por 6 anos em empresa de telecomunicação no cargo de instalador de telefone, e mais 10 anos em outra empresa, e recebia 30% todo esse tempo, quanto tempo tenho direito de acrescer na aposentadoria?

  43. Boa tarde!
    Sou Supervisor de Equipe em uma empresa que faz monitoramento e rastreamento de veículos de carga. Na minha função, além de orientar, também faço gestão dos riscos em que a operação está sujeita e tenho a responsabilidade de decidir se tomamos ações de contingência ou não em uma determinada situação – o que pode ou não evitar o sucesso nas abordagens e tentativas de roubo de carga. Essa situação se encaixa no direito ao adicional?

    Grato pela atenção!!

  44. Trabalho em um centro de distribuição de uma grande empresa. Sou do almoxarifado e recebo semanalmente cilindro de gás para empilhadeiras a combustão. ficam armazenados dentro de uma gaiola (do lado de dentro do CD). Tenho direito a Periculosidade, por receber, armazenar, organizar e controlar diariamente saídas do mesmo?

  45. sou promotora e repositora e trabalho dentro da geladeira com – 30 graus e trabalho com freezer tendo que abastecer estando exposta a eletrecidade e molhada esses dias levei um choque tenho direito a periculosidade ou insalubridade?

  46. Trabalho de promotor de vendas cada dia uma cidade diferente, rodo 500km por semana de moto, moto própria l, só recebo o salário e ajuda de custo, queria saber se tenho direito a receber periculosidade, pq só de trafegar nas BR já é um risco de acidente

  47. Bom dia!

    Trabalho em uma empresa que presta serviços de CFTV (monitoramento) dentro de uma Transportadora, Sofro diariamente chingos e ameaças dos operadores da empresa, pelo fato de monitora los diariamente.
    Trabalho na prevenção de furtos.monitoro a empresa toda desde a entrada até a saída
    A minha sala fica exposta, facilmente um ladrão me encontraria.
    O ultimo assalto que a empresa sofreu, a sala aonde trabalho foi a primeira a ser invadida.
    Tenho direito a receber periculosidade ?

  48. Boa tarde, sou Conselheiro Tutelar e em minha rotina de trabalho preciso fazer visitas em lugares de riscos e por se tratar de um trabalho que meche com familias e por várias vezes já tive ameaças e também como vemos ultimamente que vários Conselheiros foram mortos em exercício de sua função gostaria de saber se os Conselheiros Tutelares tem direito a receber periculosidade.

  49. Sou funcionaria publica passei para fiscal municipal sanitário, trabalhamos com denuncias, sujeitos a receber agressão física, pois as verbais são comuns, fora que mexemos com materiais vencidos, lixão, hospitais, e tudo relacionado a risco de doenças transmitidas a humanos pelo meio ambiente ou animal. Temos direito e como fazemos para requerer esse adicional?

  50. Na empresa em que trabalho existe um setor de tancagem onde são armazenados algumas matérias primas líquidas inflamáveis e não inflamáveis, dentre estas matérias-primas estão o álcool para produção de produtos da empresa cujo o volume do reservatório é de 30.000 litros e tem outro reservatório de etanol que também é respectivamente alta a capacidade de armazenagem.
    Estes tanques estão afastados aproximadamente uns 50 mts da parede da fábrica, porém a tubulação de álcool passa a menos de 7 metros da parede.
    Minha pergunta é eu tenho direito a periculosidade ou insalubridade?

  51. Trabalho em uma auto peça q lá o meu cargo é de instalador gostaria de sabe se tenho direito a periculosidade pois trabalho com trocas de óleos as vezes queimo a minhas mãos ou braços com a temperatura do óleo e também trabalho de baixo dos carros nos elevadores com risco de quebrar um braço do elevador e o carro cair em cima de mim por favor me responda gostaria de saber obrigado

  52. bom dia trabalho no caps preciso saber si nossa equipe tem direito a periculosidade quantos pocentos termos direito qual e a lei que nos ampara

  53. Boa tarde , gostaria de saber se apenas o condutor da Moto tem o direito a 30% , ou se esse adicional cobre tambem o funcionario que esta de carona

    Grato

  54. Trabalho em uma empresa de segurança privada e transporte de valore,e mexo com armas de fogo, sou eu que entrego e recebo o armamento dos vigilantes. Gostaria de saber se tenho direito aos 30% de periculosidade, uma vez que corro um certo risco?

  55. Sou assistente social do CAPS, e atendemos usuários em crise em muitas situações enfrentamos situações de nos expormos aos riscos de agressões?

  56. Sou vigilante operador de monitoramento. Trabalho na sede da empresa verificando imagens das câmeras locais e alarmes de clientes. Também abro a porta principal da empresa usando o interfone mas a empresa disse que não precisamos trabalhar armado e nunca pagou os 30% ou outro adicional. Isso está certo?

  57. Tenho NR10, e trabalho subindo poste com alta e baixa tensão, para colocar internet nas casas, além de subir torre, mais sem ter o NR35. Tenho direito da periculosidade?

  58. Bom dia, trabalho em uma empresa de manutenção em bombas e painéis elétricos, pois sou mecânico, mas acompanho e auxílio na manutenção elétrica também. E temos carro para atender o equipamento. Queria saber se eu teria direito a periculosidade por transitar em rodovias, pois eu já ganho insalubridade.

  59. Recebo 30% a seis anos numa empresa, agora que eles resolveram tirar a nossa periculosidade! Gostaria que alguém me ajudasse! Sendo quê troco cilindro de oxigênio co2 e de GLP para maçarico! E faço atividade de carvoeiro com muito barulho! Gostaria de uma ajuda.

  60. Trabalho com recebimento de óleo diesel, o abastecimento é feito pelo motorista e acompanho o descarregamento e tem que subir no caminhão verificar o lacre e no tanque pra ver a quantidade. Tenho direito a periculosidade ou insalubridade?

  61. Boa tarde, trabalho para uma empresa que que da manutenção em caixas eletrônicos e a manutenção e feita junto com o carro forte, eu teria direito a periculosidade.

  62. Bom dia amigos! Trabalho em uma empresa de vistoria automotiva. A partir de setembro será obrigatório o uso de elevador eletromecânico para veículos, sendo assim o trabalho se torna mais arriscado penso eu… Seria obrigatório o pagamento de adicional de periculosidade? Isso tem que constar na convenção coletiva do sindicato?

  63. ola boa noite trabalho em um frigorifico de aves no setor de sala de maquinas, onde o ruido é encurdecedor, eo agente refrigerante e a amônia nh³ gas toxico que em contato com a pele causa graves queimaduras alem de varios paineis eletricos, eu tenho direto a insalubridade ou a periculosidade

  64. Boa noite trabalho como assistente comercial, trabalho viajando, cada semana em uma cidade o carro é da empresa tenho direito a insalubridade ou a periclosidade?

  65. Sou funcionário Publico a quase 4 anos, sou Agente de vigilancia da Prefeitura da cidade.
    Trabalho 12 horas ininterrupta das 18:00 as 6:00. Eu tenho direito ao adicional de periculosidade em razão do risco de roubo.

  66. Sou terceirizado em uma Delegacia de Policia Federal no interior. Queria saber se tenho direito de receber periculosidade, uma vez que meu amigos que trabalham na superintendência e fazem o mesmo serviço que eu recebem.

  67. sou operador de grua a dezoito anos eu tenho direito a pericolosidade por trabalhar em altura e por ser um iquipamento elétrico e suspenso no meu caso eu fasso edifício e fico mais de vinte metros acima do nível da laje de serviços

  68. Boa noite trabalho em uma fabrica de doce e a caldeira eh do lado do barao da empresa ,eu tenho direito a periculosidade? e trabalho com torador de amendoim tenho direito ?

  69. OLÁ. Eu trabalho na expedição da empresa e aparece muita aranha e as vezes aparece cobras. Eu tenho direito de receber periculosidade ou insalubridade ?

  70. TRABALHO VIAJANDO PELAS CIDADES DO CENTRO OESTE DE MINAS GERÃES, TEM DIA QUE DIRIJO 200 KM
    NA ESTRADA, TEVE UMA VEZ QUE DERRAPEI EM UMA ESTRADA DE CHÃO E RODEI POR ESTAR ARENOSA
    NA ESTRADA A GENTE CORRE MUITO PERIGO TENHO DIREITO PERICULOSIDADE. POSO APOSENTAR MAIS CEDO.

  71. Boa tarde, trabalho na área de gerenciamento total de resíduos e recebo periculosidade á 08 anos, gostaria de saber se tenho direito a aposentadoria especial e qual é a idade minima para aposentar se eu tiver direito? (periculosidade comprovada em contra cheque)

  72. Bom dia, trabalho em uma refinaria de oleo vegetal e a dois anos trabalho na area de Hidrogenaçao onde é feita a inserçao de gas no produto, alem disso na mesma area trabalho com soda caustica acido citrico e as linhas sao pressurizadas com vapor a 3,0 bar nunca foi pago nada, consigo entrar na justiça e receber por todos o tempo trabalhado?

  73. Olá? Sou dosador de defensivos agrícolas, ex: Volcane, grifosato, Provence, furadan, e outros produtos… A usina de açúcar e álcool, fala q não temos direito, pq ela fornece EPIs.. tire minha dúvida, tenho direito Sim ou não?

  74. eu sou mecanico de maquinas industriais agricolas porem tanto faso manutencao em paineis eletricos de camara fria eu tenho direito a pericolosidade tambem

  75. Sou um auxiliar de manutenção,e tudo que o elétrica faz no local de trabalho eu também faço, inclusive subir em andaimes, escadas e fazer serviços elétricos com a rede energizadas, eu tenho direito ao adicional de periculosidade?

  76. Trabalho em uma loja de acessórios automotivos e a mesma fica dentro de um posto de gasolina a menos de 15 mts da bomba. Tenho direito a periculosidade?? E é a partir da inspeção ou desde quando comecei a trabalhar na empresa ?

  77. eu trabalho de cortador e lapidador em uma vidrassaria , trabalho cortando vidros e espelhos , deitando chapas enormes de ambos e cortando e lapidando, quero saber se tenho direito a periculosidade?

  78. eu trabalhei no *** e recebia os 30% de periculosidade; preciso saber se esse percentual conta em dobro para a aposentadoria, não o valor mas o tempo? E qual a equivalência em tempo!

    1. Adicional de periculosidade é legislação trabalhista. Aposentadoria é legislação previdenciária. Ambas não se confundem. Para ter direito a Aposentadoria Especial precisa estar enquadrado no Anexo IV do Decreto 3048 de 199.

  79. Eu trabalho numa usina hidroeletrica com atividades que não estão ligadas diretamente a eletricidade mas o gerador de 100MW fica no piso de baixo e minha sala no piso de cima a uma distância de 5 metros. Minha sala não fica exatamente em cima do gerador mas afastada a 3 metros na horizontal. Ao todo são 4 máquinas de 100MW que ficam no piso do gerador. Eu tenho direito ao adicional de periculosidade?? Obrigado.

  80. Bom dia! Trabalho como Almoxarife em uma Metalúrgica, no ambiente (sala) em que trabalho constantemente no período de 9 horas por dia, tem diversos itens de peso, perfurantes, inflamáveis e corrosivos! Gostaria de saber se tenho direitos de Insalubridade/Periculosidade?

  81. Alguém saberia me informar se uma pessoa que trabalha no hospital na função de auxilia de marcenaria tem direito ao adicional de periculosidade?

  82. Trabalho na mesma empresa a cinco anos.
    Há um ano atrás deixei de entrar constantemente em cabine primária.
    Ainda tenho direito a periculosidade.
    A empresa nunca me pagou os 30%.
    O que devo fazer?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco − 3 =